Limpeza de caixa d’água e dengue.

Você sabia que o Brasil bateu, nessa semana, a marca de 1 milhão de casos de dengue somente em 2024? Esse tem sido um dos maiores problemas de saúde pública no país nesses meses do ano. Muitos são os fatores apontados pelo Ministério da Saúde para o aumento assustador de casos de dengue, mas um deles é o relaxamento nas medidas de prevenção à proliferação do Aedes aegyptis – o mosquito responsável pela transmissão da dengue, especialmente as caixas d’água sem tampas.


A dengue sempre abala as estruturas de todo mundo quando chega o verão. Porém, o controle do mosquito não pode ser negligenciado durante o restante do ano. Portanto em qualquer estação do ano devem ser realizadas ações para evitar a proliferação do mosquito. Uma delas é a limpeza de caixa d’água, local que torna-se um foco preocupante dos mosquitos Aedes aegypti.

A limpeza de caixa d’água é um serviço que deve ser realizado periodicamente, de 6 em 6 meses para que não se torne uma área de lazer para os mosquitos da dengue, que se aproveitam do local para proliferar e potencializar sua espécie.

4 fatores que dificultam a prevenção do mosquito da dengue na sua caixa d’água

• Os reservatórios ficam em locais de difícil acesso

A maioria das caixas d’água ficam no topo de casas e prédios. Alguns tem fácil acesso, outros nem tanto. Portanto os responsáveis pela limpeza devem ter treinamento adequado para trabalho em altura (Norma Regulamentadora 35 – NR35).

Outra norma importante é a NR33, que permite o trabalho em espaços confinados. Por este motivo, mesmo que você seja cuidadoso na sua área de responsabilidade, o vizinho pode descuidar da área dele. E como o mosquito pode voar até 2km em busca de alimento, você vira um alvo em potencial. 

• Caixa d’água com vedação incorreta ou insuficiente

Não é recomendado deixar o reservatório sem tampa, pois diversos elementos podem contaminar a água armazenada. Além disso, os mosquitos fazem a festa quando encontram a caixa d’água aberta, aproveitando para depositar seus ovos com segurança.

Telhas não são recomendadas para proteção pois os mosquitos entram no vão entre a telha e a caixa. Você só vai proporcionar mais segurança para o mosquito se desenvolver.

• Falta de regularidade na limpeza de caixa d’água

Pode parecer mentira, mas grande parte das caixas d’água presentes não passam por limpezas periódicas (semestral), este descaso as transforma em potenciais criadouros de mosquito.

• Cuidado com a água parada

Além da caixa d’água estar bem vedada, é preciso fiscalizar outros focos de água parada. Baldes, vasos de plantas (principalmente os pratos que ficam embaixo deles), calhas e ralos entupidos, poças, entre outros. No caso de condomínios, moradores devem ser orientados para descartarem baldes utilizados para armazenar água durante a limpeza da caixa.

Inspeção e limpeza da caixa d´água é fundamental para evitar a dengue

Equipamento básico utilizado para armazenar água tratada, a caixa d´água pode sair do papel de mocinho para o de vilão se não receber os cuidados necessários. Com o aumento dos índices de dengue, as boas condições deste reservatório, principalmente com uma tampa que deixe fechado o equipamento, é fundamental para evitar a proliferação do mosquito. Para afastar qualquer risco de criadouro do Aedes aegypti, a recomendação é manter a caixa d’água limpa e bem cuidada.

A caixa d´água deve ser limpa a cada seis meses. A atividade é simples e deve ser feita com escovas de aço, palha de aço, vassoura ou material similar, utilizando-se apenas água sanitária na proporção recomendada, e nunca utilizar detergente, removedores, sabão ou outros produtos químicos. É preciso lembrar que água limpa e parada é o ambiente ideal para a proliferação do mosquito.

Muitas vezes, as pessoas se esquecem da caixa d´água. Com o aumento dos casos de dengue, é fundamental fazer essa inspeção para saber se o equipamento, na superfície ou elevado, está devidamente fechado, evitando a entrada de insetos, sujeira e pequenos animais. Portanto todos juntos podemos ajudar a prevenir a transmissão de doenças, como a dengue, e ter a segurança do consumo adequado da água tratada.

Em caso de reservatórios domiciliares que ficam nas partes elevadas ou em local de difícil acesso do imóvel, os moradores precisam redobrar os cuidados com a segurança, diante do risco de queda. Assim, como em caixas de grande porte, como de condomínio, recomenda-se a contratação de profissionais ou empresas especializadas para executar o serviço. As orientações devem ser direcionadas também para quem usa tonéis ou quaisquer outros utensílios ou recipientes utilizados para guardar água, que devem ser mantidos fechados e limpos rotineiramente.

A cada seis meses, o usuário deverá executar a limpeza da caixa d´água da seguinte forma:

1) Feche o registro da entrada de água na casa;

2) Armazene água da caixa para usar durante a limpeza;

3) Deixe um palmo de água e tampe a saída, de modo que a sujeira não desça pelo ralo;

4) Utilize um pano úmido para lavar as paredes e o fundo da caixa. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos;

5) Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes; 

6) Ainda com a saída da caixa fechada, coloque um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe por duas horas e use esta solução desinfetante para molhar as paredes com a ajuda de uma brocha e um balde ou caneca de plástico; 

7) Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Se isso tiver acontecido, faça quantas aplicações da mistura forem necessárias até completar duas horas e não use esta água neste período; 

8) Passadas duas horas, ainda com o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa;

9) Procure usar a primeira água para lavar o quintal, banheiros e pisos. 

10) tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que  ter sido lavada antes de ser colocada no lugar. 

É essencial que a população mantenha a caixa d´água muito bem fechada, evitando principalmente a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Solicite orçamento para limpeza de caixa d’água

blank

A manutenção da caixa d’água limpa e bem cuidada é essencial para que você não seja um dos responsáveis por ajudar a proliferação do mosquito da dengue. Essa é uma ação necessária para cuidar da sua saúde e de todo mundo que reside, trabalha e transita em torno do seu ambiente.

A Kioto Dedetizadora oferece serviços de limpeza de caixa d’água de alta qualidade, contando não apenas com profissionais altamente treinados e experientes, mas também com equipamentos modernos. Nosso objetivo primordial é garantir a segurança da água potável da sua residência ou empresa, assegurando, assim, um ambiente saudável. Além disso, realizamos a limpeza de forma eficiente e precisa, levando em consideração todas as normas de higiene e segurança. Sabemos plenamente a importância da limpeza de caixa d’água para a saúde e bem-estar das pessoas, razão pela qual trabalhamos com seriedade, comprometimento e transparência.

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

blank

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉