
O cupim de solo, também chamado de cupim subterrâneo ou de concreto, é um dos tipos de cupins que está infestando os centros urbanos com certa frequência. Como consequência da invasão, podemos perceber grandes prejuízos em construções e edificações. Diferentemente dos cupins de madeira, essa espécie é mais difícil de ser controlada por conta dos seus hábitos.
Habitat
Em geral, o cupim de solo vive abaixo do solo, dentro dos vãos estruturais das edificações, paredes, marquises, decks, concretos e, até mesmo, telhados. Ou seja, sua preferência se dá por locais escuros, úmidos e de difícil acesso. Além, é claro, de lugares que ofereçam alimentação e condições de desenvolvimento.
Colônia
Nesses locais supracitados, os cupins de solo iniciam sua colônia. Eles são organizados em uma sociedade dividida em castas: casal real, operários, soldados, alados e reprodutores. Uma única colônia pode ter mais de 1 milhão de habitantes. Além disso, os cupins podem chegar até 100 m de distância do foco dos seus rastros.
Alimentação
Assim como os cupins de madeira seca, os de solo também consomem qualquer material à base de celulose. Por exemplo, armários, MDF, madeira, papel, rodapé, papelão, etc.
Ninho
O cupim de solo não constrói seu ninho dentro da madeira. Ele busca alimento e o leva para o restante da colônia. Logo, sua área de atuação se estende para além do seu local de habitat.
Os ninhos são formados por uma mistura de madeira, fezes animais, barro e saliva dos próprios insetos.
Identificação

A melhor forma de identificar um cupim de solo é se atentar ao soldado. Ele possui uma cabeça amarelada/alaranjada, possui pinças é mais claro que o cupim de madeira seca.
Consumo
O consumo é bem característico desse tipo de cupim. Para buscar alimento e levá-lo até a colônia, os cupins de solo criam trilhas de forjamento. Eles constroem esses túneis para se protegerem da luz e conseguirem buscar alimentos em locais mais afastados.
Riscos
A presença de cupins de solo em imóveis pode gerar grandes prejuízos financeiros. Eles possuem alta capacidade de degradação de estruturas de madeira e concreto. Além da construção, também podem danificar interruptores, fiações elétricas e de telefonia. Ou seja, essas pragas urbanas são o verdadeiro pesadelo dos proprietários!
Funções
O cupim de solo possui funções importantes para o meio ambiente. Veja:
degradação da celulose desprezada pela natureza;
aeração do solo;
transporte de nutrientes.
Portanto, o ideal é prevenir que esse inseto chegue até sua casa, mas que ainda continue na natureza para manter o equilíbrio.
Como eliminar o cupim de solo?
Os cupins representam um grande risco para residências e prédios em todo o mundo. Ele é considerado uma das pragas que mais causam prejuízos para o ser humano, infelizmente este é um problema que pode acontecer em qualquer lugar.
Entre os principais tipos de cupins que existem dentro da área urbana, o cupim de madeira seca e o subterrâneo (também conhecido como cupim de terra e cupim de solo), são os mais prejudiciais.
Os cupins de solo são os mais agressivos e complicados de se lidar dentro da zona urbana. Estes são os cupins que formam aqueles cupinzeiros de terra, muitas vezes vistosos e bem firmes.
Esta espécie não se abriga dentro de madeiras ou dentro de residências, eles constroem o cupinzeiro próximo do local onde tem bastante comida e umidade e vão atrás de alimento como formigas.
Por este motivo, a presença deles pode ser facilmente notada. Este tipo de inseto é voraz e se alimenta da celulose de qualquer material. Couro, papel, madeira e concreto estão entre os alimentos prediletos deles. Portanto, não é difícil entender quais são os riscos estruturais trazidos pelos cupins.
Prevenção
Como sempre, evitar as pragas é sempre melhor do que remediar a situação. Claro que não é nada fácil tentar evitar um animal como o cupim, afinal ele come até concreto, mas é bom tentar.
É possível tentar evitar o aparecimento das pragas seguindo algumas medidas:
Cobrir frestas nas paredes;
Não acumular entulhos no quintal (principalmente quando houver madeira em meio ao entulho);
Preparar o solo antes de iniciar a construção;
Evitar que raízes e outros materiais orgânicos fiquem por baixo da estrutura;
Evitar deixar tocos de árvores ou raízes após a corta e poda. Este tipo de material, quando seco, vira uma excelente fonte de comida para cupins e com certeza vai atrair os insetos para próximo da sua residência.
Uso de Cupinicidas não repelentes
Este é um tipo de cupinicida não tão comum no mercado, mas com certeza é o mais eficiente. Ele é um veneno que mata os cupins de uma vez por todas ao invés de repelir, como os repelentes fazem.
Ele funciona de forma bem simples, ao entrar em contato com o solo contaminado com o veneno, os cupins morreram rapidamente.
A melhor forma de aplicar este veneno é encontrando a colônia ou aplicando o veneno próximo ao local onde eles estão se abrigando. Caso o cupinzeiro não esteja próximo, a melhor solução é usar iscas.
Iscas e armadilhas para cupins
O uso de iscas e armadilhas é bem comum no controle de qualquer praga, formigas à roedores. Este tipo de controle também é muito indicado para quem quer acabar com cupins.
A isca contra cupins de solo funciona de forma bem simples. Primeiro é preciso identificar por onde os cupins estão transitando na busca por alimentos e então aplicar a isca por este caminho de acordo com instruções do fabricante.
Os cupins carregarão a isca para dentro da colônia e contaminarão outros insetos, assim como a rainha. A colônia então morre junto com a rainha, eliminando de uma vez por todas o problema.
Esta é a solução mais prática e fácil disponível no mercado, apesar de ainda haver riscos de falha.
Controle de cupins através de barreira química

A barreira química é um tipo de tratamento de solo que visa criar uma barreira no perímetro externo da construção. Esta barreira evita que os cupins subterrâneos consigam acesso para dentro do prédio, controlando assim a praga.
Este tipo de tratamento é altamente eficaz, mas não deve nunca ser realizado por pessoas sem preparo ou sem a devida autorização para este tipo de trabalho. Não é à toa que apenas empresas podem comprar os produtos para este tipo de controle.
Para os casos em que a isca ou o cupinicida não funcionarem, o ideal é fazer a barreira química. Para estes casos, contrate uma empresa responsável e que já tenha experiência no mercado.
Manter o ambiente sempre limpo e não acumular lixo são ações importantes para evitar a proliferação dessa praga, porém a forma mais segura de evitar uma infestação é realizando a descupinização do local.
Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.
Conte com a gente!
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!