Verão época de proliferação de baratas

Verão época de proliferação de baratas. A onda de calor dos últimos dias provocou uma verdadeira infestação de baratas no Rio de Janeiro. Elas estão aparecendo em quase todos os lugares, como calçadas, dentro de casa, nas garagens dos prédios e até dentro dos ônibus. As altas temperaturas normalmente causam uma proliferação maior de insetos, pois estimulam a reprodução deles. Esta situação é mais comum no verão, entre dezembro e fevereiro. Mas neste ano, começou mais cedo.

O aumento da temperatura faz com que as baratas atinjam a maturidade sexual mais rápido: elas saem da fase jovem para a fase adulta. E com isso acabam se reproduzindo muito mais. Teoricamente, elas se reproduzem mais no verão porque os ovos precisam ser colocados em ambientes úmidos e quentes. Mas agora, nessa época do ano, elas acabam entendendo que também podem se reproduzir. 

Tipos de baratas no país

Dois tipos de baratas são mais comuns no país: aquela que normalmente aparece em casa, conhecida como “baratinha“ ou “paulistinha”, da espécie Blatella germanica; e a voadora, da espécie Periplaneta americana, que se alimenta de fezes e costuma ficar mais no esgoto, aparecendo menos nas ruas.

As “baratinhas” gostam de ambientes quentes, úmidos e que tenham restos de comida. Por isso que dentro de casa, é comum encontrá-las nas frestas do piso de tacos, frestas de azulejo, no interior do sofá e até dentro de liquidificadores que a gente não limpa direito. A gente costuma dizer que elas são as limpadoras do ambiente. Elas se alimentam de matéria em decomposição.  

Segundo a especialista, as baratas gostam de procriar em ambientes onde existem quatro “As”:  água, alimento, acesso fácil e abrigo. Por isso, elas estão aparecendo até dentro dos ônibus. 

“O ônibus tem água, pois quando é lavado algumas gotas ficam acumuladas em alguns locais escondidos, o que também ocorre em períodos de chuva; tem resto de comida porque as pessoas deixam cair e o veículo nem sempre é limpo diariamente; é de fácil acesso, a barata sai da rua e entra direto no ônibus; e tem abrigo. Então é um ambiente perfeito para elas”.

Formas de evitar a proliferação de baratas

Segundo a professora, a melhor forma de evitar a presença de baratas é limpar bem a casa com frequência e contratar uma empresa de dedetização de vez em quando.

No banheiro, um dos locais que elas adoram é o copo que muita gente usa para deixar escovas e pasta de dente. É bom secar muito bem a escova de dente e aquele copinho. 

A cozinha é outro lugar onde as pessoas devem tomar bastante cuidado. Não deixar saco de lixo aberto, secar bem os eletrodomésticos e limpar direitinho, deixar as frutas mais maduras na geladeira porque se elas já estiverem decompondo, vão atrair baratas.

Baratas transmitem doenças

Baratas são animais noturnos que circulam livremente, principalmente durante a noite enquanto dormimos. O pico de atividade destes insetos são as noites quentes e úmidas típicas do verão. Elas vem dos encanamentos da pia, ralos, pelo esgoto, enfim uma série de locais contaminados. Carregam em seu corpo, patas e asas uma grande quantidade de microrganismos patogênicos, ou seja, causadores de doenças, tais como vírus e bactérias. A seguir listamos algumas destas doenças que por vezes, você leitor, não faz ideia que as baratas poderiam ser transmissoras.

Diarreia

Principal forma de transmissão é a oral-fecal. A barata passa por vários locais contaminados e carrega em suas patas e abdômen bactérias como a Shigella e a Salmonella (Salmonelose). Ao passar por alimentos, louças, talheres e outros utensílios domésticos acabam contaminando-os. Quando as pessoas consomem os alimentos e utilizam os objetos contaminados contraiu a bactéria que provoca a diarreia (disenteria bacteriana).

Dermatites

A principal forma de transmissão é pelo contato direto do inseto com a pele humana. Ao entrar em contato com nossa pele a barata passa uma substância irritante provocando a alergia. Os sintomas são coceira, vermelhidão e formação de bolhas na pele.

Alergias

Causadas pelo contato com a poeira que se misturou com os restos de baratas, como asas ou patas secas (em decomposição) ou dos feromônios que ela deixa por onde ela passa. Essas partes têm substâncias que ao entrarem em contato com nossas vias respiratórias provocam os processos alérgicos.

Asma

A asma é a alergia crônica que ataca principalmente as crianças. Segundo alguns médicos infectologistas, a principal causa da asma não são os grãos de poeira no ar, nem pelos de cachorros ou de gatos ou o pólen do ar externo. Acredite se quiser: o principal fator para os casos mais graves de asma seriam as baratas.

Pneumonia

A principal forma de transmissão é pelas vias respiratórias. A inalação de poeira com partes da barata seca (já em decomposição) e também de suas fezes podem transmitir os microrganismos  (vírus, bactérias e protozoários) causadores de pneumonia, que ficam suspensos no ar.

Catsaridafobia

É uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo ou fobia de baratas. Não é frescura, deve ser tratada como qualquer outra síndrome (medo de altura, de local fechado, de escuro).

Dicas para manter as baratas longe da sua casa

Mantenha a sua residência sempre limpa, em especial a cozinha e os banheiros.  

Não deixe restos de comida e objetos engordurados acumulados sobre a pia.

Remova o lixo diariamente. Jogar o lixo fora somente nos dias que o lixeiro vier recolher o lixo. Isso evita que pessoas e animais revirem o seu lixo e deixem sua calçada suja.

Se não for possível, você pode armazenar seu lixo em local adequado como galões com tampas. Mantenha os galões sempre limpos para que não junte chorume no fundo

Evite fazer lanchinhos no quarto ou na sala ou enquanto usa o computador. Farelos podem cair pela casa ou no teclado atraindo baratas. 

Descarte caixas de papelão e outros materiais, como pilhas de jornais e revistas, etc.

Evite deixar a comida e água do seu animal de estimação no chão da cozinha ou área de serviço. Este pode ser uma fonte de suprimento alimentar para baratas.

Feche os ralos dos banheiros, cozinhas e área de serviço.

Mantenha as caixas de gordura e esgoto bem vedadas.

A importância de fazer o controle contra baratas

blank

Verão época de proliferação de baratas. Baratas são repugnantes, não é mesmo? Elas vivem em esgotos, encanamentos de pia e muitos outros lugares onde estão em contato direto com microrganismos patogênicos, ou seja, organismos muito pequenos que causam doenças. Carregam no seu corpo uma grande quantidade destes seres microscópicos, que ao passarem em nossa louça, talheres, pratos, alimentos, etc. acabam contaminando-os. 

Além das doenças , baratas podem trazer prejuízos de ordem econômica. Podem fazer seus ninhos em equipamentos eletroeletrônicos tais como computadores, motores de geladeiras, torradeiras, etc. 

Mesmo após uma dedetização é preciso estar atento para não haver reinfestações.

As reinfestações podem ocorrer pois os ovos das baratas são envelopados por uma capa (ootecas) que impede que o inseticida atinja os ovos. A consequência disso é que entre 15 a 30 dias depois de dedetização um ambiente pode voltar a ter filhotes de barata que crescem rapidamente e se tornam adultos. Infestando novamente o local.

Outra forma de reinfestação é o ambiente externo de sua casa. É preciso tomar muito cuidado com o que entra em nossa casa. É necessário estar atento principalmente às caixas de papelão e as caixas que vem da rua.  Nestas podem estar presentes ovos de baratas (ootecas), filhotes de baratas (ninfas) e até baratas adultas. O ciclo de vida desses insetos é muito rápido, logo as baratas ficam adultas e voltam a se multiplicar.

A Kioto Dedetizadora oferece uma garantia de 06 meses. Por isso devemos realizar a dedetização 2 vezes ao ano

Manter o ambiente sempre limpo e não acumular lixo são ações importantes para evitar a proliferação dessa praga, porém a forma mais segura de evitar uma infestação é realizando a desinsetização do local.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.. 

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

blank

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉