Dedetização contra Pulgas e Carrapatos

Você sabia que apenas 5% das pulgas e carrapatos estão no hospedeiro(gatos, cachorros, etc)? Além do tratamento nos animais, é necessário que seja feito um serviço de dedetização no ambiente, afinal 95% dos ovos, larvas e pupas estão no ambiente e principalmente em locais como: frestas de tacos, rodapés, carpetes e tapetes. Hoje vamos falar da Dedetização contra Pulgas e Carrapato.

Por que dedetizar contra pulgas e carrapatos?

Pulgas e carrapatos são os parasitas externos mais comuns em cães e gatos. Portanto a presença destes parasitas irritam os animais que se coçam o tempo todo, provocando feridas e infecções. A presença prolongada de pulgas e carrapatos nos animais domésticos pode causar anemia, pois eles se alimentam de sangue dos pets e eventualmente de seres humanos causando diversas doenças. Dentre as doenças em seres humanos causadas por carrapatos  está a febre maculosa. As pulgas carregam em seu corpo e patas vários microrganismos causadores de doenças, tais como dermatites alérgicas, anemia, verminoses, sendo a mais comum o tipo endêmico.

Não é Vampiro, mas ele está sedento pelo seu sangue.

Imagine um ser que se alimenta de sangue e pode ficar meses hibernando à espera de sua vítima. Todas as semelhanças como Conde Drácula é coincidência, pois estamos falando de um perigo de verdade, os carrapatos, aracnídeos cujo corpo tem adaptações que permitem que ele encontre hospedeiros e se alimente do sangue deles. A reação típica quando se encontra um carrapato muitas vezes é sentir nojo. Isso acontece em parte porque os carrapatos são parasitas que além de sugar o sangue de seus hospedeiros, são vetores de doenças. Na verdade, os carrapatos são os principais vetores de doenças em animais domésticos. Em relação à doença humana, apenas um parasita espalha mais doenças do que o carrapato, o mosquito. Os carrapatos podem espalhar uma grande variedade de organismos que causam doenças, inclusive bactérias, vírus e protozoários.

Hoje um Carrapato…Amanhã uma Colônia.

Existem dois tipos de carrapatos; os carrapatos duros e os carrapatos moles.

Em carrapatos duros, o carrapato fêmea se fixa em um hospedeiro e se alimenta por mais de 24 horas antes de se acasalar. O carrapato macho também se alimenta antes de se acasalar, mas ele costuma ter uma fração do tamanho da fêmea ingurgitada quando o acasalamento acontece. Frequentemente, o macho morre depois de se acasalar e a fêmea morre depois de depositar algo em torno de 2 mil a 18 mil ovos. Os carrapatos moles são uma exceção. Muitas espécies de carrapatos moles se alimentam de um pouco de sangue várias vezes e depositam ovos diversas vezes.

Doenças que os Carrapatos Transmitem:

Como os carrapatos dependem de sangue para se alimentar, eles têm o potencial de transmitir doenças de um hospedeiro para o outro. Vamos ver algumas das doenças que os carrapatos podem transmitir e como os médicos podem tratá-las.

Um carrapato que acabou de sair do ovo pode estar livre de doenças, mas assim que se alimenta de um animal infectado, ele se torna um vetor de doenças em potencial. Na verdade, os carrapatos podem transmitir mais doenças do que qualquer outro artrópode do mundo. A eficiência em espalhar infecções vem da maneira como eles se alimentam. Muitas espécies de carrapatos se alimentam de no mínimo três hospedeiros antes de morrerem. Portanto se um hospedeiro estiver doente, o carrapato pode transmitir a infecção para os outros. Os carrapatos duros também têm de manter seus aparelhos bucais incrustados na pele de seus hospedeiros por horas ou até dias para que terminem de se alimentar. Isso dá muito tempo para que os patógenos entrem no corpo do hospedeiro.

As doenças que os carrapatos transmitem variam de um lugar para o outro. Isso acontece porque animais distintos e as doenças específicas de cada espécie se desenvolvem em diferentes partes do mundo. Mas isso não impede que as doenças transmitidas por carrapatos se espalhem para fora de uma área geográfica em particular. Aqui no Brasil as doenças mais comuns que são transmitidas pelo carrapato são: tifo do carrapato, febre maculosa e muitas outras que agem apenas nos animais.

Como identificar um carrapato?

Primeiramente é necessário localizar que existe uma infestação de carrapatos no seu espaço. Os aracnídeos possuem a cor castanha, são menores que uma semente de girassol, medindo até 1 cm de comprimento e têm 8 patas na fase adulta.

Uma forma de identificar carrapatos é observar o comportamento de seu animal de estimação. Ele geralmente morde partes como orelhas, olhos e pescoço, além das patas.O incômodo pode acontecer minutos ou dias depois, pois a picada do carrapato possui um efeito anestésico.

Pulgas

Além de serem irritantes, as pulgas podem trazer doenças. Podem até transmitir outros parasitas para pessoas e animais. As larvas das pulgas se alimentam dos ovos das solitárias. Uma vez engolidas, as solitárias começam a se desenvolver no aparelho digestivo da pulga. Portanto se um animal ingere uma pulga infectada ao se morder ou lamber, também ficará infectado. As solitárias então crescem no intestino, depositando seus reservatórios de ovos no ânus do animal enquanto este dorme. Os reservatórios ficam em áreas próximas da cama do animal – onde as larvas das pulgas gostam de viver – e o ciclo recomeça. Pessoas, especialmente crianças, também podem ser infectadas com solitárias se engolirem pulgas enquanto brincam com seus animaizinhos, ou se entrarem em contato com dejetos infectados e não lavarem as mãos antes de comerem.

blank

Pulgas: Um pulo para Doenças Gravíssimas.

As pulgas também podem transmitir doenças graves. Uma delas é a Peste Bubônica. As pulgas são agentes transmissores, transportam a bactéria da peste de roedores (os portadores naturais dessa doença) para as pessoas. Uma espécie particular, a pulga do rato (Xenopsylla cheopis), geralmente é a culpada. Portanto além de preferir se alimentar dos ratos, o aparelho digestivo desta pulga fica bloqueado pela bactéria da peste. Assim, quando morde o próximo hospedeiro, regurgita o sangue infectado para dentro da ferida. Os sintomas da peste incluem inflamação dos gânglios linfáticos (chamados de bubos), febre, dor de cabeça e exaustão. As pulgas também podem carregar o Tifo Murino.

Como começa uma infestação de Pulgas?

Imagine voltar para sua casa depois de longas férias. Você pega seus animais de estimação no canil, descarrega sua bagagem e encaminha-se para a cama para se recuperar da longa viagem. Mas seu sono é tudo, menos tranqüilo. Durante toda a noite, você é atormentado por minúsculas picadas e coceiras intermináveis. Não demora muito para você compreender que está sendo atacado por uma multidão de pulgas famintas. O que aconteceu? Seus animais de estimação pegaram uma infestação no canil? Os insetos pegaram uma carona na sua bagagem? Ou uma multidão deles decidiu se mudar enquanto você estava fora?

É uma ideia horripilante, mas a resposta mais provável é que as pulgas estavam esperando por você. As pulgas são parasitas – ou formas de vida que se alimentam de hospedeiros – muitas vezes machucando-os de alguma maneira. As pulgas usam o sangue dos hospedeiros como alimento. Elas geralmente preferem o sangue de animais de quatro patas que o de humanos; por isso, antes de sair de férias, as pulgas se alimentam de seus animais de estimação, não de você.

Elas não morrem?

Embora as recém-surgidas pulgas precisam encontrar comida em poucos dias, as adultas podem ficar alguns meses sem uma refeição. As pupas das pulgas podem também ficar em seus casulos por mais de um ano, esperando para sentir calor corporal e vibrações que sinalizam a presença de hospedeiros próximos. Então, quando você sair de férias, as pulgas não morrerão de fome – simplesmente esperarão que você e seus animais de estimação retornem.

Quando caminhar para casa depois de estar longe, as pulgas adultas famintas irão se aglomerar em você e em qualquer coisa que tiver pulsação, não importa quantas patas ou pernas tiver. Portanto as pupas saem dos casulos e procuram pela primeira refeição de sangue. Sua casa, que parecia limpa e relativamente livre de pulgas quando você saiu, é repentinamente invadida.

Como é realizada a dedetização contra pulgas e carrapatos?

A dedetização contra carrapatos e pulgas é realizada com produtos domissanitários líquidos que são espalhados pela casa, principalmente em locais de frestas rejuntes de azulejos, pisos, e assoalhos de tacos e onde os animais ficam a maior parte do tempo deitados ou se alimentam.  

Na dedetização contra os insetos que atacam animais domésticos, alguns cuidados devem ser tomados para que se tenha maior eficácia neste serviço. 

O que devo fazer para a dedetização dar certo e as pulgas e carrapatos não voltarem?

É necessário o dono do pet tratar seu animalzinho antes de dedetizar a casa. Não se aplica domissanitários líquidos em animais domésticos! É necessário procurar o veterinário para que ele dê a dosagem correta de acordo com a idade e peso do animal.  Depois de tratado seu animal estará imune contra as pulgas e carrapatos. Existem muitas opções de tratamento, seja ela comprimidos, sabonetes ou líquido direto no pelo

Veja aqui 6 informações essenciais sobre a dedetização de pulgas e carrapatos:

1. Atenção aos locais isolados

As fêmeas dos carrapatos costumam depositar seus ovos em áreas escondidas e muitas vezes altas, dificultando a aplicação dos métodos de controle. Portanto locais como frestas, rodapés e paredes devem ser verificados para evitar que o serviço seja ineficaz. Além disso, os hábitos dos carrapatos fazem com que estes busquem áreas isoladas para se desenvolver.

2. O clima pode ser um belo aliado

Como a reprodução dos carrapatos ocorre de forma mais rápida e intensa durante o calor,realizar um serviço de dedetização de pulgas e carrapatos nas épocas frias pode ser mais efetivo para controlá-los. Isso porque como sua presença será em menor número no local, há uma chance maior das pragas serem inteiramente eliminadas do imóvel em questão.

3. Cuidado com os utensílios

Após a realização de uma dedetização de pulgas e carrapatos é primordial que objetos de uso pessoal como mantas, roupas de cama, almofadas, colchões e outros sejam limpos e higienizados. Assim é possível evitar contato em qualquer nível com os produtos utilizados para executar o controle dos carrapatos.

4. Foco nos bichinhos de estimação

Por serem os alvos principais dessas pragas, é essencial que durante a realização da dedetização de carrapatos os animais sejam afastados do local. Para que o serviço seja ainda mais eficaz é recomendado que o animal receba um tratamento contra pulgas e carrapatos realizado por um veterinário profissional.

5. Limpeza

Diversas pessoas costumam realizar limpezas nas residências após a execução de algum tipo de serviço de dedetização. Mas, para não tornar os métodos utilizados ineficazes, é preciso deixar que os produtos atuem por pelo menos 24hs. Após esse tempo é permitida a realização de uma limpeza básica do local utilizando apenas água e sabão.

6. Métodos adequados

Para que uma dedetização de pulgas e carrapatos ocorra de forma correta é preciso que os métodos utilizados pela empresa estejam de acordo com certas características do local. Portanto fatores como a quantidade de animais, proximidade de florestas, campos e parques, regularidade dos animais em veterinários e outros são essenciais para a empresa. Por meio dessas informações e de uma análise adequada do local é possível aplicar as técnicas corretas para impedir a presença dessas pragas.

blank

Dedetização

A dedetização é uma forma de solucionar o problema com essas pequenas pragas, já que atua no ambiente de forma a eliminar todos os estágios de desenvolvimento delas. O tratamento químico e a limpeza do ambiente são ações que devem ser feitas em conjunto e são fundamentais para o sucesso do trabalho.

É importante lembrar que o animal deve ficar longe do ambiente e ser tratado por um veterinário. O motivo disso é porque 95% das pulgas e carrapatos ficam no ambiente, mas o restante dos 5% encontram-se no próprio animal. Ou seja, não adianta investir no tratamento do local com a dedetização de pulgas se o cão ainda possui algumas espécies que podem causar uma reinfestação.

Ao encontrar uma infestação de pulgas ou carrapatos, o recomendado é não realizar o trabalho de dedetização sozinho. Contar com técnicos especializados é a melhor forma de resolver o problema. Eles terão conhecimento total sobre as pragas: seus hábitos, espécies, localização dos seus abrigos, entre outras informações.

Dessa forma o tratamento de dedetização é realizado de maneira eficaz, garantindo segurança para você, sua família e seus animais de estimação. 

Lembre-se de que o tratamento tem prazo de validade e é recomendado reaplicar o produto quando o efeito residual terminar.

Solicite já um orçamento e tire todas as suas dúvidas. Temos técnicos altamente qualificados para eliminar o problema da sua residência ou local de trabalho.

Conheça nossos serviços de controle de pragas e vetores e mantenha-os longe da sua vida.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.. 

Receba nossa equipe em menos de 24 horas! 

Conte com a gente!

blank

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉