Motivos para não usar receitas caseiras no controle de cupins. Cupins não são fáceis de controlar, não tente fazer isso sozinho. É uma das pragas mais difíceis de controlar, isto é um fato. Existem várias razões para isto, a começar pelo fato de que eles constroem ninhos secundários, muitas vezes difícil de localizar à primeira vista por um técnico especializado em descupinização, ainda mais por uma pessoa leiga no assunto.
Cupins destroem não só móveis como cadeiras, mesas, estantes, mas também podem invadir a parede das casas e atingir madeiramentos estruturais além de subir por tubulações. Um exemplo é o caso do cupim subterrâneo que atinge o primeiro andar de um prédio e que pode chegar a infestar a cobertura do prédio.
Só se alimentam de produtos de celulose e seus derivados, tais como móveis, papéis, vigas de madeira e outros madeiramentos estruturais. Não consomem concreto, mas podem passar através dos microporos do concreto atingindo estruturas de madeiramento.
Atinge preferencialmente madeira de baixa qualidade, isso porque tem dificuldade de perfurar madeiras como maçaranduba, mogno e jacarandá, que tem alta densidade.
Não há uma receita contra cupins, é essencial contar com componentes profissionais práticos para eliminar esses insetos destruidores. Os principais e mais eficientes cupinicidas do mercado só podem ser utilizados por controladoras de pragas. Além disso, dependendo do nível de infestação, só uma descupinização pode resolver.
Um tratamento inadequado contra cupins pode aumentar e piorar os prejuízos. Isso porque, com o tempo, o cupinzeiro só vai aumentando de tamanho. Não adianta matar alguns membros da colônia se não eliminar a origem do problema. Além disso, algumas espécies do inseto podem migrar para outros locais.
Cuidado com uma receita contra cupins que só vai piorar a situação
Os cupins podem provocar verdadeiras destruições na sua residência e empresa. Além de objetos de madeira, os insetos podem inutilizar móveis, roupas e até documentos importantes. Por isso, não conte com uma receita contra cupins para livrar seu espaço dessas pragas urbanas. Esses são os motivos para não usar receitas caseiras no controle de cupins
O serviço indicado para eliminar os insetos é a descupinização, em vez de uma receita contra cupins. Dessa forma, a população dos insetos é abolida com segurança para você e seus familiares.
Depois, você deve realizar ações preventivas para evitar uma reinfestação. Isso inclui contratar o serviço recorrente de descupinização, escolher móveis com madeiras que repelem os cupins, não receber objetos sem uma inspeção prévia, realizar um tratamento preventivo nos locais que contêm celulose.
O que não usar?
Não utilize nenhuma solução caseira. Segundo o Biólogo Francisco Andrade, diretor técnico da Tecnomad “Querosene, óleo queimado, óleo desengripante e gasolina possuem cheiro muito forte e composição tóxica para os cupins, mas não apresentam o que chamamos de efeito residual”.
Outras receitas “mais naturais” como utilizar óleo de casca de laranja, vinagre, ácido bórico, óleo de cravo, Aloe vera (babosa), sal e até a estratégia de colocar uma caixa de papelão próximo do local da infestação e esperar que os cupins migrem para a caixa de papelão não são eficazes, sendo muitas vezes apenas repelentes (não matam os cupins) ou são perigosos, como utilizar o ácido bórico, que exige luvas e máscaras para sua manipulação.
Por que produtos caseiros não funcionam?
Se eu disser que querosene não mata cupim estaremos mentindo. Todos esses produtos e soluções caseiras matam os cupins. Porém não possuem efeito residual.
Mas o que é efeito residual?
Produtos como querosene, gasolina, entre outros, passam rapidamente são quase que instantâneos.
Produtos utilizados por empresas especializadas tem o efeito residual, isto é, seu efeito é prolongado e chegam a durar meses, dependendo da peça tratada.
O barato sai caro
Certamente esse é o maio motivos para não usar receitas caseiras no controle de cupins. Enquanto você pensa que matou o cupinzeiro ou a colônia, utilizando as fórmulas caseiras, novas colônias estão sendo formadas. Isso porque existem certas espécies de cupim muito agressivas. Nestas colônias existem milhares de cupins e estes podem alcançar 100 m de raio de distância do foco inicial.
Uma descupinização mal planejada utilizando produtos sem eficácia pode sair caro para o seu bolso. Possivelmente irá matar os cupins que estão em contato direto com a madeira, contudo não atingirá a colônia. Sendo assim utilizar produtos caseiros que não tem a sua eficiência comprovada cientificamente pode causar mais prejuízos. Você acha que resolveu o problema e não se preocupa mais, enquanto milhares deles estão infestando rodapés, paredes, atrás de armários, quadros. Enfim, podem colonizar novos lugares ou continuar presentes “invisíveis” na própria peça ou estrutura.
Lei
No Estado do Rio de Janeiro, a prestação de serviços de controle de vetores e pragas urbanas é uma atividade regulada pelo Inea, em cumprimento às determinações legais de âmbito federal e estadual.
Na legislação federal, essa atividade está contemplada nos artigos 5º e 9º da Instrução Normativa Ibama nº 141, de 19 de dezembro de 2006, e na RDC Anvisa nº 52, de 22 de outubro de 2009.
No âmbito estadual, o art. 7º do Decreto RJ nº 480, de 25 de novembro de 1975, o art. 10º do Decreto-lei RJ n° 230, de 18 de julho de 1975, e o art. 8º da Lei RJ nº 3972, de 24 de setembro de 2002, disciplinam o setor.
Com base nessa legislação, o Inea, por meio de Normas Operacionais (NOPs), organiza a operacionalidade das empresas prestadoras desses serviços em todo o território do Estado do Rio de Janeiro, concedendo-lhes a Licença Ambiental Simplificada (LAS), documento único que habilita esses empreendimentos à prestação desses serviços.
Medidas preventivas
Uma boa forma de evitar as infestações é tomar as devidas precauções. Ou seja, evitar que o cupim chegue à sua casa. Seguem algumas dicas para você evitá-los:
• Retire as madeiras do seu quintal.
• Mantenha seu de móveis limpos e lustrados, neste caso, como medidas preventivas podem ser utilizados óleos. Pois estes têm efeito apenas repelente e não matam os cupins.
• Instale telas de proteção. Cupins alados entram por nossas portas e janelas em busca de um novo local para fazer o ninho, principalmente no verão. Se você evitar que estes cupins voadores entrem na sua casa eles não farão a colônia.
• Prefira móveis envernizados ou pintados
• Compre móveis de madeira preferencialmente novos, evitando a compra de móveis usados. Você não sabe a procedência deste móvel. Se ele estiver infectado de cupins pode infestar sua casa toda.
Combatendo o mal pela raiz
Não basta um olhar atento. É necessário ser rápido no combate aos cupins. Uma vez identificado um foco, o ideal é chamar uma empresa especializada e reconhecida por sua eficácia para eliminá-lo, fazer uma busca por outros possíveis focos e criar barreiras químicas.
Curiosidades
Há mais de 3 mil espécies conhecidas. São pequenos, medem entre 0,2 cm até 2,5 cm, porém a rainha chega a 6 cm. Normalmente apresentam cor avermelhada, dispõem de um par de antenas e um par de asas (somente a rainha e o rei).
Habitat/Comportamento
Constroem seu ninho no interior de madeiras secas, pois possuem vários túneis internos, que podem chegar a 6 metros. Como as formigas e as abelhas, os cupins também são organizados por castas e apresentam polimorfismo, ou seja, cada casta tem uma forma distinta. As castas são divididas em rei e rainha (para a produção de ovos), soldados (que protegem o ninho, pois possuem mandíbulas para esmagar e cortar adversários) e operárias (para construção e alimento), que são cegas e estéreis. As operárias e os soldados vivem de um a dois anos e a rainha e o rei vivem entre 15 e 20 anos. Em uma colônia, existem ainda os alados, que são reprodutores adultos que, na época da revoada, abandonam os ninhos para se reproduzirem e formar novas colônias.
Alimentação
Alimentam-se, principalmente, de madeira, porém também podem comer material formado por celulose, como papel, tecidos etc.
Reprodução
Na época da reprodução, os machos e as fêmeas enxameiam ou revoam. Depois perdem as asas, caem no solo e formam casais reais. A rainha produz diariamente até 7mil ovos. Ao contrário das formigas e das abelhas, que se reproduzem só uma vez, a fêmea precisa ser fecundada periodicamente e, por isso, o macho permanece junto da rainha.
Características
O cupim subterrâneo, por exemplo, tem hábitos extremamente agressivos: ataca madeiras estruturais e peças de madeira que estão em contato direto com a alvenaria. Geralmente produz ninhos em locais inacessíveis e/ou imperceptíveis a humanos.
Já os cupins de madeira possuem um potencial de destruição enorme, geralmente constroem o ninho na própria madeira que infestam e pode haver mais de um ninho na mesma peça de madeira, o que costuma resultar na destruição total da estrutura. Gostam de móveis antigos, livros, tecidos, quadros e qualquer estrutura com celulose.
Conclusão
Como visto acima, os maiores motivos para não usar receitas caseiras no controle de cupins, por isso existem diversas razões para considerarmos os cupins como as pragas mais difíceis de se controlar. Existem várias receitas caseiras que prometem acabar com eles, mas como vimos elas não os matam. Muitas vezes somente servem como repelente. Alguns destes produtos podem até matar os que estão mais aparentes, mas como não tem efeito prolongado (residual) os cupins que estão mais escondidos e que não tiveram contato direto com a solução caseira permanecem comendo a madeira. E o pior …. você acha que eliminou toda a colônia! Quando se dá conta a madeira já está infestada novamente. Além disso, muitos destes produtos causam intoxicações fortes causando diversos problemas de saúde. A melhor forma de evitar uma infestação é através de medidas preventivas. Caso você esteja com problemas de cupins em sua casa, escritório, comércio ou empresa, chame uma empresa especializada em descupinização.
O serviço de descupinização na Kioto Dedetizadora começa com uma visita técnica sem compromisso e custos para identificação do grau de infestação e realização de orçamento.
Além disso, oferecemos até dois anos de garantia com base nos serviços de descupinização realizados. Todo serviço conta com um Certificado de Assistência Técnica, onde há um detalhamento pertinente ao serviço realizado.
Conte com a gente!
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!