Como descupinizar um imóvel. É fácil reconhecer os sinais de uma infestação de cupins. Primeiro, aparece aquele pozinho próximo às estruturas de madeira. Nos casos mais graves, as peças ficam ocas e quebradiças. Aí é necessário recorrer à descupinização para evitar prejuízos ainda mais graves à mobília.
Nós já falamos aqui no blog que as soluções caseiras raramente funcionam. Alternativas como vinagre, querosene e óleo de motor usado se mostram ineficazes. Já os venenos vendidos em supermercados possuem ação limitada.
A única maneira de eliminar cupins é por meio do serviço profissional de controle de pragas, conhecido popularmente como “dedetização”. E o motivo para tanto é bastante simples: as substâncias adequadas para o combate ao inseto não são vendidas a pessoas físicas. Portanto apenas empresas autorizadas podem administrar esses produtos.
Como funciona a descupinização em imóveis?
A descupinização em imóveis funciona a partir de técnicas e equipamentos modernos, podendo variar conforme a necessidade da família. Assim, independente do incômodo que os cupins possam causar, sempre há uma solução.
A descupinização com barreira química, por exemplo, envolve a formação de um cinturão químico, ao redor do imóvel, de modo a inibir a entrada dos cupins em direção à propriedade. Assim, eles ficam mais limitados e podem enfim ser exterminados.
Já os tratamentos via pó químico, visam tratar casos em que envolvam circuitos elétricos, como, por exemplo, tomadas, conduítes e quadros de barramento. A intenção é preservar as fiações e os circuitos de eletricidade.
Por fim, vale destacar também a descupinização via injeção líquida localizada. Aqui, o profissional realiza pequenos furos em um móvel e pulveriza o veneno de dentro para fora, exterminando todos os cupins.
Descupinização em imóvel faz mal à saúde?
Em comum, a descupinização em residências é feita através de produtos químicos que, felizmente, não fazem mal à saúde.
O protocolo de afastamento para a descupinização é de 24h para pessoas não alérgicas e 48h para alérgicos, gestantes, crianças, idosos, lactantes e animais. Se o tratamento ocorrer somente num cômodo da casa, o banheiro, por exemplo, basta deixá-lo isolado. Poderá ocorrer a circulação de pessoas e animais em relação aos outros cômodos do imóvel.
O único risco acontece durante o manuseio dos aditivos químicos e venenos. Portanto, a escolha de uma empresa realmente capacitada é fundamental para garantir o máximo de segurança.
Mas para garantir o máximo de segurança, há algumas dicas para que não haja nenhuma surpresa durante o serviço. Veja abaixo as principais dicas!
- Deixe portas e janelas abertas
Manter portas e janelas abertas faz com que os odores dos aditivos químicos circulem mais rapidamente e se dissipam com mais facilidade. Mesmo que não haja danos à saúde, é importante garantir a circulação do vento.
- Mantenha os pets afastados dos ambientes descupinizados
Cães e gatos têm olfatos bem mais aguçados e por isso estão suscetíveis aos inseticidas usados. Além do odor, há ainda a possibilidade do pet ter contato direto com os produtos utilizados. Por isso, é recomendado mantê-los afastados por no mínimo 48h.
- Coloque plantas próximas às janelas
Atualmente, a descupinização em imóveis não faz mal às plantas. Ainda assim, é importante mantê-las afastadas e, preferencialmente, próximas às janelas e áreas com ventos mais frescos.
A seguir, saiba como funcionam as etapas da dedetização de cupim. Veja, também, como escolher a imunizadora certa para realizar o procedimento.
Etapas da descupinização profissional
Existem, basicamente, duas espécies de cupins que são consideradas pragas urbanas. O cupim de solo (Coptotermes gestroi) vive em locais úmidos e pode corroer até paredes de concreto para chegar ao alimento. Por sua vez, o cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis) habita o interior de móveis, rodapés e tábuas de assoalho.
É necessário estabelecer essa diferenciação porque cada criatura requer um tratamento específico. Ou seja, o controle de cupins não se resume à aplicação de inseticida. Há etapas anteriores ao tratamento que devem ser cumpridas com rigor pela equipe responsável. Perceba melhor no passo a passo abaixo:
Investigação técnica
A primeira medida consiste numa inspeção minuciosa do local. Os profissionais fazem uma varredura na área para encontrar os focos de infestação. Eles são treinados para localizar o núcleo do cupinzeiro, identificar as espécies invasoras e avaliar o grau de comprometimento das estruturas atingidas. A partir de então, será possível definir as melhores estratégias para afastar os seres indesejados.
Definição do tratamento
Sabendo o tipo de cupim que predomina no ambiente e o tamanho da colônia, a equipe de controle de pragas consegue estabelecer o processo de imunização adequado. Nesse ponto, os técnicos calculam a quantidade de calda cupinicida a ser aplicada no local, além de definir a melhor abordagem curativa.
Por exemplo, móveis antigos e objetos delicados podem ser tratados com injeção focal. A aplicação do produto ocorre com uma lança de injeção, de maneira a preservar as cores e as texturas do item decorativo.
Injeção Líquida
Esse tipo de método visa o controle de toda estrutura fixa de alvenaria e madeiramento de uma propriedade. É uma técnica considerada apta a controlar todos os generos de cupins existentes no Brasil.
Barreira Química
Método também utilizado para o combate aos cupins subterrâneos. Como o nome sugere, após a aplicação estratégica de calda cupinicida em uma área, cria-se uma barreira de proteção contra a ação dos cupins.
Monitoramento do local
Vale lembrar que o cupinicida não age sobre a colônia inteira de uma só vez. O que ocorre é o chamado efeito residual, isto é, cria-se uma barreira protetora que fica ativa no ambiente por algum tempo.
Você pode notar que a dedetização de cupim deu certo ao observar aquele pozinho granulado que se acumula próximo aos móveis de madeira. Esses detritos nada mais são que fezes de cupim. Se a coloração estiver clara, é porque o produto ainda não funcionou. Se o pó ficar mais escuro, é sinal de que a substância está ativa e os insetos remanescentes devem morrer em breve.
De todo modo, o controle de cupins está sujeito a falhas. Talvez uma única aplicação não seja suficiente para eliminar todos os focos da praga. Portanto, contrate sempre uma empresa que ofereça garantia dos serviços. Assim, caso o problema continue, os técnicos retornarão ao local para identificar o foco residual da infestação e reforçar a imunização.
Renovação do controle de pragas
Por fim, é importante mencionar que a descupinização cumpre duas funções. A ação curativa elimina infestações existentes. Junto a ela, existe a ação preventiva, que impede o acesso de novos seres indesejados. Sendo assim, sua residência ou seu estabelecimento comercial ficam totalmente livres de ataques de cupins.
No entanto, o efeito residual da calda cupinicida some depois de 24 meses. É por essa razão que as companhias do ramo recomendam a renovação periódica do controle de pragas. Você pode, inclusive, planejar um calendário para manter a imunização da área sempre em dia.
Como escolher a empresa de descupinização
Reiterando o que dissemos no início do texto, apenas empresas autorizadas podem administrar produtos cupinicidas profissionais. Verifique se a documentação da companhia está regular junto às entidades competentes.
Outra sugestão para acertar na escolha é fazer uma breve pesquisa de mercado. Confira se há queixas sobre a marca em sites de atendimento ao consumidor, como o Reclame Aqui. Ainda, compare orçamentos para ter uma noção dos valores praticados na praça, pois preços muito abaixo da média podem significar qualidade igualmente inferior.
Descupinização eficiente é com a Kioto Dedetizadora, pois somos altamente treinados e experientes para solucionar casos de infestação por cupim em madeiramento e estruturas diversas, afinal a eficiência do tratamento é fundamental já que os cupins são capazes de destruir bens e ocasionar enormes prejuízos.
Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento..
Conte com a gente!
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!