Como é feito o serviço de descupinização

Como é feito o serviço de descupinização. A descupinização é um serviço especializado em controle de cupins de madeira ou controle de cupins subterrâneos. Portanto uma empresa controladora de pragas é responsável por esse serviço em empresas, residências, condomínios, etc.

O controle de cupins é feito por meio de produtos químicos, ou seja, os inseticidas associados a um solvente orgânico. Mas para que seja feito o controle de cupins adequado é preciso que sejam utilizadas as quantidades corretas desses dois componentes e a técnica correta de aplicação.

Uma empresa controladora de pragas saberá utilizar a quantidade correta de produtos inseticidas e possuir todo o equipamento e técnica adequados para a realização do serviço de descupinização com a devida qualidade.

Por este motivo é que se deve procurar uma empresa controladora de pragas correta, pois a dosagem errada de produtos químicos ou a utilização de uma técnica incorreta pode ser bastante prejudicial para o ser humano, animais domésticos e até mesmo ao meio ambiente.

Uma empresa de controle de pragas correta é aquela que possui todas as certificações necessárias, saber fazer o serviço de descupinização, tudo dentro das leis e sem prejudicar ninguém.

Quando a descupinização é necessária?

Se o foco de cupins é muito grande ou pequeno, qual ou quais as espécies de cupins infestantes, se existe grande risco de uma rápida expansão, se o período reprodutivo dessa(s) colônia(s) está próximo, ou seja os principais fatores que podem influir nos maiores ou menores riscos oferecidos pelos térmitas e a urgência em realizar o serviço de descupinização, só podem ser identificados adequadamente por uma empresa controladora de pragas devidamente certificada e competente. É esta empresa que saberá identificar o tipo certo de cupim que tem no local, bem como os riscos e o momento mais adequado para execução da descupinização.

Normalmente quando pensamos em cupins, nós nos lembramos dos cupins que destroem madeira. Esses insetos são chamados de cupins de madeira. Porém existem outros cupins que fazem estragos em partes que uma pessoa leiga não saberia identificar, como nas redes elétricas e em uma grande quantidade de materiais não celulósicos.

Portanto um exemplo de um caso de infestação de cupins de madeira que as pessoas normalmente não percebem são as árvores, que em grande parte estão infestadas por cupins e milhares de pessoas de diversas partes de todo o Brasil e de outros países, sem perceber esta infestação e os riscos oferecidos.

Quando temos as fortes chuvas de verão, normalmente acompanhadas de ventos e alagamentos, com a queda de muitas delas é que vemos claramente a necessidade de se fazer uma descupinização nesses locais.

É por isso que sempre se deve chamar por uma empresa controladora de pragas. Portanto normalmente os produtos inseticidas vendidos para pessoas comuns em supermercados ou lojas de animais não são suficientes para o controle de cupins.

Quais são os tipos de descupinização existentes?

A descupinização é feita por meio de injeção, barreira química (tratamento de solo) ou pincelamento com a utilização de inseticida (cupinicida) de forma eficaz.

Quando existe a infestação de cupins de madeira é possível tratar as peças sem comprometê-las, com o uso de diferentes cupinicidas e solventes e a utilização de diferentes técnicas, dependendo de cada estrutura e do nível de comprometimento. Portanto quando é o caso de infestação de cupins subterrâneos, normalmente utiliza-se barreiras químicas, com tratamento do solo em volta de todo o imóvel, baldrames, tratamento de estruturas de madeira fixas a alvenaria e, ainda, a utilização de inseticidas em composição de pó nas redes elétricas.

Os cupins são inimigos silenciosos que devem ser eliminados o quanto antes

Depois de anos de construção do seu cupinzeiro, as pragas costumam deixar traços de sua presença. Saiba que, infelizmente, o problema já pode ter ido longe demais. Mas, não perca a esperança. Portanto o importante é você contratar o serviço de descupinização o quanto antes para evitar mais prejuízos.

Confira algumas marcas deixadas pelos cupins e que sinalizam uma infestação:

Avistamento de espécies;

Túneis de terra;

Paredes onduladas;

Pó perto do móvel (na verdade são excrementos dos cupins);

Objeto oco;

Rachadura nos objetos de madeira;

Entre outros.

Esses são os principais traços deixados pelos cupins quando há uma infestação, por isso, fique em alerta se eles aparecerem!

Veja abaixo os tipos de descupinização:

1. Descupinização com barreira química: Este tipo de descupinização é utilizado em infestação de cupins subterrâneos, onde são injetados inseticidas no solo, em paredes,lajes de concreto, caixões perdidos;

2. Descupinização com tratamento em madeiramento: São injetados inseticidas com perfurações estratégicas na madeira infestada. Portanto depois disso é feita uma pulverização externa para evitar novas infestações;

3. Descupinização com tratamento de conduítes: É feito um bloqueio com um pó químico;

4. Descupinização localizada: Neste caso os locais são tratados separadamente aplicando uma calda cupinicida no lugar que foi afetado pelos cupins.

Portanto depois da descupinização é necessário ter um acompanhamento do local que foi infestado fazendo vistorias periódicas para nova avaliação e medidas preventivas.

Etapas da descupinização profissional

Existem, basicamente, duas espécies de cupins que são consideradas pragas urbanas. O cupim de solo (Coptotermes gestroi) vive em locais úmidos e pode corroer até paredes de concreto para chegar ao alimento. Por sua vez, o cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis) habita o interior de móveis, rodapés e tábuas de assoalho.

É necessário estabelecer essa diferenciação porque cada criatura requer um tratamento específico. Ou seja, o controle de cupins não se resume à aplicação de inseticida. Há etapas anteriores à pulverização que devem ser cumpridas com rigor pela equipe responsável. Perceba melhor no passo a passo abaixo:

1. Investigação técnica

A primeira medida consiste numa inspeção minuciosa do local. Os profissionais fazem uma varredura na área para encontrar os focos de infestação. Portanto eles são treinados para localizar o núcleo do cupinzeiro, identificar as espécies invasoras e avaliar o grau de comprometimento das estruturas atingidas. A partir de então, será possível definir as melhores estratégias para afastar os seres indesejados.

2. Definição do tratamento

Sabendo o tipo de cupim que predomina no ambiente e o tamanho da colônia, a equipe de controle de pragas consegue estabelecer o processo de imunização adequado. Portanto nesse ponto, os técnicos calculam a quantidade de calda cupinicida a ser aplicada no local, além de definir a melhor abordagem curativa.

Por exemplo, móveis antigos e objetos delicados podem ser tratados com injeção focal. A aplicação do produto ocorre com uma seringa, de maneira a preservar as cores e as texturas do item decorativo.

Para infestações generalizadas, a técnica mais indicada é a da pulverização. Nesse caso, abrange-se o perímetro como um todo. Portanto a madeira absorve o produto, cujo efeito será notado nas semanas seguintes.

3. Dedetização de cupim propriamente dita

A descupinização utiliza químicos fortes. Por isso, o lugar da aplicação deve permanecer isolado. Somente o pessoal autorizado pode ficar no local.

Os profissionais vestem equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, para evitar o contato direto com a substância tóxica. Eles também vedam as aberturas do imóvel, impedindo que o material vaze e atinja a vizinhança.

Depois que o serviço estiver finalizado, a área já pode ser reocupada normalmente. Porém, o cheiro forte do solvente costuma incomodar. Se o odor estiver muito forte, vale aguardar algumas horas – ou até um dia inteiro – antes do retorno. Abrir as janelas para melhorar a ventilação natural é uma boa tática, nessas horas.

4. Monitoramento do local

Vale lembrar que o cupinicida não age sobre a colônia inteira de uma só vez. O que ocorre é o chamado efeito residual, isto é, cria-se uma barreira protetora que fica ativa no ambiente por algum tempo.

Você pode notar que a dedetização de cupim deu certo ao observar aquele pozinho granulado que se acumula próximo aos móveis de madeira. Esses detritos nada mais são que fezes de cupim. Se a coloração estiver clara, é porque o produto ainda não funcionou. Se o pó ficar mais escuro, é sinal de que a substância está ativa e os insetos remanescentes devem morrer em breve.

De todo modo, o controle de cupins e brocas está sujeito a falhas. Talvez uma única aplicação não seja suficiente para eliminar todos os focos da praga. Portanto, contrate sempre uma empresa que ofereça garantia dos serviços. Assim, caso o problema continue, os técnicos retornarão ao local para reforçar a imunização.

5. Renovação do controle de pragas

Por fim, é importante mencionar que a descupinização cumpre duas funções. A ação curativa elimina infestações existentes. Junto a ela, existe a ação preventiva, que impede o acesso de novos seres indesejados. Sendo assim, sua residência ou seu estabelecimento comercial ficam totalmente livres de ataques de cupins.

No entanto, o efeito residual da calda cupinicida some depois de 12 meses. É por essa razão que as companhias do ramo recomendam a renovação periódica do controle de pragas. Você pode, inclusive, planejar um calendário para manter a imunização da área sempre em dia.

Como escolher a empresa de descupinização

blank

Reiterando o que dissemos no início do texto, apenas empresas autorizadas podem administrar produtos cupinicidas profissionais. Portanto verifique se a documentação da companhia está regular junto à entidade reguladora de sua cidade.

Outra sugestão para acertar na escolha é fazer uma breve pesquisa de mercado. Confira se há queixas sobre a marca em sites de atendimento ao consumidor, como o Reclame Aqui. Ainda, compare orçamentos para ter uma noção dos valores praticados na praça, pois preços muito abaixo da média podem significar qualidade igualmente inferior.

Solicite orçamento para o serviço de descupinização

Descupinização eficiente é com a Kioto Dedetizadora, pois somos altamente treinados e experientes para solucionar casos de infestação por cupim em madeiramento e estruturas diversas, afinal a eficiência do tratamento é fundamental já que os cupins são capazes de destruir bens e ocasionar enormes prejuízos.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

blank

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉