
Estar no mesmo local que as pragas urbanas é motivo de preocupação e estresse para muitas pessoas, especialmente quando se trata das aranhas. Além de serem um incômodo para os fóbicos, elas também representam uma ameaça devido à peçonha que carregam consigo. Isso reforça a importância dos cuidados contra a reprodução de aranhas.
Sorrateiras e silenciosas, as aranhas chegam sem que as pessoas percebam e se escondem nos mais diversos locais. Pontos escusos e com pouca movimentação favorecem a reprodução das aranhas, que passa despercebida até que aconteçam acidentes domésticos com crianças, jovens, adultos, idosos e até mesmo animais de estimação.
Namoro das aranhas

Nas aranhas, machos podem competir entre si antes de procurar uma fêmea para cópula ou adotam a poligamia. Nesse caso, eles podem agregar teias e viver em conjunto com um certo grau de socialidade ou ficarem na mesma teia, havendo uma hierarquia entre machos alfas ou machos parasitas. Machos também podem ser devorados pelas fêmeas durante/após a cópula
Ainda em termos de aranhas, algumas caçadoras realizam uma dança para atraírem suas fêmeas e copular, as papa-moscas australianas Maratus volans. Em termos de rei do romantismo, quem leva o mérito são as aranhas da família Trechaleidae, em que machos de algumas espécies dessa família presenteiam fêmeas antes da cópula, em um emaranhado de fios de seda. Eles podem dar um presente verdadeiro (com a presença de insetos, uma oferta de comida) ou um presente falso.
Entenda como é feito a reprodução das aranhas
As aranhas são animais que se reproduzem de maneiras diferentes. Algumas espécies reproduzem-se por acasalamento, outras por reprodução partenogenética (sem acasalamento). No acasalamento, os machos produzem um pacote de esperma (chamado de sêmen) e o oferecem às fêmeas. Elas o aceitam ou não. Se aceitarem, a fêmea pode armazenar o sêmen e fertilizar-se posteriormente. Na reprodução partenogenética, a fêmea produz filhotes sem a necessidade de acasalamento com machos. Os filhotes são clones da mãe e possuem o mesmo material genético. No entanto, muitas espécies de aranha também são capazes de reprodução mista, que é um tipo de reprodução que combina ambas as formas.
A vida das aranhas resumida em 4 etapas
1. Ovo
Estágio inicial do desenvolvimento das aranhas em que a fêmea realiza a postura dos ovos. O número de ovos pode variar conforme a espécie. Mas, em geral, pode chegar a 1.000 ovos de uma única vez.
2. Filhote
Época em que os filhotes eclodem do ovo e são totalmente dependentes da mãe para a alimentação e proteção. Este período marca o início de mudanças físicas significativas à medida que os filhotes crescem e se desenvolvem.
3. Muda
Fase relacionada à troca do exoesqueleto das aranhas, que será importante para a adaptação dos aracnídeos no reino animal.
4. Adulto
Fase final da reprodução das aranhas em que os adultos atingem a maturidade sexual. Isso significa que os machos e fêmeas estão prontos para iniciar um novo ciclo de vida e vão em busca de seus parceiros.
Elas se multiplicam rapidamente?

Depende da espécie de aranha. Algumas espécies de aranhas se reproduzem rapidamente, enquanto outras são mais lentas. Por exemplo, aranhas de jardim de pequeno porte, como a aranha-lobo, têm ciclos de reprodução curtos; enquanto as aranhas-douradas podem levar vários anos para se reproduzirem. Além disso, algumas espécies de aranhas partenogenéticas (que não precisam de acasalamento) podem se reproduzir muito rapidamente, pois uma fêmea pode produzir milhares de clones em pouco tempo.
Quantas aranhas são necessárias para ser considerado uma infestação?
Isso depende de quem você perguntar. Algumas pessoas consideram qualquer número de aranhas uma infestação, enquanto outras só consideram um problema de saúde pública quando há mais de uma dúzia de aranhas. No entanto, algumas espécies de aranhas, como as aranhas-marrom e as aranhas-douradas, são mais propensas à infestação do que outras e, nesses casos, até algumas poucas aranhas podem ser consideradas uma infestação.
O que fazer para evitar a reprodução de aranhas?
A principal estratégia contra a reprodução de aranhas é a prevenção baseada em cuidados simples, mas essenciais para a proteção das pessoas contra acidentes domésticos. Eliminar as vias de acesso, fechar frestas e buracos nas paredes, não acumular entulho e manter os quintais com a vegetação baixa são as principais ações.
O serviço de uma empresa controladora de pragas também é uma excelente metodologia de prevenção, pois acompanha tratamentos específicos que inibem o desenvolvimento dos aracnídeos. Dessa forma, é possível evitar que a reprodução de aranhas aconteça ao aplicar protocolos de combate assertivos e personalizados.
Manter o ambiente sempre limpo e não acumular lixo são ações importantes para evitar a proliferação dessa praga, porém a forma mais segura de evitar uma infestação é realizando a dedetização do local.
Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento..
Conte com a gente!
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!