(21) 2502-0303 / 97204-1820
blank

Sanitização de Ambientes. O que é, e para que serve?

No cenário atual em que estamos vivendo,  com a  pandemia do  Coronavírus,  e todas as doenças já  existentes, e as que estão surgindo, ocorrem muitas dúvidas a respeito de como realizar  de forma correta e segura a manutenção da limpeza dos ambientes, e quais os procedimentos mais indicados, para proteção e cuidados. Seja sanitização, higienização, desinfecção,  conseguindo assim conter a proliferação de vírus e bactérias que tanto nos assustam e preocupa.

Segundo a Resolução nº 14 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a RDC 14/2007, a sanitização consiste em reduzir microrganismos críticos para saúde pública em níveis considerados seguros. Portanto na prática, é um processo que deixa o ambiente seguro no quesito de microrganismos.

Ultimamente muito tem se falado em sanitização, desinfecção, higienização e esterilização.  Mas o que realmente na linguagem popular quer dizer cada um desses termos, o que nos proporciona cada um desses serviços e como podemos contratá-los de forma segura por uma empresa que trabalhe com eficiência e eficácia?

Lembrando, que todos esses serviços somente serão realmente eficientes se  realizados  por profissionais capacitados e que trabalhem com produtos de qualidade. 

 Quando pensamos na segurança  da nossa família, temos muitas dúvidas relacionadas a todo processo de cada serviço. O isolamento do local, o intervalo de uso dos produtos, o tipo de serviço para cada caso. Portanto se faz muito necessário o atendimento por uma empresa conceituada, e que trabalhe com produtos de qualidade.

Como todos os termos têm conceitos diferentes, vamos explicar um pouco de cada um , ajudando você a escolher da forma mais acertada cada serviço no momento ideal.

Limpeza

Limpeza é a remoção da sujeira de superfícies, reduzindo o número de microrganismos presentes. Estamos falando de gordura, poeira, ou qualquer outro resíduo acumulado no local. Portanto, se utilizar um produto químico no processo convencional de limpeza, com esfregação e enxágue, há uma redução de até 60% de microbiologia. Mas  somente a limpeza por si, sem processos adequados e produtos químicos corretos,  não alcançarão o resultado esperado .

Higienização

Higienização é o ato ou efeito de higienizar, de tornar higiênico ou limpo um ambiente, local ou superfície. Serve para dar um acabamento a limpeza. É o estabelecimento das condições de limpeza ou salubridade necessárias à prevenção ou ao combate de doenças. Esse é o procedimento mais indicado para a segurança sanitária da sua residência.

 Desinfecção

A desinfecção  trata da remoção ou da eliminação dos micro-organismos no modo vegetativo.

É um processo realizado com produtos altamente eficientes eliminando assim até  99,99% dos microrganismos.

 A desinfecção é classificada em alguns níveis:

  • tempo insuficiente de exposição ao germicida;
  • limpeza prévia mal feita;
  • PH e temperatura do processo;
  • solução germicida com ação ineficiente.

Com a pandemia da COVID-19, assim como o isolamento social, serviços de desinfecção passaram a ser ainda mais necessários para reduzir a transmissão da doença.

Esterilização

A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogenados, álcoois, para esse método é indicado principalmente para aqueles materiais que não podem ser expostos a calor ou a agentes líquidos. Desse modo, não existe forma melhor para processar materiais respiratórios e de endoscopia. Vale destacar que esse procedimento não é algo simples. Eróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Sanitização

blank

Conforme  falamos anteriormente, segundo a RDC 14/2007, sanitização significa reduzir microrganismos críticos para saúde pública em níveis considerados seguros. Na prática, é um processo que deixa o ambiente seguro no quesito de microrganismo. É um trabalho realizado com objetivo de combater bactérias, ácaros e fungos. Além disso, a sanitização protege você e sua casa dos agentes invisíveis causadores de alergias. Portanto também elimina odores desagradáveis deixando um ambiente saudável e agradável para sua família.

A sanitização é um processo que utiliza produtos específicos de forma adequada realizada por profissionais capacitados. Sabemos que somente limpeza, com produtos que encontramos nos supermercados não vão atingir o objetivo que é deixar o ambiente limpo e seguro com um resultado mais completo. Portanto a sanitização também contribui na conservação de alimentos e objetos, sem mofos e bactérias. Por esse motivo, precisamos ter em mente que é necessário realizar o processo regularmente.

E como funciona o tratamento?
Pulverização: Ocorre através de nebulização com termonebulizador elétrico, em superfícies como: paredes, móveis, corredores, estofados (exceto os de couros ou napa), cortinas e/ou área externa, portas, portais e maçanetas.

Aplicação Espacial: Consiste na aplicação aérea através de uma névoa fina, sendo realizado na área interna e externa do ambiente tratado.

Existem 02 tipos de aplicação:

1) Termonebulização: Consiste na aplicação com equipamento portátil, produzindo névoa, normalmente usada em interiores de instalações.

2) Nebulização em BV (Baixo Volume): Consiste na aplicação com equipamento Costal Motorizado sendo recomendado para locais tais como área externa, garagens, etc.

Prevenção

Antes de contratar uma empresa para realizar esse procedimento em seu estabelecimento ou residência, não esqueça de pesquisar a fundo sobre os equipamentos utilizados, as licenças e permissões exigidas pela Anvisa e avaliações do público geral.

A Kioto Dedetizadora atua no ramo de desinsetização e sanitização há mais de 35 anos pelo Rio de Janeiro e região metropolitana. Conte conosco!

Contrate agora ou tire suas dúvidas com nossa equipe especializada através do link do WhatsApp disponível na sua tela.

Baratas

Cupins e Brocas

Formigas

Lacraias

Limpeza de Caixa D’Água

Moscas

Mosquitos

Percevejos

Pulgas e Carrapatos

Ratos

Sanitização

Traças