As formigas são insetos pertencentes à família Formicidae da ordem Hymenoptera. Particularmente populares por serem muito comuns e tidas como altamente organizadas. Vivem em colônias , que podem ser facilmente transferidos formando novos ninhos. Portanto esses insetos habitam todos os continentes, exceto os pólos. Tendem a se proliferar nos períodos mais quentes, logo, findando a primavera e se aproximando o verão, sabemos que é o momento de redobrar os cuidados. Vamos ver formas de combater formigas domésticas!
Com o fim da estação das flores e a chegada do verão é certo começarmos a ser visitados por esses pequenos insetos que adoram ocupar espaços em nossas casas, locais de trabalho e até hospitais. São conhecidos pelo seu grau de organização biológica, chamado de eusocialidade, portanto apresentam alto grau de organização dos animais presentes nas sociedades mais complexas.
Dependendo da espécie, as formigas-rainhas podem gerar 300 novas formigas em apenas uma semana.
As formigas nascem sempre a partir de ovos, e desenvolvem-se por meio de metamorfose completa, ou seja, nascem como larvas e passam por profundas mudanças morfológicas pelo estágio de pupa para enfim emergirem como insetos adultos. Tem tempo de vida de 6 a 10 semanas, mas algumas espécies podem viver até 3 anos.
O que atraem as formigas?
As espécies domésticas de formigas costumam se instalar em locais úmidos e protegidos de calor, onde tenham acesso a fontes de água e alimento, como restos de comida e doces. A maioria das formigas alimenta-se de sucos vegetais, seiva das plantas, néctar de flores, substâncias açucaradas, líquidos adocicados que são excretados por certos insetos; algumas são carnívoras e se alimentam de animais mortos ou vivos e outras de fungos cultivados a partir de folhas vegetais.
Tipos de Formigas Domésticas
Sabemos que existe grande diversidade de formigas, e comportamentos. Só no Brasil são mais de 2000 espécies. Os problemas trazidos por formigas podem variar do simples incômodo, picadas e até mesmo a infecções hospitalares.
Mas vamos mostrar neste momento os tipos de formigas domésticas. Aquelas que nos causam incômodo no nosso dia a dia e podem causar alguns estragos na nossa rotina. São elas: Formiga de fogo, Faraó, Carpinteira, Fantasma, Louca e Argentina.
Formiga de Fogo
São conhecidas como formigas de fogo ou formiga de fogo vermelha, porque sua picada causa uma sensação de queimação perturbadora, como se o local estivesse realmente pegando fogo. Possui um ferrão no final do abdômen responsável por injetar um veneno que causa dor intensa. Constrói seu ninho em meio às residências ou áreas de pastagem, e são onívoras, ou seja, se alimentam tanto de matéria vegetal como animal.
Por causa de sua importância como praga em diversos países, trata-se atualmente de um dos insetos mais estudados do mundo.
As formigas de fogo são atraídas por carne e óleo. É comum encontrar infestações em roupas, camas e até berços.
Formiga Faraó
A formiga-faraó, também conhecida como formiga-do-açúcar, é uma formiga pequena de cor amarela ou marrom claro, quase transparente, sendo uma notória praga urbana, principalmente em hospitais. Entre os tipos de formigas, são as que apresentam risco potencial para a saúde pública.
As formigas faraó são vetores de bactérias que causam infecções, e também é comum que elas invadam berçários. Seus ninhos ficam em ambientes domésticos e elas têm preferência por alimentos doces e gordurosos. A espécie é uma das mais difíceis de ser controlada, porque é dominante e suas colônias crescem rapidamente.
Formiga Carpinteira
Aformiga carpinteira, também conhecida como sarará, possui uma coloração que varia entre o amarelo claro e o preto. São assim conhecidas porque seus ninhos, normalmente, são construídos em ambientes de madeira. Podem ser encontradas desde em troncos de árvore até dentro de móveis,portas no ambiente doméstico e aparelhos eletrônicos. Gostam de se alimentar com substâncias doces, mas podem também comer carnes e ovos. Entre suas características marcantes, destacam-se os hábitos noturnos e a movimentação bem rápida.
Formiga Fantasma
A formiga-fantasma é conhecida no mundo inteiro. Parece flutuar quando anda, devido às pernas e ao abdômen quase transparentes. Seu nome de “formiga fantasma” vem da característica do seu interior transparente e suas patas quase imperceptíveis, o tamanho também tem haver com o nome, elas são muito pequenas e quase invisíveis aos olhos do humano.
A formiga-fantasma não é uma assombração, mas pode causar dor de cabeça quando infesta a cozinha, por exemplo. É um dos tipos de formigas que não gostam de ficar em um mesmo local por muito tempo. A danada costuma andar em zigue-zague sobre pias e mesas à procura de doces, frutas e restos de alimentos. Embora seja minúscula, é de fácil visualização porque anda em grupo, formando fila pelas paredes, a caminho do ninho, que quase sempre está nas juntas de azulejos, tijolos, rodapés e batentes. A colônia é formada por até 25 rainhas e centenas de operárias, as que trazem alimento para o ninho.
Formiga Louca
Também conhecida como cuiabana, a formiga louca possui coloração de marrom escuro a preto. O nome “louca” é devido ao andar irregular, quase em semicírculo.
Costumam construir seus ninhos dentro e fora de prédios, de preferência atrás de pedras usadas em revestimentos de paredes e atrás de janelas.
A espécie é muito adaptável. Geralmente a formiga louca cria seus ninhos em lixos, nas cavidades de plantas e árvores, madeira podre e no solo.
A formiga louca é onívora. Pode se alimentar de nutrientes variados, desde insetos vivos e mortos, sementes, frutas, vegetais e alimentos açucarados domésticos.
Formiga Argentina
Esta espécie tem maior ocorrência nas regiões Sul do Brasil.Gostam de viver em residências e hospitais, principalmente perto de água, vasos de planta, pias e encanamentos. Gostam de alimentos doces e, assim como a faraó, podem se tornar vetores de doenças quando infestam os hospitais. Essas formigas com cores de marrom a preto soltam um odor azedo quando amassadas.
Danos causados por formigas
São os insetos que mais contaminam os ambientes por onde passam. Isso porque devido ao seu tamanho diminuto alcançam muitos lugares que podem estar contaminados ou contaminá-los. Transportam no seu corpo e patas uma grande diversidade de microrganismos causadores de doenças, tais como bactérias, vírus e vermes. Podemos, inclusive, destacar os problemas relacionados à saúde pública, como infecções hospitalares, que tem levado muitos pacientes à morte.
Em residências, as pequenas formigas entram em contato com alimentos, principalmente os ricos em glicose, contaminando-os. Esses insetos chegam a ser mais perigosos que as baratas, pois a quantidade de microrganismos transmissores de doenças é bem maior. Podem se contaminar em diversos lugares tais como lixo, fezes, feridas, entre outros. Comer alimentos que tiveram contato com as formigas pode causar verminoses, intoxicações alimentares, vômitos, diarreia, gripes e tuberculose.
Causam danos à equipamentos elétricos e eletrônicos tais como fornos de microondas, aparelhos telefônicos, microcomputadores, geladeiras, televisões, aparelhos de som, etc. Formigas aumentam a umidade destes equipamentos, liberam várias secreções, tais como o ácido fórmico, inutilizando o aparelho, pois destroem as placas eletrônicas.
Como controlar as Formigas?
Matar formigas é mais difícil do que parece. Sem a devida manutenção, você pode acabar tendo que matar formigas para sempre. Saber como acabar com formigas em sua casa, por outro lado, é uma tarefa mais simples. Materiais comuns e naturais como sal, vinagre, limão, água e outros podem ser misturados para espantar as formigas da sua casa.
A aplicação é feita na passagem das formigas, nas entradas como buracos ou rachaduras ou no foco principal. Existem várias combinações possíveis de inseticida natural que você pode preparar em casa.
O uso de substâncias químicas, como pesticidas, embora eficientes para matar formigas, via de regra se apresenta prejudicial à saúde e pode também contaminar o meio ambiente. Além do mau cheiro e toxicidade ao serem inaladas, ao atingirem o solo, essas substâncias são capazes de contaminá-lo, bem como os lençóis freáticos ou poços de água que abastecem as residências.
Na agricultura, o uso desses químicos no combate a peste acaba gerando riscos aos consumidores desses alimentos, que nem sempre tomam os cuidados necessários para descontaminar produtos não orgânicos.
As formigas podem aparecer na casa mesmo quando está tudo limpo. Em grande parte das vezes, elas costumam surgir na cozinha, porque são atraídas por doces, açúcares e alimentos diversos.
Qual a solução?
Existem muitos métodos caseiros disponíveis para o combate desta praga. Entretanto, combater formigas domésticas não é tão simples assim.
Existem algumas maneiras mais sustentáveis e ecológicas, como o uso de materiais biodegradáveis.
Basicamente, os ingredientes que você vai precisar para acabar com formigas serão: sal, limão, vinagre e água em medidas iguais, cascas de laranja com água, vaselina, pimenta caiena, giz, fita adesiva, farinha de milho, canela (em pó ou spray), óleo essencial de hortelã-pimenta, açúcar refinado, borra de café, água fervente, bicarbonato de sódio e vinagre.
Você pode usar esses ingredientes em dois métodos distintos: o de aplicação direta e o de prevenção.
Aplicação direta com ingredientes naturais
Borrife as formigas com água e vinagre em medidas iguais. O baixo pH da mistura deverá exterminá-las sem danificar os móveis, lembrando que vinagre e bicarbonato de sódio também são ótimos ingredientes para limpeza de superfícies.
Quando vir formigas, use uma fita adesiva sobre ela e pressione com os dedos, repetindo o processo até o término da cola da fita, e capture o maior número possível de formigas.
Alimente-as com farinha de milho. Esse método natural é eficaz para matar formigas, já que a farinha de milho dificulta a digestão das formigas, provocando sua morte.
O detergente pode ser um bom aliado para acabar com formigas na cozinha. Coloque 100 ml de água e 100 ml de detergente em um copo, misture bem e transfira para um borrifador. Aí é só aplicar nos cantos da parede, pia e onde tiver formiga.
Faça um suco de limão e coloque no borrifador. Depois espalhe o líquido nos locais em que as formigas se instalam. O cheiro do limão irá incomodá-las.
Esse truque não é indicado para quem tem criança pequena ou animais em casa. Para acabar com as formigas, basta colocar um pouco de pimenta caiena nas frestas e cantos onde elas ficam. Como a pimenta tem cheiro forte, ela afastará as formigas.
Técnicas para acabar com as formigas de forma preventiva
Identifique o percurso que as formigas fazem e busque encontrar sua origem. Procure por áreas em sua casa que possam servir como entradas para as formigas. Isso inclui buracos, janelas, portas de entrada de animais e rachaduras. Depois de encontradas essas áreas, use algumas dessas técnicas de prevenção:
Sal
Espalhe sal nas superfícies planas, como, por exemplo, nas janelas. Diferentemente do açúcar, as formigas não vão mais incomodar.
Giz
Desenhe barreiras com o giz. Com o giz grudado nas paredes e frestas das portas, as formigas vão desistir de entrar porque não gostam do carbonato de cálcio presente no giz.
Limão
Esprema limão nas bordas que ficam expostas ao ar livre. O forte cheiro cítrico do limão vai espantar as formigas.
Pimenta Caiena
Cubra fendas e rachaduras ocupadas pelas formigas com pimenta caiena. Mas faça isso fora do alcance dos animais domésticos, para que eles não tentem cheirar ou lamber a pimenta.
Vinagre
Nas superfícies maiores, borrife a mistura de água e vinagre.
Casca de Laranja
Espalhe cascas de laranja em torno do alicerce da sua casa ou nos formigueiros. Novamente, com o cheiro cítrico da fruta as formigas devem fugir.
Vaselina
Passe vaselina ao longo das bordas dos seus recipientes. Use isso nas tigelas dos seus animais de estimação que, como ficam em contato com o chão, podem atrair muitas formigas. Com isso, elas não vão mais incomodar o seu bicho quando ele estiver comendo.
Cravo
O cravo também ajuda a espantar as formigas. Basta você adicionar um pouco dentro do açucareiro e nos pratos que ficam em volta dos bolos.
Canela
A canela em pó pode ser colocada em torno do local onde elas surgem. É fácil de limpar após a aplicação e as formigas detestam pequenos detritos em seu caminho. Já o óleo de canela em spray é ótimo para borrifar em torno de lugares que servem como acesso e caminho dos insetos.
Óleo essencial de hortelã-pimenta
Borrife o óleo essencial de hortelã-pimenta em torno de janelas, portas, pias e outros acessos e caminhos. Além do benefício de combate às formigas, o produto deixa um aroma agradável no local. O mesmo procedimento feito com água e sabonete líquido de hortelã também funciona.
Bicarbonato de sódio
Por incrível que pareça, além de carregarem alimentos, as formigas também carregam substâncias ácidas para sua proteção. Para combater isso, misture bicarbonato de sódio e açúcar refinado em uma tampa de plástico e deposite em locais estratégicos.
Café
Passe borra de café nas frestas e buracos que podem servir de abrigo para formigas.
Creme de trigo
Espalhe creme de trigo em torno de formigueiros ou em caminhos que esses insetos fazem. As formigas se alimentam do creme e, por conta da composição, sofrerão processo de expansão, que as levará à morte.
Barreiras
Para impedir formigas de atacarem árvores e plantas, crie barreiras físicas no quintal. Utilize um material circular um pouco maior que a área a ser protegida, como um balde ou sobras de canos. Coloque a esfera em torno da planta ou da árvore. Enterre debaixo da terra aproximadamente em 1 cm. Esse método é bastante eficaz e irá evitar que as formigas cheguem até as folhas, flores e frutos.
Higiene
Outro método eficaz para acabar com formigas é deixar a casa limpa. Não deixe migalhas espalhadas pelo chão e limpe com frequência sua bancada, principalmente a da cozinha.
Lembre-se também que as formigas são parte da cadeia alimentar. Não elimine todas as que vivem no seu bairro, concentre-se em proteger apenas a sua casa.
Chamando ajuda profissional
É importante lembrar que se a infestação for grave ou se essas soluções descritas não resolverem o problema, é hora de chamar ajuda profissional para lidar com o problema.
Embora algumas soluções de controle de formigas e remédios caseiros possam dar a impressão de que eles estão resolvendo o problema, esses métodos são de curto prazo e, na maioria das vezes, não tão eficazes. Então poupe o tempo que você gastaria pesquisando formas de como acabar com as formigas e chame a Kioto dedetizadora!
O serviço de dedetização na Kioto Dedetizadora começa com uma visita técnica sem compromisso e custos para identificação do grau de infestação e realização de orçamento.
Além disso, oferecemos até dois anos de garantia com base nos serviços realizados. Portanto todo serviço conta com um Certificado de Assistência Técnica, onde há um detalhamento pertinente.
Conte com a Kioto Dedetizadora para essa missão!
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!