Doenças que os carrapatos podem transmitir

doenças-causadas-por-pragas-e-vetores

Os carrapatos são animais que podem ser encontrados em animais, como cachorros, gatos e roedores, e que podem ser portadores de bactérias e vírus bastante nocivos à saúde das pessoas. Vamos conhecer as doenças que os carrapatos podem transmitir em humanos.

As doenças causadas por carrapatos são graves e necessitam de tratamento específico para evitar a disseminação do agente infeccioso responsável pela doença.

Por isso, é importante diagnosticar a doença o quanto antes para que seja iniciado o tratamento adequado de acordo com a doença.

Picada do carrapato

O carrapato contaminado transmite a bactéria ao ser humano ou outros mamíferos ao picá-los. Mas geralmente ocorre quando o carrapato permanece aderido ao hospedeiro.

Além disso, este organismo pode infectar pessoas que removem carrapatos de outras pessoas ou animais através do contato com tecidos e fluidos de carrapatos.

O período de incubação (tempo entre a picada e o início de sintomas) varia entre 2 e 14 dias. Portanto encontrar a marca da picada pode ser importante para a suspeita diagnóstica diante de um quadro típico.

Geralmente a febre maculosa ou doença do carrapato não cursa com coceira no local da picada.

Como o carrapato passa a infecção para o ser humano? 

Uma vez infectado em outras pessoas ou animais, o carrapato é capaz de transmitir a doença por toda a vida. A vida deles duram de 18 a 36 meses. A bactéria fica alojada então nas glândulas salivares do carrapato

Febre maculosa

blank

A febre maculosa é popularmente conhecida como doença do carrapato e corresponde a uma infecção transmitida pelo carrapato-estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Portanto a transmissão da doença para as pessoas acontece quando o carrapato morde a pessoa, transferindo a bactéria diretamente para a corrente sanguínea. No entanto, para que haja de fato a transmissão da doença, o carrapato precisa ficar de 6 a 10 horas em contato com a pessoa.

Principais sintomas: é comum que após a mordida do carrapato seja percebido o aparecimento de manchas vermelhas nos punhos e nos tornozelos que não coçam, além de poder haver febre acima de 39ºC, calafrios, dor abdominal, dor de cabeça intensa e dor muscular constante.

Como tratar: o tratamento para febre maculosa deve ser feito assim que for identificada a mordida do carrapato ou os primeiros sintomas, pois assim é possível prevenir complicações. Normalmente, é indicado pelo médico o uso de antibióticos, como o Cloranfenicol ou a Tetraciclina, podendo ser necessário que a pessoa permaneça no hospital para que seja acompanhada.

Doença de Lyme

blank

A doença de Lyme afeta a América do Norte, especialmente os Estados Unidos da América e também a Europa, é transmitida pelo carrapato do gênero Ixodes, que pode transmitir a bactéria Borrelia burgdorferi para as pessoas.

Principais sintomas: o principal sintoma da mordida do carrapato Ixodes e consequente infecção pela bactéria podem surgir até 30 dias do contato inicial, sendo inicialmente notado inchaço e vermelhidão local, além de poder haver dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, febre, calafrios e rigidez na nuca.

Como tratar: é importante que o tratamento para a doença de Lyme seja iniciado imediatamente para que seja possível prevenir as complicações, como alterações neurológicas, problemas no coração e meningite, por exemplo. Normalmente, o médico indica o uso de Doxiciclina 2 vezes por cerca de 4 semanas ou de acordo com a orientação do médico. Em alguns casos, pode ser também recomendada a realização de sessões

Doença de Powassan

blank

A doença de Powassan é uma doença rara que também pode ser transmitida pela mordida do carrapato infectado pelo vírus Powassan. Esse vírus pode ser transmitido pelo mesmo carrapato que é responsável pela doença de Lyme, o carrapato do gênero Ixodes, no entanto, diferentemente do que acontece da doença de Lyme, o vírus pode ser transmitido rapidamente para pessoa, dentro de minutos, enquanto que na doença de Lyme a transmissão da doença demora até 48 horas.

Principais sintomas: o vírus na corrente sanguínea das pessoas pode ser assintomático ou levar a sintomas comuns, como febre, dor de cabeça, vômitos e fraqueza. No entanto, esse vírus é conhecido por ser neuroinvasivo, resultando no aparecimento de sinais e sintomas graves.

A doença grave causada pelo vírus Powassan pode ser caracterizada pela inflamação e inchaço do cérebro, conhecida como encefalite, ou inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula, recebendo o nome de meningite. Além disso, a presença desse vírus no sistema nervoso pode causar perda de coordenação, confusão mental, problemas para falar e perda da memória.

Como tratar: não existe tratamento específico para a doença de Powassan, no entanto é fundamental que a pessoa seja encaminhada para o hospital para que seja avaliada a necessidade de internamento, de suporte para respirar ou da realização de procedimento para diminuir o inchaço do cérebro.

Babesiose

blank

A babesiose é uma doença infecciosa que também pode acontecer nas pessoas através da mordida do carrapato infectado pelo protozoário do gênero Babesia spp. 

Principais sintomas: A maioria dos casos da babesiose são assintomáticos ou sintomáticos leves, de forma que muitas vezes a pessoa não sabe que esteve infectada. Portanto nos casos em que existem sintomas, podem surgir até 4 semanas após o contato com o carrapato e o protozoário, havendo febre, dor de cabeça, calafrios, suor frio, dor muscular, cansaço excessivo e fraqueza.

Caso a pessoa tenha mais de 60 anos ou possua o sistema imunológico mais debilitado devido à doenças, por exemplo, os sintomas podem ser mais graves, podendo ser notado aumento do fígado e do baço e anemia hemolítica.

Como tratar: o tratamento para babesiose indicado pelo médico normalmente envolve o uso de antiparasitários e/ ou antibióticos de acordo com a gravidade dos sintomas.

Erliquiose

blank

A erliquiose, também chamada de erliquiose humana monocítica, é uma doença que também pode ser transmitida pelo carrapato infectado pela bactéria Ehrlichia chaffeensis, que afeta diretamente as células sanguíneas, principalmente os monócitos e os macrófagos, interferindo no funcionamento do sistema imunológico.

Principais sintomas: os sintomas de erliquiose pode surgir até 12 dias após a mordida do carrapato, resultando em febre, dor de cabeça, calafrios, dor muscular, cansaço excessivo, náuseas, vômitos e mal-estar geral.

Como tratar: o tratamento para erliquiose normalmente envolve o uso de Doxiciclina de acordo com a orientação do médico.

Como prevenir doenças de carrapatos 

As doenças transmitidas pelo carrapato podem ser difíceis de tratar, e a detecção precoce e tratamento são importantes para manter a sua saúde e do seu pet. Sempre consulte o seu médico ou um Médico Veterinário se você estiver preocupado com a saúde de um membro da família ou de seu pet. A melhor maneira de ajudar a proteger seus pets contra doenças é protegê-los contra as picadas dos carrapatos.

Dedetização

A dedetização é uma forma de solucionar o problema com essas pequenas pragas, já que atua no ambiente de forma a eliminar todos os estágios de desenvolvimento delas. O tratamento químico e a limpeza do ambiente são ações que devem ser feitas em conjunto e são fundamentais para o sucesso do trabalho.

É importante lembrar que o animal deve ficar longe do ambiente e ser tratado por um veterinário. O motivo disso é porque 95% dos carrapatos ficam no ambiente, mas o restante dos 5% encontram-se no próprio animal. Ou seja, não adianta investir no tratamento do local com a dedetização do carrapato se o cão ainda possui algumas espécies que podem causar uma reinfestação.

Ao encontrar uma infestação de carrapatos, o recomendado é não realizar o trabalho de dedetização sozinho. Contar com técnicos especializados é a melhor forma de resolver o problema. Eles terão conhecimento total sobre as pragas: seus hábitos, espécies, localização dos seus abrigos, entre outras informações.

Dessa forma o tratamento de dedetização é realizado de maneira eficaz, garantindo segurança para você, sua família e seus animais de estimação. 

Lembre-se de que o tratamento tem prazo de validade e é recomendado reaplicar o produto quando o efeito residual terminar.

Solicite já um orçamento e tire todas as suas dúvidas. Temos técnicos altamente qualificados para eliminar o problema da sua residência ou local de trabalho.

Conheça nossos serviços de controle de pragas e vetores e mantenha-os longe da sua vida

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.. 

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

blank

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉