O verão e as baratas

pragas e vetores durante viagem

O verão e as baratas. Na verdade, todas as pragas urbanas aumentam em épocas mais quentes e chuvosas. O calor faz com que os insetos e animais se proliferam mais, como escorpiões, mosquitos e moscas. As temperaturas mais altas facilitam a reprodução – o metabolismo é acelerado e as baratas chegam à maturidade sexual mais rápido.

As baratas, no geral, aparecem mais no calor. As duas espécies mais comuns no país são Blatella germânica – conhecida como baratinha, francesinha ou paulistinha – e Periplaneta americana – chamada de cascuda e voadora. A primeira é menor e mais encontrada na cozinha, nos ônibus, em eletrodomésticos, em frestas de azulejos, no metrô. A Periplaneta americana é maior, gosta de ficar no esgoto, se alimenta de fezes, e é menos vista dentro de casa.

Mas por que os insetos aparecem mais nesta época?

Como já citamos anteriormente, o calor aumenta o metabolismo dos insetos, fazendo com que eles alcancem a maturidade sexual rapidamente e assim, comecem a se reproduzir logo. Além disso, nos meses mais quentes o ser humano é mais propenso a formar resíduos que os insetos buscam como alimento, por isso acabam ficando mais expostos ao nosso convívio.

Algumas ações simples pode resolver isso:

Recolha o lixo regularmente, principalmente depois do almoço quando se tem restos de comida e opte por lixeiras com tampa;

Evite o acúmulo de água em pratos de vasos de plantas, garrafas e pneus, pois estes são ótimos lugares para a reprodução do mosquito da dengue;

Deixe as mesas e pisos sempre limpos evitando migalhas de comida espalhadas, pois elas são muito atrativas para as baratas e formigas;

Coloque telas de proteção contra os insetos nas janelas, assim o ambiente fica arejado e livre de moscas e mosquitos.

As baratas são realmente mais sujas que os outros insetos?

Não necessariamente. No Brasil, a Blatella germânica vive escondida dentro das casas, numa fresta de azulejo, dentro do liquidificador – às vezes não estão sobrevivendo em um ambiente sujo. Uma mosca, por exemplo, que pousa em fezes na rua, em feridas, pode trazer mais sujeira.

A Periplaneta americana, a “voadora”que vive mais no esgoto, é tão suja quanto os ratos, e mais que outros insetos da mesma família, como a “baratinha”.

Todas as baratas são voadoras?

As baratas têm, em média, 3 a 4 anos de vida. Durante a fase adulta, geralmente a partir dos 2 anos, elas têm asas desenvolvidas. A natureza delas, no entanto, é de locomoção rápida com as patas. Só às vezes, costumam voar.

Por que é comum vê-las nos ônibus pela cidade?

As pragas urbanas procriam de acordo com os quatro “As”:

Água

Abrigo

Alimento

Acesso

Os ônibus têm água (principalmente da chuva que entra). As pessoas deixam cair comida. O local é um bom abrigo e de fácil acesso. Por isso, se torna um bom ambiente para a procriação das baratas.

Elas ficam, na verdade, escondidas entre os bancos, embaixo das poltronas. Quando o ambiente é desestabilizado – o ônibus começa a andar, ou uma pessoa senta no banco – elas aparecem.

Como limpar a casa e evitar a presença delas?

Manter a casa limpa, sem restos de comida e vazamentos de água.

Deixar frutas mais maduras guardadas;

Secar a escova de dentes para não acumular água com resto de comida no fundo do pote;

Não deixar os sacos de lixo e lixeira abertos;

Checar e lavar eletrodomésticos que estão há muito tempo fechados.

Porque as baratas são tão difíceis de matar?

As baratas tem alta capacidade reprodutiva, colocam muitos ovos durante sua vida, tem cuidado parental com sua prole, ou seja, carregam em seu abdômen seus ovos. Eles ficam envolvidos por uma capa que os protege contra predadores, condições ambientais adversas (tais como dessecação) e inseticidas. Fora isso, as baratas desenvolveram ao longo dos tempos a capacidade de serem resistentes contra inseticidas sprays muito utilizados pela população. 

Doenças que podem ser causadas por baratas

blank

Baratas são animais noturnos que circulam livremente, principalmente durante a noite enquanto dormimos. O pico de atividade destes insetos são as noites quentes e úmidas típicas do verão. Elas vem dos encanamentos da pia, ralos, pelo esgoto, enfim uma série de locais contaminados. Carregam em seu corpo, patas e asas uma grande quantidade de microrganismos patogênicos, ou seja, causadores de doenças, tais como vírus e bactérias. A seguir listamos algumas destas doenças que por vezes, você leitor, não faz ideia que as baratas poderiam ser transmissoras.

Doenças

Diarreia – principal forma de transmissão é a oral-fecal. A barata passa por vários locais contaminados e carrega em suas patas e abdômen bactérias como a Shigella e a Salmonella (Salmonelose). Ao passar por alimentos, louças, talheres e outros utensílios domésticos acabam contaminando-os. Quando as pessoas consomem os alimentos e utilizam os objetos contaminados e contrai a bactéria que provoca a diarreia (disenteria bacteriana).

Dermatites – a principal forma de transmissão é pelo contato direto do inseto com a pele humana. Ao entrar em contato com nossa pele a barata passa uma substância irritante provocando a alergia. Os sintomas são coceira, vermelhidão e formação de bolhas na pele.

Alergias – causadas pelo contato com a poeira que se misturou com os restos de baratas, como asas ou patas secas (em decomposição) ou dos ferormônios que ela deixa por onde ela passa. Essas partes têm substâncias que ao entrarem em contato com nossas vias respiratórias provocam os processos alérgicos.

Asma – A asma é a alergia crônica que ataca principalmente as crianças. Segundo alguns médicos infectologistas, a principal causa da asma não são os grãos de poeira no ar, nem os pelos de cachorros ou de gatos ou o pólen do ar externo. Acredite se quiser: o principal fator para os casos mais graves de asma seriam as baratas.

Pneumonia – A principal forma de transmissão é pelas vias respiratórias. A inalação de poeira com partes da barata seca (já em decomposição) e também de suas fezes podem transmitir os microrganismos  (vírus, bactérias e protozoários) causadores de pneumonia, que ficam suspensos no ar.

Catsaridafobia – É uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo ou fobia de baratas. Não é frescura, deve ser tratada como qualquer outra síndrome (medo de altura, de local fechado, de escuro).

Como controlar uma infestação?

blank

Os inseticidas que são vendidos nos supermercados são medida paliativa, não funcionam para controlar as infestações. Para resolver com segurança, só contratando uma equipe para usar produtos específicos de controle em regiões urbanas e/ou residências.

Manter o ambiente sempre limpo e não acumular lixo são ações importantes para evitar a proliferação dessa praga, porém a forma mais segura de evitar uma infestação é realizando a dedetização do local.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.. 

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

plugins premium WordPress
blank

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉