Ligue Agora

(21) 2502-0303

Como identificar e acabar com cupim?

Como identificar e acabar com cupim? Silenciosamente, eles invadem as residências em busca de abrigo, do calor e, aos poucos, deixam um rastro de destruição. Os cupins são assim, entram sem pedir licença e  comem o que enxergam pela frente. 

Por serem visitantes discretos, podem ficar anos hospedados em um imóvel sem que os moradores percebam. E, muitas vezes, quando são descobertos, já é tarde demais. Então, mesmo que não seja um problema aparente, é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar a presença dos cupins.

Como saber se tem cupim em casa

Os cupins são insetos que buscam lugares úmidos, para se abrigarem do calor, e celulose como fonte de alimentação. Em épocas de temperaturas altas, eles entram nas residências e procuram ambientes com essas características. 

Existem dois tipos mais comuns: os de madeira seca – que se instalam em móveis, portas, batentes e rodapé, e os subterrâneos – que preferem ambientes mais escuros e úmidos, como decks, assoalhos, tacos e outros locais. Ambos deixam sinais que podem ser identificados a tempo de evitar grandes estragos, confira abaixo.

Insetos em volta da lâmpada 

Você já se perguntou por que os insetos voadores ficam em volta das lâmpadas? Geralmente, os insetos de hábitos noturnos se guiam pela luz da lua. Acontece que o brilho das lâmpadas, principalmente as do tipo LED, acaba confundindo o senso de direção deles. Por isso, sentem-se atraídos e podem invadir o interior das casas.

Asas de insetos

Na fase adulta, os cupins ganham asas e são popularmente chamados de aleluias (siriris). Nesse estágio, o inseto sai do cupinzeiro, voa e se reproduz. Depois, perde as asas e morre. Então, a presença de insetos voadores ou de asas de cupim pela casa pode indicar o início de uma infestação.

Rachaduras, buracos e barulhos

Em pequenas quantidades, os cupins são imperceptíveis. Mas, conforme a colônia cresce, o prejuízo se torna mais visível e audível também. Eles corroem a madeira de dentro para fora, deixando buracos. Assim, é possível identificar quando isso acontece. Basta dar batidinhas na tábua para ouvir a diferença no som da área atingida.

Aliás, alguns ouvidos mais sensíveis conseguem escutar até o barulho dos cupins mastigando, que é bem parecido com o de papel sendo amassado. Essa é uma evidência de infestação.

Nesse ponto, as rachaduras e os buracos nos móveis também são perceptíveis. A camada de madeira que sobra é tão fina que chega a se esfarelar

Farelo de madeira

Você já viu farelos ou granulados nas peças de madeira? Cuidado! Pode ser cocô de cupim. 

Os cupins de madeira seca produzem um resíduo marrom ou acastanhado. Esse pozinho, similar à serragem, nada mais é do que cocô. É um sinal claro de que esses insetos estão em plena atividade.

Geralmente, quando isso é perceptível, a colônia pode já ter dominado a peça de madeira, deixando-a com estrutura totalmente atingida e danificada pela infestação.

Caminhos de terra nas paredes

Os cupins subterrâneos se escondem em locais úmidos, como assoalhos de madeira. Mas, em algum momento da noite, esses visitantes saem em busca de alimento para levar à colônia. É uma espécie resistente, com mandíbulas fortes, que faz de tudo para conseguir chegar à madeira, destruindo o que estiver no caminho: paredes, tubulações de água e até fiações elétricas. 

A melhor forma de identificá-los é observar se existem rastros de terra pelas paredes e pelos cantos. Se houver muitas peças de madeira no local, eles podem deixar rastros até esses objetos.

Sujeira e pó do drywall ou gesso

Os cupins podem corroer o que estiver em seu caminho para abrir túneis à colônia. Eles podem fazer, inclusive, pequenos buracos em paredes de drywall ou revestimentos de gesso.

Áreas estufadas

Já deu para perceber que esses visitantes podem causar estragos muito além de buracos em peças de madeira. O piso e o teto podem ficar estufados e os parapeitos e batentes deformados com os ataques dos cupins, dando uma falsa impressão de infiltração. Um cheiro característico de mofo também pode ser sinal de infestação.

Madeira oca 

Se você bater na madeira e ouvir um baque suave ou um som oco, é bem claro que você tem cupins. Você pode usar uma chave de fenda para testar ainda mais: se você pressionar a ferramenta na madeira e ela ceder facilmente, não é um bom sinal.

O que causa o aparecimento de cupim?

Como os cupins precisam de umidade e escuridão para viver, pois podem morrer se forem expostos à luz do sol ou ao ar livre, é importante verificar se o imóvel possui focos de umidade e providenciar ajustes para manter os ambientes secos e limpos.

Para não ter imprevistos, o ideal é evitar a estocagem inadequada de madeira e seus derivados, além de observar com frequência os rodapés, móveis, forros, esquadrias e outras estruturas de madeira.

Em áreas externas, é importante proteger a superfície de madeira com tintas, vernizes ou outras coberturas apropriadas para vedar frestas e rachaduras.

Se há presença constante de aleluias, o melhor a se fazer é colocar telas em portas, janelas e outras aberturas para evitar a entrada delas.

Identificar o inseto

Os cupins são pequenos, chegando ao tamanho máximo de 2,5 cm, com patas finas e bem pequenas e antenas curtas presas em uma cabeça grande. A coloração pode variar conforme a espécie, mas, geralmente, eles são claros e possuem mandíbulas e cabeça avermelhadas. 

Diferença entre cupins subterrâneos e de madeira seca

Os subterrâneos vivem em madeira, solo e em qualquer pilha de compostagem ao redor de sua casa. Eles criam tubos de lama, ou estradas de madeira e solo, para viajar em sua casa. 

Este tipo geralmente causa mais danos do que os cupins de madeira seca, por causa de suas mandíbulas dente de serra. Com o tempo, os cupins subterrâneos podem desmoronar completamente um edifício. Suas colônias podem se tornar enormes, variando de 100.000 a até 1 milhão de cupins. 

Enquanto os subterrâneos requerem contato com o solo para viver, os cupins de madeira seca podem viver exclusivamente na madeira. Eles não criam tubos de lama para viajar e variam em cores. As colônias de madeira seca podem conter até 2.500 membros.

Como eliminar os cupins?

Certamente, todo mundo quer se livrar desse problemão, mas a solução DEFINITIVA para eliminar cupins não é tão simples!

Infelizmente, os inseticidas vendidos no varejo e receitas caseiras para eliminar cupins não são eficazes, pois tratam apenas uma pequena área no momento da aplicação, não chegando no núcleo da colônia! Outra desvantagem é que eles também não criam uma barreira protetora na casa e nos móveis para evitar novas infestações.

Então, como fazer para eliminar cupins de uma vez por todas?

Assim que você identificar uma revoada de cupins ou perceber outro sinais da presença do inseto, não gaste dinheiro com produtos que não vão dar resultado: procure uma dedetizadora especializada para uma avaliação técnica da situação. Confie em profissionais de empresas qualificadas em descupinização para descobrir onde estão as colônias dos insetos, qual sua extensão e volume e quais técnicas devem ser combinadas para eliminar a praga de forma eficaz.

Descupinização eficiente é com a Kioto Dedetizadora, pois somos altamente treinados e experientes para solucionar casos de infestação por cupim em madeiramento e estruturas diversas, afinal a eficiência do tratamento é fundamental já que os cupins são capazes de destruir bens e ocasionar enormes prejuízos.

A Kioto Dedetizadora oferece até dois anos de garantia com base nos serviços de descupinização realizados. Todo serviço conta com um Certificado de Assistência Técnica, onde há um detalhamento pertinente à atividade desempenhada. 

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.. 

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉