Reações alérgicas a picadas de insetos

Algum inseto picou você ou sua família? Toda picada causa algum tipo de irritação ou inchaço, por outro lado algumas pessoas apresentam reações mais graves que vão desde o inchaço total do membro afetado até ao choque anafilático. No texto de hoje vamos conhecer as reações alérgicas a picadas de insetos, os causadores, o que fazer e como prevenir essas ameaças.

Em primeiro lugar reações alérgicas a picadas de insetos não demonstra fragilidade do seu organismo, muito pelo contrário, revela que ele está tentando se defender bravamente contra invasores indesejados. Portanto esse tipo de resposta do organismo varia de pessoa para pessoa e pode se manifestar de forma leve, moderada ou grave.

Ao ocorrer uma picada ou mordida de insetos, as células humanas chamadas mastócitos produzem anticorpos para combater as toxinas. Portanto quando os anticorpos encontram as toxinas acaba liberando histamina, uma substância que aumenta a circulação sanguínea desencadeando coceira, vermelhidão e inchaço. Quando essa reação é local está tudo bem, o problema é quando se tem uma hipersensibilidade no organismo inteiro a ponto de colocar a vida da pessoa em risco. Em poucos segundos pode ocorrer queda da pressão, taquicardia, inchaços da cabeça aos pés, obstrução das vias aéreas, náuseas e suores intensos, caracterizando-se o choque anafilático (anafilaxia), como resultado levando a morte.


Tipos de inseto causadores de alergia

As reações às picadas ou mordidas podem ser causadas por dois tipos de insetos, os sugadores (hematófagos), ou os que injetam veneno (himenópteros).

1. Sugadores ou Hematófogos

São mosquitos, carrapatos e pulgas. Geralmente causam reações a crianças nos primeiros anos de vida e vai depender do número de picadas e do grau de sensibilidade do indivíduo afetado. Os aspectos das lesões são bem parecidas, costumam ter de 3 a 10mm em forma de circunferência avermelhada. Em casos mais graves aparece um ponto central hemorrágico que posteriormente é substituído por uma bolha de sangue, podendo haver infecção secundária no local.



2. Injetores de veneno ou Himenópteros

São vespas, abelhas, lacraias, aranhas, escorpiões e formigas. Geralmente as picadas desses insetos ocorrem por descuido, pisando em formigueiros, ou tentando retirar uma colmeia de abelhas. Acima de tudo a gravidade da reação alérgica vai depender do tipo de inseto, da espécie, do local da picada e da sensibilidade da pessoa.

blank

Neste grupo há risco de anafilaxia, uma reação aguda e muitas vezes grave, podendo começar subitamente em menos de um minuto até poucas horas após a picada em que a pessoa desenvolveu a hipersensibilidade causando a asfixia. Certamente pode ser fatal se o socorro não for rápido

Tratamentos

O único jeito de alguém descobrir se é alérgico a insetos é se for picado, pois testes só são aplicados em quem já sofreu algum tipo de reação. Portanto o resultado sendo positivo, se faz o uso de vacinas com alérgenos, para tentar deixar o organismo imune aos efeitos de picadas e mordidas. Da mesma forma em casos de reações severas com risco de anafilaxia, a pessoa deve ser levada imediatamente ao hospital. Os principais sinais de choque anafilático são:

  • Queda súbita da pressão arterial;
  • Sensação de desmaio ou desmaio;
  • Tonturas ou confusão mental;
  • Inchaços na região da face e boca;
  • Extrema dificuldade em respirar



O que fazer para acabar com os insetos na minha residência?

Certamente a prevenção maior é evitar as picadas de inseto, da seguinte forma:

  • Usar repelentes. 
  • Instalação de mosquiteiros e telas nas janelas.
  • Evitar sujeira no terreno ou água parada para evitar a proliferação de mosquitos.
  • Tratar pulgas, carrapatos e outros parasitas presentes em animais domésticos
  • Solicitar ao bombeiro ou zoonoses de sua cidade, a retirada de colmeias e ninhos de vespas. 
  • Considere também o uso de repelentes elétricos. 
  • Manutenção do ambiente mantendo limpo e dedetizado.

São ações simples, mas que impedem a infestação dos insetos causadores de reações alérgicas. Portanto procure um médico mesmo nos casos que julgar simples para que ele possa desenvolver o diagnóstico e tratamentos adequados. Por fim, mantenha o ambiente sempre dedetizado. 

A Kioto atua no ramo de dedetização e desinsetização há mais de 35 anos na cidade do Rio de Janeiro e utiliza produtos e acessórios de última geração em prol de um serviço de qualidade para todos os nossos clientes.

Conheça nossos planos de assinatura mensal, a partir de R$39,00 por mês, que garante uma aplicação no momento da contratação e um reforço após 180 dias, além de assistência técnica o ano inteiro.

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!



blank

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉