Pragas mais comuns na Primavera

As temperaturas sobem, os dias contêm mais horas de luz e as pragas mais comuns na Primavera começam a proliferar-se, o que pode originar-se em danos materiais e de saúde. Portanto é nesse período que ocorre a transição de muitas delas para a fase adulta e também é quando encontram alimento em abundância e clima adequado para crescer.

 Na primavera, é o momento propício para que milhares e milhares de insetos, roedores e aves, que estavam mais coibidos durante o outono e o inverno, comecem a reproduzir-se e procurar alimento com muito mais intensidade do que precisavam.

Pragas mais comuns na Primavera:

Dentre os tipos mais comuns de pragas estão: térmitas ou cupins, moscas, formigas, pulgões,  baratas, mosquitos e vespas. Já as doenças são causadas por fungos, bactérias e vírus, que provocam mofos e manchas em folhas e outras partes das plantas, levando ao apodrecimento.

Térmitas ou cupins

O cupim é um inseto, portanto invertebrado, pertencente à ordem Isoptera, também sendo conhecido como térmita, siriri ou aleluia, dependendo da região. Com mais de 2.000 espécies catalogadas em todo o mundo. Portanto os cupins são famosos por causar prejuízos econômicos, destruindo objetos de madeira e outros materiais com base em celulose.

Também causa grandes prejuízos em plantações e cultivos agrícolas, apesar de apenas 10% das espécies serem conhecidas por atacar plantas. Dadas essas características, é natural que sejam reconhecidos como pragas, mas possuem também uma importante função ecológica na natureza.


Formigas

As formigas são insetos que vivem em sociedade. Portanto costumam aparecer nas épocas mais quentes do ano.  Em cada colônia de formigas há muitas rainhas que são responsáveis pela reprodução e que podem viver até 18 anos.

Os alimentos que mais chamam a atenção são açúcares, gorduras e carnes. Portanto locais limpos precariamente são na certa chamarisco para as formigas.


Pulgões

Os pulgões são insetos pequenos (1,5 a 3,0 mm), de corpo mole e piriforme, com antenas longas, de tonalidade que varia entre amarelo-claro, verde, marrom e preto. Se alimentam da seiva das plantas, causando danos diretos, pois provoca murcha generalizada, o enrugamento das folhas e a paralisação do desenvolvimento das plantas.

Lagarta

Lagarta é o nome dado para alguns insetos quando estão na sua fase inicial da metamorfose. São insetos que na fase jovem devoram as folhas. Para uma rápida identificação é fácil perceber as bordas das folhas com marcas de mastigação, elas possuem hábito noturno e seu controle deve ser feito muito rápido, pois podem acabar com a planta em poucos dias.

Moscas

Uma das espécies mais presentes em áreas urbanas são as moscasElas polinizam as plantas, consomem corpos em decomposição, comem a lama dos canos de esgoto, estragam as colheitas, espalham doenças, matam aranhas e caçam libélulas.

É um inseto incômodo, que rodeia locais com alimentos expostos e detritos para depositar seus ovos e se nutrir. Ao pousar, pode deixar nas superfícies alimentícias diversos microrganismos como parasitas, bactérias e vírus, por exemplo. Possuem aproximadamente 30 dias de vida.

Baratas

Existentes a mais de 300 milhões de anos, as baratas já somam cerca de 5.000 espécies no mundo. Portanto estão por toda parte. Têm espécie que vive no esgoto, enquanto outras preferem cozinhas e despensas. Quando você menos espera, surge uma cascuda no meio da sala.

As baratas, como todas as pragas, são atraídas por qualquer fonte de comida, pelo que a sujidade induz uma refeição fácil, logo dever-se-á proceder no imediato à limpeza dos pratos e eliminar os restos de comida adequadamente.

Mosquitos

As principais características desta espécie são: – Animal de pequenas dimensões com cor negra e manchas brancas no corpo e nas patas. O mosquito fêmea é o único responsável pela picada, portanto, pela transmissão da doença ao Homem.

É preciso estar bem atento para que os mosquitos não se proliferam no nosso local de moradia ou trabalho. portanto vasos sanitários sem uso; Bandejas de geladeira; Ralos; Garrafas e outros recipientes expostos ao ar livre são situações ideais para multiplicação desses seres indesejáveis e que podem nos transmitir muitas doenças, como Dengue, Zika e Chikungunya.

Medidas simples podem ser tomadas a fim de reduzir problemas ocasionados pela pragas mais comuns na Primavera:  

1. Baratas

– Vedação e limpeza de caixas de gordura e esgoto;

– Fechamento de ralos com tampas apropriadas;

– Vedação com borrachas da parte inferior de portas de acesso externo;

– Limpeza e vedação de lixeiras e tubos de queda;

– Eliminação de lixo com tampas e sacos plásticos. O recolhimento deve ser diário;

– Acondicionamento de alimentos em recipientes fechados;

– Estoque em estrados suspensos do chão com altura mínima de 10cm e afastados das paredes;

– Reparo de frestas de azulejos, acabamentos de paredes, bancadas, teto, feito com cimento branco e, também com silicone;

– Limpeza de locais de abrigo, tais como: base de ventiladores, prateleiras, atrás de quadros inteiros de armários;

– Higienização diária dos pisos após expediente.

2. Formigas

– Manter limpos armários, pias e bancadas;

– Guardar alimentos em potes;

– Guardar açucareiro na geladeira;

– Vedar frestas nas pias e azulejos.

3. Pulgas

– Calafetar frestas em pisos de madeira;

– Catação do animal doméstico e banhos no veterinário com anti-pulgas;

– Realizar aspiração e varreduras freqüentes;

– Lavar tapetes e carpetes freqüentemente;

– Higienizar com frequência diária os canis, lavando inclusive as paredes.

4. Traças

– Evitar acúmulo de papéis e tecidos;

– A varredura ou aspiração deve ser feita de seis em seis meses.

5. Moscas

– No controle de moscas é importante a higiene sanitária, como manter lixeiras limpas, com sacos plásticos e tampadas, desentupimento de esgotos sanitários, limpeza diária de banheiros, lavagens de depósito de lixo e, se possível, que o depósito de lixo seja refrigerado.

6. Mosquitos

– As medidas auxiliares iniciais consistem na eliminação de criadouros disponíveis para o desenvolvimento das formas jovens. Portanto desta forma, devemos eliminar todos os locais e objetos que retenham água como vasilhames, pneus, sucatas, caixas d’água abertas, valas, calhas. É aconselhável a utilização de telas nas janelas.

7.Cupins

– Evite acúmulo inadequado de papel;

– Ao construir é recomendável tratar previamente as madeiras a serem utilizadas;

– Utilizar telas de 2 cm em locais como: bibliotecas e arquivos.

8. Lacraias

– Controle requer a remoção de vegetação rente à estruturas e entulhos, solucionar problemas de umidade;

– Providenciar a remoção de entulhos e retirada de folhas;

– Controle de baratas;

– Vedar frestas estruturais do lado de fora da residência.

Contrate uma empresa de dedetização

Essa é uma dica de ouro tanto para prevenção quanto para eliminação em casos de já haver infestação. Contratar uma empresa especializada no controle das pragas mais comuns na primavera é de fato a forma mais segura de garantir que você e sua família não serão surpreendidos por qualquer tipo de praga.

O serviço de dedetização na Kioto Dedetizadora começa com uma visita técnica sem compromisso e custos para identificação do grau de infestação e realização de orçamento.

Além disso, oferecemos até dois anos de garantia com base nos serviços realizados. Portanto todo serviço conta com um Certificado de Assistência Técnica, onde há um detalhamento pertinente.

Conte com a Kioto Dedetizadora para essa missão!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

blank

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉