Veneno caseiro para escorpiões. Em conjunto com as aranhas, os escorpiões certamente são uma das pragas mais temidas por todos nós, basicamente, porque sabemos que são venenosos, ainda que a maioria deles não sejam agressivos (a não ser quando acuados), nem letais.
E se você está sendo obrigado a lidar com a presença destes artrópodes em sua residência, pode ser útil conhecer um veneno caseiro para escorpiões que seja eficaz, além de algumas técnicas gerais para eliminar qualquer coisa que seja atrativa para eles.
Isso porque, como qualquer outro animal, não importando o tipo ou tamanho, os escorpiões vivem onde encontram as condições mais favoráveis e, portanto, essencialmente, onde houver quantidade razoável de alimento e alguma proteção.
O problema é que estes bichos tiveram um longo aprendizado evolutivo para sobreviver em condições adversas, sendo uma das espécies mais antigas ainda vivas no planeta, justamente porque souberam se adaptar de acordo com as necessidades.
Por preferirem ambientes quentes e secos, proliferaram principalmente nos desertos, onde aprenderam a conviver com grandes variações diárias de temperatura e atualmente, podem sobreviver a longos períodos com pouca ou nenhuma comida e água disponíveis.
O que significa que, além de utilizar algum veneno para escorpiões, você vai precisar ser persistente, pois eles são extremamente resistentes, mas, a boa notícia é que em geral, você só precisa manter o quintal limpo e tomar alguns cuidados simples.
Ou seja, a menos que você queira exterminar a espécie da face da terra, mantê-los longe de casa é relativamente fácil, utilizando uma mistura de limpeza constante e venenos apropriados, mas, primeiro, precisamos explicar algo sobre estes animais.
Comportamentos e cuidados externos
No Brasil, temos dois espectros comuns de escorpiões, um de coloração marrom, que se espalha em lugares quentes e úmidos, outro, amarelado que vive em regiões mais secas e, portanto, nenhuma localidade está isenta da possibilidade de ocorrência de uma praga.
Embora esta seja apenas uma descrição genérica – havendo subdivisões de espécies entre as colorações – os mais comuns, normalmente, não são perigosos para adultos, mas sim, para crianças e alguns tipos de animais domésticos, como hamsters.
Além disso, há um traço em comum entre todas as variações: os seus hábitos noturnos, período em que costumam sair dos esconderijos para caçar e isso nos dá a pista para um primeiro remédio caseiro contra escorpiões: as luzes amarelas.
Se eles costumam habitar seu quintal, estão sendo atraídos por alguma coisa e uma das possibilidades é a luz branca, por isso, é recomendável trocar as lâmpadas externas pelas amarelas, ainda que estas não sejam as mais eficientes energeticamente.
O que atrai os escorpiões?
Os escorpiões são animais noturnos, que ficam escondidos durante o dia. Em ambientes naturais podem ser encontrados em troncos caídos, tocas abandonadas, cupinzeiros, embaixo de pedras.
Nas áreas urbanas, os escorpiões podem se alojar em pilhas de entulho, lixões e rede de água e esgoto, ou seja, onde há acúmulo de coisas. Dessa forma, a recomendação para evitar que o ambiente seja favorável ao escorpião é: mantenha tudo arrumado e limpo!
Gambá, um predador natural do escorpião. Preserve essa criatura! Ela se alimenta de escorpiões e outros animais peçonhentos
Limpeza e organização
É um grande aliado do veneno caseiro para escorpião. Além disso, mesmo que pareça óbvio, antes de partir para a utilização de qualquer veneno caseiro para escorpiões, é essencial fazer uma limpeza profissional em seu quintal
Esconderijos preferidos
Elimine pilhas de tijolos, telhas, madeira e qualquer outro material que possa servir de abrigo para escorpiões. Para outros animais que possam servir de alimento para eles, como aranhas e pequenos roedores ou pássaros.
Pontos de entrada na casa
Também é aconselhável fazer uma inspeção ao redor da casa, por todos os possíveis pontos de entrada de insetos e vedá-los da melhor maneira possível, afinal, o melhor remédio, quase sempre, é uma combinação de ações.
E por mais difícil que seja vedar completamente uma casa, se você conseguir dificultar a entrada, já contribuirá para que os outros métodos utilizados tenham de lidar com um número menor de escorpiões.
Armadilhas de Cola
Elas funcionam com insetos de forma geral e também são eficazes contra escorpiões, desde que você as posicione corretamente, pois o sucesso depende de estarem em um local pelo qual o escorpião certamente passará.
Ou seja, os cantos mais escuros e fora da vista de sua casa, a partir dos possíveis pontos de entrada, pelos quais eles tentarão chegar a algum esconderijo permanente, como por exemplo, o interior de sapatos pouco usados.
Estas armadilhas funcionam, até porque tendem a prender outros insetos e os escorpiões podem ser atraídos pelo alimento fácil, mas, são pouco práticas, já que após a captura de um deles, é preciso fazer a troca da armadilha.
Terra de diatomáceas
Partindo para um veneno caseiro para eliminar escorpiões propriamente dito, temos a terra de diatomáceas, uma espécie de pó de rocha sedimentar, composto de dióxido de silício, similar a sílica utilizada em embalagens de eletrônicos, contra a umidade.
A diferença, é que as diatomáceas mais facilmente encontradas no mercado, são um pó branco, especificamente indicado como veneno para controle de pragas. É inofensiva para a maioria dos seres vivos e também, para nós, desde que não seja inalada.
Nos insetos, incluindo aracnídeos, a substância quebra a queratina e destrói o sistema digestivo, por isso, é muito mais eficaz que inseticidas comuns, já que não há possibilidade de desenvolverem resistência à substância.
Ácido bórico
O ácido bórico é outro veneno caseiro para matar escorpião muito eficaz, desde que utilizado na forma pura, embora alguns produtos em que ele é encontrado, como a água boricada, também possam ser utilizados como repelentes.
A menos que seja ingerido ou inalado, é inofensivo para nós ou para animais de estimação. Como é de se imaginar, deve ser espalhado pelos cantos escuros pelos quais os escorpiões podem passear pela casa.
Também funciona contra outros insetos e, portanto, é outro veneno caseiro para escorpiões que também auxilia a diminuir a oferta de alimento para eles.
Óleo de cedro ou de neem
O óleo de cedro é literalmente, um assassino cruel, que desidrata e sufoca os escorpiões, além de liquefazer sua gordura corporal. Como você deve imaginar, embora seja um veneno para acabar com escorpiões, é inofensivo para nós.
Sendo assim, você pode borrifar-lo à vontade pela casa, quintal e quaisquer lugares que julgar necessário, principalmente, como já dissemos, os cantos escuros que podem parecer uma proteção para eles.
Já o óleo de neem, é um assassino mais direcionado, atacando especificamente o sistema hormonal dos escorpiões. Tirando este detalhe, é tão eficaz quanto o óleo essencial de cedro e igualmente inofensivo para nós. Ambos podem e devem ser utilizados sem moderação.
Animais de Estimação
Seu animal de estimação também pode ser um remédio contra escorpiões, desde que seja do tipo caçador, o que infelizmente, nem sempre é o caso.
Isso porque, tanto gatos quanto cachorros matam escorpiões sem maiores problemas, a menos que sejam “domesticados” demais, o que é um tanto difícil de explicar, mas você pode se fazer a seguinte pergunta:
Se um rato entrasse pela porta da sua casa, qual seria o comportamento mais provável de seu gato ou cachorro? Correr atrás dele e matá-lo? Se sim, ele também caçará escorpiões. Se não, não adianta forçar.
Além disso, se você não tiver um gato ou cachorro, adote um que seja vira-latas. A experiência nas ruas é a mãe de todos os caçadores e seu bichinho certamente terá uma inclinação natural para o serviço.
Mas, se estiver disposto a utilizar um assassino ainda mais preparado, moldado pela própria natureza, especificamente para matar escorpiões, então, tenha galinhas no quintal. Em pouco tempo, não sobrará um único deles para contar a história.
Lavanda
A Lavanda pode ser utilizada como remédio contra escorpiões e outras pragas, ao ser plantada pelo seu quintal e assim, funcionar como uma espécie de barreira natural contra a passagem dos animais.
Como funciona como repelente contra várias espécies de insetos, além de manter os escorpiões afastados, também espanta outros insetos que poderiam servir de comida para eles.
Pode não ser o método mais eficaz, mas funciona bem em conjunto com outros cuidados, ajudando no combate a praga e de quebra, ainda perfumando e embelezando seu quintal.
Assim como a Lavanda, existem algumas outras plantas que funcionam como repelentes genéricos contra insetos de todos os tipos e. Portanto, ainda que não matem os escorpiões, não deixam de ser úteis no seu quintal. Entre elas, podemos citar:
Citronela;
Cânfora;
Manjericão;
Alecrim;
Hortelã.
E não apenas plantas, mas alguns outros elementos, como o próprio cedro, que pode ser espalhado em lascas frescas pelos caminhos de insetos. Ou ainda, outros remédios caseiros muito populares, como sal e vinagre.
Na verdade, o mais importante é certificar-se de que está utilizando um número apropriado de alternativas em paralelo. Sobretudo, por se tratar de um tipo de animal difícil de exterminar.
Mantenha escassa a comida dos escorpiões no entorno da sua casa
Os escorpiões se alimentam de outros insetos presentes em sua casa, como baratas, cupins, aranhas e grilos são os mais comuns no ambiente doméstico. Uma forma ideal de evitar que os escorpiões habitem sua casa é controlar esses insetos que servem de alimento para os escorpiões.
Então, faça a dedetização para proteger a sua casa de todos os insetos. Dessa forma os escorpiões não encontrarão comida em sua residência e evitarão se abrigar no interior do seu domicílio.
Mantenha seu quintal e jardim livre de entulhos
O acúmulo de madeiras, detritos e materiais em desuso podem ser um excelente abrigo para os escorpiões em sua casa. Uma das melhores formas de impedir que eles entrem em sua casa é criando barreiras que impeçam o acesso ao seu quintal e jardim.
Para isso, mantenha seu quintal livre de todos os materiais acumulados, como madeiras, folhas secas e principalmente restos de materiais de construção. Essas sobras, especialmente quando úmidas, podem se tornar um ótimo lugar para os escorpiões se esconderem e reproduzirem. Uma faxina no quintal e jardim é fundamental para mantê-los afastados.
E se tudo o mais falhar, sempre há uma última saída
Como última alternativa, cace os escorpiões com luz negra.
Muitas vezes, quando vemos um ou mais escorpiões, não estamos lidando com uma praga, mas, apenas, com alguns indivíduos. Este é o cenário mais comum e assim, matar um por um, pode não ser uma ideia tão ruim quanto parece, dependendo apenas do seu nível de coragem para lidar com eles.
Como é óbvio, eles são rápidos e agressivos quando acuados, ou seja, não é aconselhável que você tente pegá-los com chinelos ou qualquer outro objeto ou método que te obrigue a se aproximar demais dos bichos.
Ainda que seu veneno não seja letal, a picada é extremamente dolorida e além disso, pode deixar marcas e causar sequelas no local afetado. Trata-se de toxinas que tem o objetivo de pré digerir ou paralisar as presas do animal.
Sabendo da existência deles, você consiga uma luz negra (ultravioleta) para caçá-los, pois eles brilham quando expostos a este tipo de luz. Isso significa que você saberá onde estão sem correr o risco de ter que se aproximar demais.
Ainda que este método não possa ser chamado propriamente de “veneno para escorpiões”, pelo menos, você poderá planejar a melhor forma de exterminar cada um deles a uma distância segura.
Idealmente, você deve ter à mão, um daqueles espetos compridos que se utiliza para catar papéis pelo quintal, ou alguma ferramenta semelhante, para esmagá-los ou perfurá-los com alguma garantia de que não te alcançarão antes.
Cuidado!
Para finalizar, pode ser desnecessário avisar, mas, convém não pegá-los com as mãos depois de mortos e nem simplesmente abandonar a carcaça pelo quintal. Escorpiões, como aranhas, podem ser canibais em algumas circunstâncias e se houverem outros por perto, a carcaça fresca é um banquete.
Seja como for, não custa repetir: o melhor veneno caseiro para escorpiões é a mistura de, pelo menos, uma ação de cada tipo, começando sempre por uma boa limpeza do seu quintal.
O que fazer em casos de picada de escorpião?
Se a pessoa for picada acidentalmente por um escorpião, deve imediatamente buscar atendimento médico, para se recuperar logo da picada.
A picada do escorpião é parecida com a de uma abelha, e o local fica inchado e avermelhado. A peçonha do escorpião age estimulando a liberação de neurotransmissores do sistema nervoso autônomo e conforme a dose de veneno, será a intensidade dos efeitos no organismo. Por isso a necessidade da pessoa ser socorrida rapidamente.
Após as duas primeiras horas da picada do escorpião, os sintomas são os seguintes:
Alteração da temperatura corporal, suor constante e em excesso;
Agitação, sonolência e confusão mental;
Náusea, vômito, muita salivação, dor abdominal e diarreia;
Arritmia do coração e alteração da pressão sanguínea;
Alterações respiratórias, podendo ocorrer retenção de fluidos no pulmão, sendo essa a principal causa dos óbitos;
Primeiros socorros, antes ou durante o caminho imediato ao atendimento médico:
Lave o local da picada com água ou com água e sabão;
Mantenha a pessoa que foi picada hidratada com goles de água;
Não corte ou perfure o local da picada;
Mantenha o local da picada para cima;
Leve o acidentado imediatamente ao serviço de saúde mais perto;
Não faça torniquete (não amarre faixa ou tira de pano) na área da picada.
A importância dos escorpiões
Os escorpiões existem há mais de 400 milhões de anos e foram os primeiros artrópodes do ambiente terrestre.
Do ponto de vista biológico e ecológico, os escorpiões representam um grupo importante por serem os principais predadores de insetos e outros pequenos animais. Mantendo o equilíbrio do ecossistema, por isso sua caça, apreensão e destruição são proibidas no Brasil.
Por isso, é melhor recorrer às formas preventivas e ecológicas, pois o ser humano tem invadido a casa de muitas espécies, destruído os seus habitats, reduzido as fontes alimentares deles, dizimado vários seres vivos e alterado o meio ambiente, no qual eles podiam viver naturalmente, provocando vários desequilíbrios ecológicos e ambientais.
Dessa forma, a solução mais eficaz é evitar que a tua moradia seja atrativa para escorpiões!
Manter o ambiente sempre limpo e não acumular lixo são ações importantes para evitar a proliferação dessa praga. Porém a forma mais segura de evitar uma infestação é realizando a dedetização do local.
Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento..
Conte com a gente!
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!