Cuidados com a higiene evita insetos. Normalmente, a infestação se dá porque os insetos têm sua fase ovo/larval durante o inverno, fazendo com que, no verão, emergem os adultos, ou seja, aqueles com asas. Nesse caso, nós notamos mais suas presenças porque em altas temperaturas, o metabolismo dos insetos é maior, fazendo com que fiquem mais ativos, e também porque para alguns deles o verão é época de reprodução.
Moscas e baratas são os insetos que mais aparecem nessas horas, pois são atraídos por qualquer resto de alimento úmido. No caso específico das baratas, elas preferem ambientes úmidos, mas quentes e escuros. O período de reprodução e as chuvas típicas da época fazem com que saiam dos esgotos, para não morrer, e acabam por se “alojarem” em lixos e cantos de casas, podendo transmitir doenças.
Existem também as baratas de cozinha, que são aquelas menores que não voam e andam de três a quatro metros formando colônia e saindo à noite.
De acordo com especialistas no assunto, o país não evoluiu em zonas urbanas no controle dessas pragas há pelo menos 30 anos. Ao contrário do que acontece nas zonas rurais onde o contato natural com esses insetos já obriga as autoridades locais e seus moradores a se prevenirem com medidas cautelares e de erradicação mais fortes.
Até mesmo as formigas, como as conhecidas como “faraós”, são pragas urbanas atualmente. São usualmente encontradas no banheiro e na cozinha e são tão perigosas que, se entrarem em contato com um ambiente hospitalar, podem transmitir vírus e bactérias, algo que só uma higienização muito bem feita no ambiente pode controlar esse tipo de praga.
Dicas para evitar insetos em casa
Você já ouviu falar de entomofobia? Também conhecido como insectofobia, é um tipo de medo excessivo e/ou aversão a artrópodes (insetos e aracnídeos). Com certeza quem sente esse tipo de medo já se deparou com bichinhos indefesos, como mosquitos e moscas, até os mais assustadores, como aranhas e baratas, andando pelas paredes da sala ou voando pela cozinha.
É difícil manter esses animaizinhos longe de casa o tempo inteiro, mas existem alguns cuidados que podem evitar a visita frequente deles na sua residência e tranquilizar a vida das pessoas que sofrem com entomofobia. Confira:
Mantenha a casa sempre limpa e arrumada
Insetos e aracnídeos são atraídos por ambientes sujos, quentes e escuros. Logo, uma casa limpinha é o primeiro passo para espantá-los. Por isso, evite acumular resíduos de construção, deixar migalhas e restos de comida pelo chão e armários, roupas amontoadas etc.
Não deixe água parada
É também um dos primeiros estágios para evitar a procriação de moscas e mosquitos. Por isso, não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas, limpe frequentemente as calhas, não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água.
Fique atento às tubulações
Alguns bichinhos, como os escorpiões, têm facilidade para escalar as tubulações. Por isso, a grelha (ralo) ‘anti-inseto’, que tem o sistema de abrir e fechar, é ideal para bloquear a passagem.
Deixe a tampa do assento sanitário sempre fechada
Os insetos e aracnídeos podem subir pela tubulação do esgoto e lhe dar um susto qualquer dia no banheiro.
Tenha cuidado com as lixeiras
Os restos de alimentos servem como local para os insetos se esconderem e depositarem seus ovinhos. Opte por lixeiras com tampa, para que o lixo, principalmente orgânico, não fique exposto.
Mantenha portas e janelas fechadas
Cuidados com a higiene evita insetos. Deixar os acessos bloqueados é a melhor forma de impedir a entrada de bichos em casa. Outra dica é colocar telas de proteção nas janelas, no estilo de mosqueteiros, e proteções na parte inferior das portas.
Nesses casos, o ideal é procurar especialistas no controle de proliferação dessas pragas, como os serviços de dedetização. Sem esquecer de cobrar constantemente o poder público através da vigilância sanitária e da secretaria de saúde, para que eles destinem maior atenção e recursos ao controle de pragas urbanas, bem como trabalhem melhor a questão de orientação da população sobre o assunto.
Manter o ambiente sempre limpo e não acumular lixo são ações importantes para evitar a proliferação dessa praga, porém a forma mais segura de evitar uma infestação é realizando a dedetização do local.
Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.
Conte com a gente!
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!