Ligue Agora

(21) 2502-0303

7 Curiosidades sobre ácaros e percevejos

Mesmo que a sua casa seja o exemplo de limpeza e que você aplique diariamente todas as práticas de higiene, milhares de pequenos seres estão espalhados pelo colchão, almofadas, travesseiros e prontos a devorar restos da sua pele – e até seu sangue. Estamos falando dos ácaros e dos percevejos! Confira algumas curiosidades sobre eles. 7 Curiosidades sobre ácaros e percevejos.

1 – Reis da alergia

Os ácaros são aracnídeos (mesma classe das aranhas) minúsculos, visíveis apenas com microscópio. Portanto a proliferação deles em nossas casas, em especial no colchão e no travesseiro, é um dos principais fatores que desencadeiam crises respiratórias alérgicas.

2 – Existem mais de 50 mil espécies de ácaros

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que a subclasse Acari está dentro da classe Arachnida. Isso significa que as espécies que são parentes de aranhas, escorpiões, solífugos, opiliões e carrapatos.

Cerca de 50 mil espécies de ácaros foram descritas até o momento, como indicam os estudos. No entanto, estima-se que existam outras 500 mil que ainda não foram descobertas ou classificadas. Sem dúvida, é um dos maiores grupos biológicos que existem.

3 – Percevejo de cama

Os percevejos de cama (bed bugs) são insetos tão perigosos e presentes no cotidiano quanto baratas, mosquitos e outros. Apesar disso, eles não são comentados como outras pragas. Isso porque foram praticamente extintos na década de 60 e voltaram agora com força total. Saiba que seus locais preferidos para abrigo são estofados, fendas nas paredes, molduras, roupas, poltronas, camas e outros espaços similares.

Os percevejos de cama medem no máximo 0,64 cm de comprimento. Por causa dessa característica, torna-se extremamente difícil perceber sua presença. Esse fato pode agravar os problemas para os indivíduos. Já que os insetos não possuem preferência por uma parte do corpo humano para se alimentar, qualquer exposição corporal pode ser favorável.

Sua alimentação leva cerca de 3 a 10 minutos para ocorrer e o hospedeiro quase nunca percebe a situação de imediato. Portanto o primeiro passo para combater a presença e os riscos oferecidos por essas pequenas pragas é ter maior conhecimento sobre a espécie.

4 – Sangue na madrugada

As pessoas frequentemente se perguntam por que um percevejo não acorda seu hospedeiro humano quando se alimenta. A resposta é que as substâncias da saliva do percevejo agem como um anestésico e promovem o aumento do fluxo sanguíneo no local da picada, tornando o processo de alimentação rápido e quase indolor.   

Percevejos de cama são muito inteligentes, com um instinto de sobrevivência, os percevejos são muito técnicos e espertos. Eles sabem ficar fora do seu alcance durante o dia, escondendo-se em fendas, frestas, móveis, atrás de papéis, paredes, colchões, estrados da cama, baú, rodapés, atrás de quadros e em molduras.   

Esses insetos sugadores de sangue são atraídos para você por causa do calor do corpo e do dióxido de carbono que você expele. Movendo-se em sua cama ou mobília, eles simplesmente têm acesso fácil a você enquanto você dorme.  

Se você acompanhar as notícias e tiver visto toda a atenção que os percevejos de cama receberam nos últimos anos, você pode pensar que sabe tudo o que há para saber sobre essa praga.  

Eles se alimentam de humanos enquanto dormem, eles causam coceira e inchaços vermelhos, eles são difíceis de se livrar! Mas esses insetos traquinas têm muitos segredos que você pode se surpreender ao aprender. 

5 – Alergia a ácaros: um problema de saúde pública

O principal alérgeno que os ácaros apresentam em sua estrutura corporal é a tropomiosina, uma proteína encontrada nos citoesqueletos de actina de muitos seres vivos (incluindo os que nos interessam aqui). Também causam reação algumas das enzimas presentes em suas fezes, que podem ser inaladas diretamente devido ao seu tamanho microscópico.

Os sintomas mais comuns de alergia aos ácaros são tosse, olhos vermelhos, nariz entupido e agravamento da asma em pacientes que já apresentam dificuldades respiratórias. Conforme indicado pelo portal HealthLine,  os anti-histamínicos e a limpeza do ambiente são os melhores aliados para as pessoas alérgicas.

6 – Coceirinha indesejável

Ao contrário de insetos maiores, como aranhas, que é fácil sentir a picada, dificilmente você vai sentir dor se um percevejo de cama te morder. Para começar, o tamanho dele não possibilita que ele gere um grande desconforto.  

Além disso, esse inseto libera uma espécie de anestésico quando morde. Ou seja, a região ficará levemente anestesiada e provavelmente você não vai sentir nada.   

O que geralmente incomoda as pessoas não é a picada do percevejo de cama em si, mas as reações alérgicas depois que ela acontece.  

A reação mais comum é o surgimento de pequenas lesões de cerca de 5 mm. Caso haja uma grande quantidade de mordidas em um local específico, vai parecer que você tem uma erupção generalizada.   

Geralmente a pessoa também sente muita coceira no local onde a picada ocorreu. Em alguns casos, isso pode desencadear uma infecção bacteriana, pois quando você coça e arranha a região, ela abre portas para a entrada de vários tipos de agentes nocivos.   

Por isso, se sentir coceira em alguma região do corpo que seja visível, tente observar primeiro, para ver se não existe alguma lesão no local provocada por picada de inseto.   

E caso haja, procure aliviar o desconforto sem provocar arranhaduras na pele. Esse cuidado simples pode evitar problemas muito mais sérios e que podem colocar em risco a sua saúde.  

7 – Veneno neles

Essa é uma das coisas mais interessantes, e até mesmo assustadoras, sobre o percevejo de cama. Assim como todos os insetos, ele possui o sangue frio.   

Isso quer dizer que se as temperaturas caem, a temperatura corporal dele também fica mais baixa. E com isso o metabolismo se torna mais lento.   

Por conta disso, ele pode ficar até três meses sem se alimentar, apenas inerte em um local. Contudo, a alimentação deles é parte fundamental do ciclo de vida.   

Eles precisam do sangue para todos os seus estágios de vida. Principalmente para a reprodução. Por conta disso, dificilmente esse inseto ficará tanto tempo sem se alimentar.   

O percevejo de cama é um bichinho que pode gerar muito incômodo. Por conta disso, sempre faça a dedetização dos ambientes onde vive para evitar proliferação.   

Confirmada a infestação por percevejos, o ideal é chamar uma empresa especializada e solicitar um tratamento com pesticidas na casa.

Manter o ambiente sempre limpo e não acumular lixo são ações importantes para evitar a proliferação dessa praga, porém a forma mais segura de evitar uma infestação é realizando a dedetização do local.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.. 

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉