Como diferenciar os cupins das formigas voadoras

Como diferenciar os cupins das formigas voadoras. Tanto as formigas quanto os cupins se aglomeram na hora do acasalamento e ambos são conhecidos por causar danos à madeira. Na verdade, existem muitas espécies de formigas que enxameiam e podem ser confundidas com enxames de cupins. No entanto, eles têm mais diferenças do que semelhanças.

Quais as principais características das Formigas e Cupins?

Antes de aprender como diferenciar os cupins das formigas voadoras, precisamos compreender suas principais características.

A começar pelos cupins, em síntese eles medem entre 5,5 milímetros e 2,5 centímetros. Além disso, em sua grande maioria, os cupins são marrons, brancos ou pretos.

Em contrapartida, temos as formigas que medem no máximo 2,5 centímetros e de maneira geral, são marrons e pretas.

Porém, vale fazer um adendo importante sobre as formigas. Visto que, elas podem variar bastante em seu tamanho. As formigas de jardim, por exemplo, podem ter o dobro ou mais, de tamanho que as demais espécies.

Aparência

Em suma, as diferenças básicas entre um e outro são bem pequenas. Mas, podemos salientar algumas peculiaridades que te ajudarão a diferenciar um do outro.

Diferenças nas Asas

Com relação às asas, você precisa saber que as formigas possuem dois conjuntos de asas com tamanhos irregulares. Ou seja, cada conjunto é de um tamanho diferente.

Entretanto, os cupins possuem dois conjuntos de asas de tamanhos iguais. Portanto, também terão 4 asinhas, todavia, todas com a mesma dimensão.

Também é muito importante dizer que, se a sua casa está infestada de asas pelo chão, são os cupins que estão “fazendo a festa” em seus ambientes.

Isso porque, somente eles perdem as asas. Sendo que, isso ocorre em períodos de acasalamento.

Cintura e Antenas

Outra maneira de diferenciar cupim de formiga pela aparência é ficar de olho em suas antenas e em suas “silhuetas”.

Os cupins possuem uma cintura bem fina e “reta”. Além disso, a cintura dos cupins é bem pequena.

Já as formigas possuem uma cintura alongada, ainda que também seja fina, é possível identificar a diferença de ambos por causa desse quesito.

Já com relação às antenas, pode-se afirmar que as dos cupins são retas, enquanto as antenas das formigas são tortas.

Hábitos

Se mesmo observando a aparência de ambos, você não conseguir separar um do outro, vale a pena tentar a identificação por meio de seus hábitos comportamentais.

Alimentação

Em primeiro lugar, comece observando a alimentação do inseto. Isso porque, as formigas adoram doces e, nesse hiato, costumam se abrigar na cozinha e/ou em lugares com restos de alimentos.

Por outro lado, os cupins possuem uma dieta a base de celulose. Portanto, tudo que contenham essa substância vira alvo dos insetos.

Principais fontes de comida para os cupins:

Papéis;

Madeira;

Tecidos;

Alguns Plásticos

Diante disso, já dá para saber que quando as portas e janelas da casa, ou os móveis de seus ambientes começam a “soltar um pozinho” – são os cupins que estão se alimentando dos objetos que têm em sua casa.

Hierarquia

Nesse caso, ambos possuem uma hierarquia bem ajustada.

Como diferenciar os cupins das formigas voadoras. Tanto os cupins, quanto as formigas dividem suas funções dentro das colônias. Dessa forma, cada inseto tem o seu papel para fazer com que a colônia funcione em plena harmonia.

A diferença é que as formigas podem desempenhar papéis de acordo com seus tamanhos. Então é comum ver formigas menores (também chamadas de trabalhadoras) carregando comida e pedaços de folhas e galhos, enquanto as formigas maiores ficam com outras funções.

Mas, os cupins também podem diferir, sobretudo, em papéis sexuais. No caso dos cupins alados, por exemplo, ficam encarregados de procriar. E, são eles que perdem as asas em época de acasalamento.

Outras Informações Relevantes sobre os Cupins e as Formigas Voadoras

Um fato muito importante sobre as formigas voadoras, é que somente as fêmeas podem voar. Sendo assim, quando você se deparar com uma formiga voando, saiba que ela pode estar próxima de uma colônia de ovos.

Outra coisa que vale a pena ressaltar é que os cupins não destroem móveis “num piscar” de olhos, como dizem por aí.

Embora eles possuam bastante habilidade para tal feito, o processo leva horas e até dias, para ser “concluído” pelos insetos.

Onde encontrar Cupins e Formigas

blank

As formigas, preferencialmente, ficam dentro de ambientes fechados, principalmente, na cozinha.

Além disso, é comum esbarrar com formigas andando pelas paredes e rodapés da casa, sempre em busca de alimento para levar para a colônia.

Já com relação aos cupins, eles são mais difíceis de encontrar. Isso porque, geralmente ficam dentro de móveis ocos, ou próximo de árvores que facilitam sua entrada para a casa.

Como acabar com a Infestação de Cupins e Formigas?

blank

Agora chegamos em um ponto fundamental dessa conversa, como acabar com infestação de cupins e formigas voadoras.

Obviamente que, a única maneira de se livrar de infestação de insetos é por meio do controle de pragas.

Através da aplicação de produtos específicos para cada tipo de infestação, os profissionais conseguem eliminar o foco do problema, evitando que novas infestações acometam o local.

Manter o ambiente sempre limpo e não acumular lixo são ações importantes para evitar a proliferação dessa praga, porém a forma mais segura de evitar uma infestação é realizando a descupinização do local.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento. 

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

plugins premium WordPress
blank

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉