Ligue Agora

(21) 2502-0303

Como saber se é broca ou cupim

Como saber se é broca ou cupim. Muita gente confunde as criaturas. Afinal, ambas atacam os móveis. Só que existem diferenças importantes entre elas, então vale a pena se informar.

A broca de madeira é um inseto que pode causar tanto estrago quanto o cupim. Você já tinha ouvido falar nessa praga?

Muita gente confunde as criaturas. Afinal, ambas atacam os móveis. Só que existem diferenças importantes entre elas, então vale a pena se informar.

Por exemplo, não adianta usar cupinicida de mercado para acabar com as brocas. Elas demandam um tratamento específico.

Portanto, se tem infestação por aí, mas você não sabe exatamente qual praga se instalou no mobiliário, fique conosco. Vamos explicar as diferenças entre broca e cupim, além de dar dicas para prevenir danos materiais.

Brocas

São pequenos besouros, as larvas delas se alimentam de madeira e criam perfurações. Possuem mandíbulas fortes e são de tamanho maior que o cupim. Depois que deixam de ser larvas, voam para outro local criando um ciclo.

Se identifica uma infestação por broca pelo pó que produz, um pó de serragem. As brocas esfarelam a madeira.

Cupins de madeira seca

Os cupins de madeira seca produzem fezes que se assemelham a pequenos grãos de areia e possuem a cor da madeira que está sendo infestada. Formam um monte de fezes, que são secas e duras. Se você visualizar fezes escuras no local, significa que essas fezes são antigas.

Normalmente essas fezes são encontradas em bancadas de janelas, rodapés e embaixo dos móveis.

Cupim subterrâneo

Para identificar o cupim subterrâneo basta verificar os caminhos que eles formam saindo de rachaduras, buracos, na parede, no solo ou no teto. Esses caminhos são feitos com as fezes e a saliva do cupim.

Identifique qual a praga

É sempre importante saber qual a praga que quer combater, inspecione totalmente a sua casa para verificar se não está iniciando a infestação em outros lugares da casa. O ideal é que o controle seja feito o quanto antes para evitar grandes prejuízos.

Veja que tipos de resíduos aparecem próximo ou em volta do móvel, verifique em outros móveis também, mesmo que estes não pareçam que estão com algum inseto.

Procure por buracos na madeira, pois este pode ser um rastro de que tem algum inseto se alimentando.

Veja se a madeira está oca, dê algumas batidas para verificar a resistência dela.

Depois de identificado o problema o melhor é procurar uma empresa com profissionais treinados para combater a praga. Não tente usar produtos paliativos pois estes podem fazer os insetos só mudarem de local sem combatê-los.

Como prevenir brocas e cupins

A melhor forma de prevenir brocas e cupins é impedir o uso de madeira infestada, fazendo-se uma inspeção visual, principalmente se for madeira de segunda mão. Porém algumas espécies de brocas e cupins instalam-se na madeira logo após a árvore ser abatida, então madeira nova não é garantia que não haja brocas ou cupins.

Outra forma de prevenção é a pintura da madeira. As fêmeas costumam pôr ovos em madeira sem cobertura, isto é, sem pintura ou verniz, por isso manter a pintura em dia costuma evitar a instalação de brocas ou cupins. Os ovos costumam ser postos em frestas da madeira, ou pequenas fissuras, por isso madeiras mais velhas acabam sendo bastante visadas pelos insetos, já que sua superfície costuma possuir mais microfissuras. Além disso, estuda-se a possibilidade que através do tempo, os processos químicos que ocorrem na madeira, acabam produzindo substâncias que atraem mais insetos.

A parte mais visada da madeira costuma ser o brancal, ou o alburno, por isso, o uso de madeiras mais duras, de cerno, costuma reduzir as chances de infestação, e principalmente quando se usar madeiras mais “doces” como o eucalipto, tratar a madeira corretamente para evitar a infestação de pragas.

Como combater brocas e cupins

Assim como cupins, as pessoas geralmente tentam combater brocas de madeira injetando veneno pelos furos na madeira, mas isso não costuma ser efetivo. Os cupins costumam manter suas galerias limpas, por isso o veneno circula mais facilmente, mas no caso das brocas, suas galerias ficam entupidas com suas fezes e serragem, por isso o veneno não consegue alcançar a broca.

Os venenos realmente efetivos contra as brocas de madeira, como o pentaclorofenol estão hoje proibidos no Brasil, por apresentarem grande risco à saúde das pessoas, por isso a maneira mais efetiva de se combater as brocas é remover a madeira contaminada. O método mais comum de infestação costuma ser a instalação de tábuas já infestadas, que iniciam a infestação, por isso, após remover a tábua contaminada, caso deseje-se reutiliza-la, deve-se usar o tratamento por gases tóxicos que funciona como uma autoclavagem, substituindo o oxigênio da madeira por gás venenoso.

Contrate uma empresa de descupinização

Essa é uma dica de ouro tanto para prevenção quanto para eliminação em casos de já haver infestação. Contratar uma empresa especializada no controle de pragas é de fato a forma mais segura de garantir que você e sua família não serão surpreendidos por cupins e/ou outras pragas.

O serviço de descupinização na Kioto Dedetizadora começa com uma visita técnica sem compromisso e custos para identificação do grau de infestação e realização de orçamento.

Além disso, oferecemos até dois anos de garantia com base nos serviços de descupinização realizados. Todo serviço conta com um Certificado de Assistência Técnica, onde há um detalhamento pertinente ao serviço realizado.

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉