Dicas preciosas para acabar com insetos no verão. Seja no frio ou no calor, é muito importante evitar insetos em casa. Além de sujos, alguns bichinhos são capazes de carregar vírus e bactérias, transmitindo doenças graves. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que alguns hábitos simples podem ser tomados, evitando que algumas pragas indesejadas invadam seu ambiente.
Para evitar pragas dentro de casa, não basta apenas adotar alguns métodos caseiros, é preciso estar atento com a limpeza. É fundamental limpar o chão todos os dias com a vassoura e o rodo, retirar o lixo da cozinha e de outros cômodos diariamente e cuidar de pontos de acesso, como ralos do banheiro.
Vamos ver a seguir algumas dicas preciosas para acabar com insetos no verão:
Sala
Feche a janela ao entardecer. Esse é o horário em que os pernilongos e os siriris (cupins com asas, que ficam voando perto das lâmpadas) aparecem.
Evite comer no sofá ou na frente do computador, pois as migalhas atraem baratas e formigas.
Jogue uma camada fina de talco nas tomadas. Isso fecha as entradas de ar, por onde as formigas costumam passar.
Coloque proteções de borracha ou aquelas “cobras” de areia nas soleiras das portas.
Cozinha
Feche todas as frestas de azulejos e rejuntes com cimento branco, silicone ou sabão em barra. Dentro delas são construídos formigueiros.
Nunca deixe a louça suja na pia de um dia para outro e panelas abertas com comida sobre o fogão. Resto de alimentos são convites para as baratas.
Não traga as compras dentro de caixas de papelão usadas, pois as baratas costumam grudar seus ovos ali.
Quintal
Lave-o diariamente, removendo a urina e as fezes de seus animais de estimação.
Mantenha as calhas limpas. O acúmulo de água serve de criadouro para o mosquito da dengue.
Deixe a lixeira sempre limpa e fechada. As moscas depositam seus ovos sobre restos de alimentos, que viram comida para as larvas.
Esfregue com água sanitária o local onde os sacos de lixo ficam armazenados.
Quarto
Mosquitinhos e pernilongos podem tirar uma noite de sono, né? Além de causar coceira na pele, alguns deles também são capazes de transmitir doenças. Para que eles saiam e deixem sua família em paz, vale apostar em uma tela para evitar insetos, que pode ser colocada na janela ou na parede. Outra dica é usar uma solução de vinho e detergente com aroma de limão nos ambientes com muitos mosquitos.
Inseticidas de parede espantam os mosquitos e pernilongos, mas devem ficar longe da cama.
Instale um mosquiteiro no berço, caso tenha bebê em casa.
Use sempre telas protetoras nas janelas.
Banheiro
Jogue detergente no ralo do box. Esse truque simples acaba com aquelas mosquinhas que teimam em ficar no banheiro.
Instale um ralo com sistema abre-fecha e mantenha-o fechado sempre que possível.
Não deixe papel higiênico sujo exposto no lixinho, troque-o diariamente. Moscas e formigas costumam passar por cima desse resíduo e levar micro-organismos para outros pontos da casa. Essas bactérias podem causar infecções.
Evite deixar os ambientes sujos ou com restos de alimentos
Na cozinha existem diversos pontos que se não forem mantidos limpos, irão chamar a atenção dos insetos facilmente. Pias, balcões, fogão, chão, entre outros são os locais que se deve ter atenção redobrada.
Após a limpeza, passar um pano umedecido com vinagre pode ajudar a afastar os insetos de forma mais prática. Faça o teste.
Outros ambientes da casa também não escapam, como sala, sala de jantar, quartos e escrivaninha, principalmente se você ou outras pessoas da casa costumam petiscar nesses ambientes, os resíduos que sobram desses petiscos e alimentos e ficam entre as almofadas e dobras do sofá, na mesa ou escrivaninha, são belos banquetes para baratas e formigas.
Evite de todas as formas acumular água
A mais importante das dicas preciosas para acabar com insetos no verão é que todos nós sabemos que os mosquitos, principalmente o Aedes Aegypti, precisam de água parada para se reproduzir e para isso não precisam ser grandes quantidades de água.
Por isso a importância de acabar com qualquer foco de água parada não somente no quintal, mas também dentro de casa, em pias, ralos e outros.
Fique sempre de olho nas calhas, no telhado, nos vasos e outros objetos que possam acumular água, limpem todos com água sanitária ou água e sabão, para retirar os ovos do inseto.
Dentro de casa, mantenha as pias bem secas e os ralos fechados. Não podemos esquecer que o Aedes Aegypti é responsável por transmitir doenças como a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
Lembre-se que todos nós devemos fazer a nossa parte para combater os mosquitos.
Feche os acessos para dentro da sua casa
Fique atento a todas as possíveis entradas onde o inseto pode ter acesso a sua casa, pequenos buraquinhos e frestas nas paredes, telhados e outros, assim como nas portas e janelas também.
Nas portas você pode tampar o vão que fica abaixo, caso ainda não seja fechado, assim você pode impedir que baratas entrem.
Nas pequenas frestas e buraquinhos, você pode passar massa corrida para fechar. Fique atento a todas essas pequenas entradas, pois as formigas podem utilizar o local como formigueiro, empesteando sua casa, além dos outros insetos.
Espalhe ramos de hortelã pela casa
A hortelã é um dos repelentes naturais dos insetos e você pode separar pequenos ramos e colocar em locais estratégicos, como próximo das janelas, em cima das mesas e assim por diante.
Além de afastar os insetos como moscas e mosquitos, a hortelã ainda deixará um perfume super agradável e refrescante no ambiente.
Para você que não quer deixar os ramos, puros, a mostra, é possível aproveitar dos pequenos ramos junto de alguns vasos, formando pequenos arranjos de flores e hortelãs, que ficarão ainda mais bonitos e enfeitarão o ambiente.
Aproveite para usar repelentes contra mosquitos
Sejam repelentes naturais ou não, eles são ótimas opções para se manter ainda mais seguro quanto aos insetos, principalmente os mosquitos.
Seja dentro de casa, em viagens, passeios nos parques ou mesmo enquanto estiver trabalhando, o repelente é um bom amigo para não se preocupar tanto com os mosquitos.
O mercado de repelentes é grande e existem várias opções disponíveis no mercado, com várias opções de preço, e você pode escolher o que for melhor para você.
Cuidado com o armazenamento dos alimentos
É muito comum ver lixos orgânicos sendo mal armazenados, frutas deixadas de fora por muito tempo podem atrair pequenos insetos que se aproveitam dos nutrientes, mesmo inofensivos para as pessoas, como moscas, por exemplo, estes insetos podem trazer doenças para dentro de casa.
Procure guardar as frutas e vegetais na geladeira, preferencialmente na gaveta onde costumamos guardar verduras, para que a qualidade dela continue duradoura. Alimentos colocados na dispensa também podem ser atrativos para insetos mais indesejáveis, como baratas e formigas, por isso é importante armazenar todos eles da forma correta.
Mantenha o controle de jardins
Se você gosta de manter lindos jardins para aproximar sua família da natureza e curtir o verão em um quintal verde, tenha em mente que os insetos também adoram, por isso, ambientes com muitas folhas, gramas e ervas daninhas podem oferecer ótimos habitats e esconderijos para os insetos. Mantenha o controle de seu jardim através do aparo de gramas altas, arbustos e ervas daninhas no entorno de seu quintal.
Atrair os predadores
Nada como deixar a natureza fazer o seu papel, animais que são predadores naturais dos insetos podem ajudar no controle deles durante o verão. Você gosta de acordar com os pássaros? Nossos amigos de asas são predadores diretos de insetos, em sua maioria os pássaros de quintal se alimentam de frutas silvestres, sementes e insetos. Torne o seu quintal mais convidativo plantando arbustos e pequenas árvores como cobertura, ou instale um bebedouro, ou fonte para atrair os pássaros e um comedouro para encorajar eles a visitarem com frequência e estabelecerem residência.
Já considerou chamar profissionais?
As dicas preciosas para acabar com insetos no verão em muitos casos podem colaborar com o fim destes insetos em seu lar, mas às vezes só isso não é o suficiente, talvez seja melhor considerar o controle de pragas, existem produtos no mercado que fazem esse trabalho e muitos deles não são tóxicos para humanos e animais, mas procure fazer uma pesquisa antes e se puder, procure a ajuda de profissionais. Alguns insetos são difíceis de se livrar, especialmente se você tiver uma infestação que saiu do controle, para isso é possível contar com uma dedetizadora profissional, como a Kioto Dedetizadora.
Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento..
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!