Você sabe dizer quando foi feita a última limpeza na caixa d’água da sua casa ou condomínio? A água que utilizamos diariamente passa por processos de tratamento e chega em nossas casas limpa e própria para o consumo. Portanto essa água fica armazenada nas caixas que precisam ser limpas regularmente para garantir que tenhamos uma água boa e de qualidade. Limpeza de caixa d’água – importância e recomendações
Vamos trazer aqui informações sobre os problemas e até doenças causadas pela utilização de água contaminada. Além disso, você saberá mais sobre a importância e frequência com que a limpeza da caixa d’água deve ser realizada.
Uso da água no dia a dia
Cozinhar, lavar roupas, tomar banho, higiene pessoal e diversas atividades. Por este motivo, investir na limpeza adequada da caixa d’água é a garantia de não oferecer riscos para a saúde de quem a consome. Portanto seus familiares, clientes, colaboradores e os moradores do condomínio não podem correr qualquer risco.
A água é um recurso natural e essencial no dia a dia de todos. Portanto grande parte da população esquece que além de necessitar de limpeza periódica para garantir a qualidade da água, é preciso estar atento à vedação da caixa. Caso tenha qualquer abertura, existe ali o risco de contaminação.
Sabemos que a água passa por um processo de purificação na estação de tratamento até chegar às nossas casas. Portanto essa água, quando chega, fica armazenada na caixa d’água, que é o nosso reservatório.
Água purificada
Para que essa água continue livre de impurezas, é preciso alguns cuidados. A caixa d’água deve estar sempre tampada para que se evite o contato com animais como ratos, baratas, pombos, morcegos e insetos que podem causar males como diarreias, verminoses, febre tifóide, hepatite entre outros.
A falta de cuidados com a caixa d’água de nossas residências pode ocasionar outros problemas, como entupimentos devido a sujeira acumulada no fundo da caixa; surgimento de algas que podem liberar toxinas ou, a mais freqüente, bactérias e protozoários que provocam sérios problemas de saúde para quem consome essa água. Portanto se a caixa estiver destampada ela também pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.
Caso não seja limpa periodicamente, pode alterar a qualidade da água do reservatório e favorecer o desenvolvimento de microrganismos potencialmente patogênicos, e consequentemente, de biofilmes.
O problema dos biofilmes em caixas d’água e reservatórios
Os biofilmes são complexas comunidades microbianas, normalmente produzidas por bactérias, mas podem ser também consórcios de outros microrganismos, como fungos, protozoários e algas. Além disso, essa estrutura tem resistência a tratamentos antimicrobianos e à maioria dos sanitizantes, como o cloro.
Uma vez formada, as células podem se desprender, tornando a água um possível veículo de transmissão de bactérias aos alimentos.
Imagine uma empresa, comércio ou restaurante que negligencie a limpeza dos seus reservatórios de água? Em casos de contaminação da equipe ou dos clientes, o prejuízo certamente será maior do que o investimento na limpeza. Na sua casa, deixar de realizar a limpeza da caixa d’água pode colocar em risco a sua saúde e a da sua família.
Por estes motivos, investir e ter total atenção com a limpeza da caixa d’água é uma atividade que deve fazer parte da rotina das empresas e da sua casa. Além disso, realizar este serviço com uma empresa especializada é a garantia da qualidade na sua execução.
O que diz a Anvisa?
A Portaria nº 2.914 da ANVISA, tem uma série de regras para as diferentes áreas ligadas ao abastecimento de água.
O art.13 da portaria é voltado para os responsáveis pela administração de sistemas de armazenamento e abastecimento de água.
I – Exercer o controle da qualidade da água;
II – Garantir a operação e a manutenção das instalações destinadas ao abastecimento de água potável em conformidade com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das demais normas pertinentes;
III – Manter e controlar a qualidade da água produzida e distribuída, nos termos desta Portaria, por meio de: controle operacional do(s) ponto(s) de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição, quando aplicável;
exigência, junto aos fornecedores, do laudo de atendimento dos requisitos de saúde estabelecidos em norma técnica da ABNT para o controle de qualidade dos produtos químicos utilizados no tratamento de água;
exigência, junto aos fornecedores, do laudo de inocuidade dos materiais utilizados na produção e distribuição que tenham contato com a água;
capacitação e atualização técnica de todos os profissionais que atuam de forma direta no fornecimento e controle da qualidade da água para consumo humano
Ou seja, quem administra prédios e imóveis com caixas d’água precisa garantir a limpeza correta do reservatório.
As Responsabilidade do síndico nos condomínios
Portanto vale lembrar que o síndico é responsável também por esse quesito no condomínio, e que se algum condômino passar mal devido a má qualidade da água, ele poderá ser acionado, inclusive judicialmente.
Quando realizar a limpeza da caixa d’água?
A cada seis meses a limpeza deve ser feita, para garantir que a água armazenada permaneça limpa e própria para o consumo. Portanto este prazo é o mesmo para empresas, comércios, restaurantes e para residências.
E como já citado, um detalhe importante a ser observado para manter a limpeza da caixa d’água é a tampa. Portanto a caixa deve estar sempre bem vedada, impedindo a entrada de insetos, sujeiras externas, animais, objetos e outras coisas que possam prejudicar a qualidade da água.
Limpeza de Caixa d’água
A realização deste tipo de serviço envolve tanto a limpeza de reservatórios superiores (caixas d’água) quanto inferiores (cisternas de água potável). Grande parte das bactérias existentes na água para consumo humano são encontradas nos depósitos de água, por isso é fundamental a limpeza e a higienização periódica.
Em outras palavras, o procedimento de limpeza de caixa d’água visa melhorar a qualidade da água por meio da eliminação de resíduos e microrganismos que acabam constantemente se instalando nas paredes dos reservatórios.
Duração
Segundo as normas técnicas, os estabelecimentos são obrigados a realizarem a execução semestral de limpeza e higienização dos reservatórios de água. Portanto a análise bacteriológica após a execução do serviço também é de caráter obrigatório.
Para a correta limpeza e higienização dos compartimentos hídricos, a Kioto Dedetizadora faz uso de mão de obra treinada, além de seguir obrigatoriamente os protocolos determinados abaixo:
Fechar o registro, impedindo a entrada de água na cisterna;
Esvaziar o reservatório até o nível de detritos decantados no fundo, para que este não penetre na tubulação;
Fechar barriletes das caixas d’água;
Retirar todos os detritos decantados no interior da caixa d’água ou cisterna;
Escovar só com água o fundo, lado e teto do reservatório, retirando bem a sujeira, nunca utilizando produto de limpeza;
Enxaguar todo o interior do local pronto para higienizar;
Sugar a água resultante dessa limpeza;
Clorar os mesmos com hipoclorito de sódio com medidas compatíveis com a cubagem da área tratada.
A Kioto Dedetizadora conta com o serviço de limpeza e higienização de caixa d’água, feita por profissionais capacitados e prontos para te ajudar. Após a execução da tarefa, realizamos uma análise bacteriológica para verificar se sua água está de acordo com as normas exigidas pela Organização Mundial da Saúde.
Contrate agora ou tire suas dúvidas com nossa equipe especializada através do link do WhatsApp disponível na sua tela.