Limpeza de caixa d’água nem sempre é a solução

Limpeza de caixa d’água nem sempre é a solução. Você se preocupa com a limpeza da caixa d’água da sua casa? Muitas pessoas se esquecem disso e acabam colocando a própria saúde e a saúde dos familiares em risco.

Em uma caixa d’água não higienizada corretamente, o líquido que chega tratado acaba sendo contaminado. Com isso, pode acumular sujeiras e microrganismos patogênicos, colocando prejuízos para a saúde.

Portanto para evitar isso, é preciso realizar a limpeza e a imunização da caixa d’água. Os dois procedimentos são essenciais para a eliminação de patógenos e garantia de fornecimento de água de qualidade.

A limpeza da caixa d’água precisa ser feita regularmente

Não importa se você mora em casa ou se o imóvel é usado apenas para veraneio, é preciso higienizar a caixa d’água. Afinal, ela chega tratada em sua casa e não será você o responsável por deixá-la imprópria para o consumo por não higienizar a caixa corretamente.

A caixa suja acaba fornecendo água contaminada para todos. Portanto as pessoas que ingerirem ou que lavarem alimentos com elas podem apresentar diversos sintomas, caso adoeçam, como dores de cabeça, vômito, diarreia, cólicas, entre outros.

O ideal é que a higienização seja feita a cada seis meses. Para que a limpeza seja realizada, a primeira coisa é identificar onde fica a caixa na sua casa. No geral, o acesso a elas não é muito simples.

Depois disso, feche o registro de entrada de água da caixa, para que ela comece a ser esvaziada e fique pronta para limpeza. Quando estiver pouca água nela, esfregue as paredes e os fundos. Retire a água que ficou no local com pano ou balde. Depois disso, coloque um litro de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada mil litros de água. Encha a caixa novamente, feche o registro depois que ela estiver cheia e esvazie pelos canos, abrindo torneiras e dando descargas.

Depois de vazia, é só encher novamente e começar a usar. Embora o procedimento seja aparentemente simples de ser feito, só ele pode não ser suficiente. O ideal é fazer a imunização da caixa d’água. Além disso, todo o processo de limpeza precisa ser feito com cuidado e demanda tempo. Por isso, é indicado chamar profissionais especializados.

Imunização da caixa d’água

A imunização da caixa d’água é um procedimento realizado para eliminar possíveis microrganismos que possam causar doenças. Portanto ela deve ser feita como complementação da limpeza da caixa.

Esse procedimento é importante tanto em residências, quanto em comércios e indústrias. Para que possa surtir o efeito desejado, deve ser realizado por empresa especializada e profissionais capacitados.

Água tratada não garante limpeza do reservatório


Em agosto de 2018, os moradores de Taquara/RS viveram dias de transtorno. Um deslizamento de terra interrompeu o abastecimento de água em vários bairros do município.

Um morro cedeu e deslocou o encanamento subterrâneo, causando rompimentos. Técnicos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) providenciaram máquinas vindas de Porto Alegre para realizar o conserto. No entanto, mesmo após a finalização dos trabalhos, os problemas persistiram.

O barro do morro havia se misturado à água tratada. Quando o líquido voltou a jorrar nas torneiras das casas, era escuro e espesso. Imagine a quantidade de sujeira que ficou depositada nos reservatórios.

E esse é apenas um episódio que ilustra possíveis complicações. Acontece que, algumas vezes, as consequências não são tão visíveis num primeiro momento.

Limpeza de caixa d’água ajuda na manutenção do equipamento

Por mais que a água da rede de abastecimento seja tratada, ela não chega completamente pura ao reservatório. Há material biológico ali, como algas, minerais e microrganismos.

Com o tempo, esses elementos criam uma espécie de lodo nas paredes internas do recipiente. Portanto as incrustações escuras vão se acumulando, o que torna a manutenção cada vez mais difícil.

A consequência da falta de limpeza da caixa d’água são pequenas fissuras. Em casos graves, as rachaduras levam a infiltrações, dando margem para problemas bem sérios.

Já pensou se o reservatório estoura? É prejuízo na certa.

A mera concentração de minerais na fonte já ocasiona perdas. Portanto esses elementos alteram a chamada dureza da água. No longo prazo, isso provoca avarias nos utensílios de cozinha, além de dificultar a ação de detergentes.

Higienização de reservatório também faz bem à saúde

Outro ponto importante diz respeito à saúde de quem consome a água do reservatório. Para abordar o assunto, devemos falar mais uma vez dos microrganismos vivendo nesse ambiente.

Estamos nos referindo a bactérias, protozoários e outros patógenos. Muitos deles são eliminados ainda na estação de tratamento, mas alguns conseguem se proliferar na caixa d’água, especialmente se houver sujeira.

Já a captação feita em poço artesiano é um caso à parte. Portanto como nem sempre há monitoramento das autoridades sanitárias, o risco de contaminação por micróbios fica mais elevado.

Agora imagine beber ou mesmo cozinhar usando água contaminada por Salmonella e E. Coli. Risco grave, né? Portanto as pessoas podem ter intoxicação alimentar, febre tifóide, gastroenterite e outras doenças do sistema digestivo.

Quando fazer a limpeza da caixa d’água

As autoridades sanitárias recomendam um prazo para limpeza da caixa d’água de no máximo seis meses. Portanto esse é o tempo para impedir que as incrustações escuras, resultantes do acúmulo de material biológico, danifiquem o equipamento.

Caso o reservatório passe um período maior sem qualquer tipo de manutenção, pode haver fissuras e até infiltrações. Nesse ponto, você estará abrindo brecha para inconvenientes graves.

Por exemplo, água limpa e parada é o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O inseto é um conhecido vetor de enfermidades, tais como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Outras pragas também podem invadir o reservatório para saciar a sede. Baratas, pombos e ratos são apenas algumas delas. Portanto todos esses seres costumam carregar fungos, bactérias e outros agentes nocivos à saúde humana.

Sem contar que criaturas maiores podem se afogar na caixa d’água. Portanto não é raro observar pedaços de bichos mortos, já em estado de decomposição, nos recipientes que apresentam conservação precária.

Atenção: limpar o reservatório regularmente é uma atitude indispensável para preservar tanto seu patrimônio material quanto a saúde das pessoas. A higienização em dia ainda garante a longevidade do equipamento, de forma que você não precisa arcar com conserto nem substituição de peças.

Riscos na limpeza de caixa d’água

blank

Nem toda pessoa leiga consegue executar esse tipo de tarefa. Além da dificuldade ergonômica para chegar a um local de difícil acesso, a falta de experiência pode, inclusive, resultar nos temidos acidentes em caixa d’água. Os perigos incluem:

Contaminação por bactérias e protozoários;

Intoxicação, devido à decomposição de matéria orgânica no interior do recipiente;

Asfixia/claustrofobia por causa da baixa quantidade de oxigênio em alguns reservatórios;

Escorregões e quedas.

Diante de todos esses riscos, o que vale mais a pena: pagar pelo preço da limpeza de caixa d’água ou pagar a conta do hospital? Fica a reflexão.

Quando usar ajuda profissional na limpeza da caixa de água

Está na legislação: conforme a Lei nº 9.751/92, todos os prédios públicos e particulares têm que assegurar os padrões de potabilidade da água para o consumo humano. A inobservância da regra pode render multa ou a interdição de estabelecimentos comerciais.

É por esse motivo (e pelo risco de acidentes) que recomendamos o auxílio de uma empresa especializada para a limpeza de caixa d’água industrial, empresarial ou em condomínio de moradia.

Os profissionais utilizam compostos para a desinfecção bacteriológica do reservatório. Portanto são produtos específicos para a função, que não danificam as estruturas internas, não agridem o meio ambiente e muito menos põem em risco a saúde dos consumidores.

Junto a isso, cabe lembrar que os reservatórios de certas edificações ficam em locais quase inacessíveis. Quando se trata de um prédio comercial, uma planta fabril ou mesmo um residencial, às vezes é necessário subir no telhado ou escalar uma torre para chegar ao equipamento.

Nessas situações, a equipe responsável pela limpeza de caixa d’água profissional precisa de treinamento específico para trabalho em altura. Também deve-se observar alguns protocolos de segurança, como o uso de equipamentos de proteção.

A Kioto Dedetizadora oferece serviços de limpeza de caixa d’água de alta qualidade, contando não apenas com profissionais altamente treinados e experientes, mas também com equipamentos modernos. Nosso objetivo primordial é garantir a segurança da água potável da sua residência ou empresa, assegurando, assim, um ambiente saudável. Além disso, realizamos a limpeza de forma eficiente e precisa, levando em consideração todas as normas de higiene e segurança. Sabemos plenamente a importância da limpeza de caixa d’água para a saúde e bem-estar das pessoas, razão pela qual trabalhamos com seriedade, comprometimento e transparência.

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

plugins premium WordPress
blank

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉