Como eliminar os carrapatos

Eliminar carrapatos dos pets é um desafio. Esses parasitas se reproduzem rapidamente e, quando temos animais que costumam passear na rua, as chances desses parasitas entrarem em casa aumentam e muito! Por isso, não basta apenas aplicar os produtos carrapaticidas somente nos animais, pois no animal visualizamos apenas 5% dos carrapatos, enquanto os outros 95% estão no ambiente, que é onde eles se reproduzem.

Além de infestar o animal, eles também se hospedam nas frestas dos pisos, atrás de quadros, estrados de camas e casinhas do cão ou gato, aumentando rapidamente sua população no ambiente. Não podemos esquecer, que os carrapatos são ótimos escaladores, então devemos ficar atentos a muros e paredes.

Controle integrado

Para controlar os carrapatos é necessário fazer o que chamamos de controle integrado, ou seja, tratar o animal e o ambiente. 

Para tratamento do animal existem no mercado opções em forma de pipetas, sprays, comprimidos ou coleiras. Importante: o produto deve ser específico para cães e gatos e o ideal é que um veterinário indique qual a melhor opção de antipulga  para seu animal de acordo com sua idade e saúde.

Administrar pesticida, que tenha indicação para uso doméstico, em toda a casa é necessário. Desta forma, eliminam-se as pragas dos pisos (principalmente os de madeira, onde os ovos ficam entre as tábuas), móveis, e ambientes. 

Um ambiente com carrapatos não possui relação direta com o nível de sanidade do local, pois produtos de limpeza convencionais não são satisfatórios para conter a infestação, o que significa dizer que, para fazer o tratamento do ambiente, deve-se utilizar produtos específicos para o extermínio desses parasitas. 

Estes passos devem ser seguidos corretamente e com uma frequência de acordo com o nível de infestação, destacando-se a limpeza diária da casa.

Além de eliminar os carrapatos do ambiente, devemos fazer o controle mensal em cães e gatos com produtos carrapaticidas.

Em casos extremos, como uma infestação muito grave de parasitas, é indicado que você procure uma empresa especializada em dedetização para resolver definitivamente o problema.

Atenção: sempre tire seus animais de casa por algum tempo quando for usar produtos mais pesados para evitar intoxicações.

Perigos do carrapato

Geralmente, quem tem pet em casa lida com parasitas em um momento ou outro. Afinal, os peludos gostam de se divertir em parques e praças, locais que costumam contar com esses visitantes indesejados.

Porém, apesar de ser um mal comum, é necessário estar atento e saber como eliminar carrapatos do ambiente. Esses parasitas são tão pequenos que, muitas vezes, podem passar despercebidos pelos tutores, principalmente em cães mais peludos.

Os carrapatos são vetores de muitas doenças. Algumas delas podem ser letais. Eles podem transmitir hemoparasitoses, ou seja, parasitas sanguíneos, que destroem as células do sangue, causando anemia severa e outras complicações.

Ciclo de vida do carrapato

Para saber como eliminar carrapatos do ambiente, o tutor vai precisar conhecer o ciclo de vida dele, para poder atuar em todas as etapas de desenvolvimento do aracnídeo (sim, o carrapato é da família das aranhas!).

O ciclo de vida do carrapato possui quatro etapas: ovo, larva, ninfa e adulto. Todas as mudanças de uma fase para outra acontecem no ambiente. No animal, o carrapato só se alimenta, indo para o chão para mudar de fase. Por isso, é tão importante a desinfecção ambiental.

As larvas e as ninfas ficam presas ao cachorro sugando seu sangue por um período de 3 a 10 dias. Quando se soltam, procuram abrigos altos para fugir de predadores, como frestas em paredes, atrás de tomadas, dentro de armários e, principalmente, nos locais onde o pet fica por mais tempo. Entendeu a importância de saber como eliminar carrapatos do ambiente?

Como eliminar carrapatos do cachorro

E a guerra vai começar! Como dissemos, para acabar de vez com os carrapatos, é preciso uma ação conjunta para combater tanto aqueles que já estão sugando o sangue do cachorro quanto os que estão no ambiente.

De acordo com os veterinários, não é indicado tentar tirar o carrapato do cãozinho com as mãos. Isso porque os insetos podem lesionar a pele dos pets. Além disso, o contato com carrapatos pode transmitir várias doenças graves para os humanos.

Por isso, lance mão de produtos que estão à venda nas lojas especializadas em produtos para animais, para auxiliar a acabar com os carrapatos. Confira os artigos que podem ser usados no cachorro:

Coleira antipulgas e carrapatos: este acessório contém substâncias que se espalham por todo o organismo do animal e impedem que o carrapato suba e se prenda nele;

Sprays: são aplicados diretamente na pele dos cãezinhos para matar os carrapatos;

Medicamentos orais: assim que o carrapato pica o animal, ele morre se o pet faz uso desses medicamentos;

Shampoos: contém algumas fórmulas com ingredientes indicados para matar os carrapatos e as pulgas que estão no animal. Ele não tem poder residual, por isso não impede que outros parasitas o infestem.

Como acabar com carrapato em casa

Se você notar a presença de parasitas no amigo peludo, pode ter certeza de que o restante da casa também está infestado. Sabe-se que, quando encontramos carrapatos em um pet, esse número representa apenas 5% dos carrapatos presentes.

Ou seja, se o seu cãozinho está com cinco carrapatos presos ao corpo, provavelmente 95 outros bichinhos estão escondidos no chão, em frestas, nas roupas e em outros locais de difícil acesso! Então, como acabar com carrapato em casa?

Sabendo que o carrapato busca lugares altos, o tutor deve usar produtos carrapaticidas não só no chão, como na parede, até uma altura de 1,5 a 2 metros, de preferência em spray ou com um borrifador, para que o veneno penetre bem nas frestas.

Ah, é vital não esquecer de retirar todos os animais do cômodo que está sendo limpo e só liberar o seu uso após o líquido ter secado completamente. Respeite o período de duração para fazer novas aplicações. Lave o que for possível com água fervente. Agora, vamos ver o que é bom para acabar com carrapato no quintal!

Como eliminar carrapatos do quintal

Qual é o melhor veneno para carrapato no quintal e como eliminá-los? Essa é a parte mais difícil, pois, no geral, a área é maior e repleta de esconderijos. É possível usar os mesmos carrapaticidas utilizados dentro de casa, porém, o trabalho será muito maior.

Na maioria dos casos, o mais recomendado para acabar com os parasitas é fazer uma dedetização completa, com um remédio mais forte e concentrado para acabar com carrapato no quintal.

Para fazer isso, você pode entrar em contato com uma empresa especialista em dedetização para saber como matar carrapato no quintal. Vale ressaltar que, nesse caso, seu pet deve ficar afastado do local por, pelo menos, 24 horas. Após esse período, lave a área antes de liberá-la para o peludo.

Qual é a época de infestação do carrapato?

blank

O verão é a época do ano mais propícia para a proliferação do carrapato, pois o calor, umidade e chuvas favorecem a reprodução. Por isso, atenção redobrada durante esse período. Se notar sinal do parasita no seu animal, tome algumas providências.

A primeira coisa a fazer é descobrir o foco da infestação no ambiente. Pode ser na sua casa, pode ser na casa do vizinho, ou numa praça onde você leva seu cão para passear (o que é muito provável, pois eles costumam ficar em locais com grama).

É verdade que não pode matar carrapato?

Ao matar o carrapato, não esprema e nem pise no parasita, pois isso não é suficiente para eliminá-lo. Essa atitude, pode espalhar ovos pela casa e piorar a infestação. O ideal é que o veterinário retire os carrapatos e ele mesmo fará a eliminação.

Quanto tempo um carrapato vive fora do corpo do cão?

Fora do corpo do cachorro, o carrapato adulto macho consegue viver até 200 dias sem se alimentar, as fêmeas suportam 220 dias e as larvas podem ficar até 2 meses sem ingerir sangue do animal.

Produtos higiênicos

Shampoos e sabonetes: Não há muitas vantagens, pois esses produtos só podem matar os carrapatos no momento do banho e não deixam resíduos, ou seja, o efeito é a curto prazo. Além disso, o cão pode ingerir acidentalmente o produto no momento do banho, o que pode gerar complicações, então, muito cuidado!

Talcos: Deixam poucos resíduos no animal, ou seja, também têm efeito a curto prazo. Contudo, ele pode cair no ambiente enquanto o cão anda e deita no chão e, assim, auxiliar no tratamento do ambiente em que ele vive.

Coleiras: São pouco eficazes, mas, em alguns casos, podem ter efeito prolongado. Não se pode molhar com frequência, pois perdem o efeito rapidamente. Também evite tocá-las, pois o remédio vai sendo liberado aos poucos, e se houver contato sempre, ele pode ser liberado em grande quantidade, o que pode prejudicar a saúde de seu cão.

Sprays: São muito eficazes e o efeito pode durar até 30 dias. Você deve aplicar o spray por todo o corpo do animal, tomando muito cuidado com a região dos olhos, boca e genitália (melhor aplicar em um algodão e passar nessas áreas mais sensíveis). Entrando em contato com a pele e o pelo do cachorro, o produto já começa a fazer efeito imediatamente, matando os carrapatos que já picaram seu cão, e também os que estão andando pelo seu corpo.

Medicamentos

Comprimidos: Para cães que já estão com a pele machucada devido às picadas, ou que possuem alergia a sprays e produtos externos. Geralmente, o efeito dura até sete dias. Não é recomendado para cadelas prenhas, lactantes, ou filhotes com menos de dois meses. Tome muito cuidado no momento em que for dar o comprimido para seu cão, pois ele pode despedaçar ou rejeitar, e aí você pode perder o controle da dosagem correta.

Pipetas: Usadas geralmente para prevenção, também fazem efeito nos casos de infestação, durando por até 30 dias. O líquido deve ser aplicado na pele da nuca do cão, um local onde ele não conseguirá lamber, portanto, é seguro. Seu uso não é indicado para cães com menos de 1 kg ou filhotes com menos de 2 meses, pois pode causar intoxicação.

Enfermidade que de fato pode até matar o seu pet

A doença do carrapato é uma das enfermidades mais sérias que podem acometer o seu animal de estimação. Por isso, antes de mais nada, é importante prevenir-se contra os aracnídeos por meio da dedetização de carrapatos.

O problema se apresenta de 2 maneiras: babesiose canina a erliquiose canina. Transmitida pelo carrapato marrom, ela é conhecida como hemoparasitose. É uma das enfermidades mais temidas porque não existe vacina contra ela. O cão pode até vir a falecer se não houver o devido tratamento em tempo hábil.

Manter o ambiente sempre limpo é importante para evitar a proliferação dessa praga, porém a forma mais segura de evitar uma infestação é realizando a dedetização do local.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento. 

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

blank

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉