(21) 2502-0303 / 97204-1820

Cuidados com as formigas

As formigas são encontradas em todos os locais. E portanto fazem parte do grupo de insetos muito comuns e mais populares do mundo. São consideradas insetos sociais, porque vivem em sociedade e trabalham em grupo. Pertencem a Família Formicidae da ordem Hymenoptera. São seres invertebrados com o maior número de espécies do grupo dos insetos. Embora muita gente acredite ser inofensivas, as formigas podem transmitir muitas doenças devido circularem por lugares sujos, como lixo, feridas de bichos e animais em decomposição. Em alguns momentos as colônias são tão grandes que podem se tornar pragas bem difíceis de controlar. Cuidados com as formigas!

Temos o hábito de acreditar que formigas são seres inofensivos, porque não conhecemos as diversas espécies de formigas existentes. Algumas podem ser bem letais à saúde humana. Acredita-se que exista cerca de 20.000 espécies no mundo inteiro, mas no Brasil apenas cerca de 2.000 mil são conhecidas.

Alimentação:

A alimentação vai depender do tipo da formiga. A maioria delas é onívora, ou seja, comem de tudo, animais, vegetais e restos de alimentos humanos. As herbívoras se alimentam de seiva, néctar ou fungos. E as carnívoras se alimentam de animais mortos ou secreções de animais vivos.

Habitat

As formigas vivem em colônias e conseguem habitar praticamente todos os lugares, com exceção da Antártida e algumas ilhas remotas, devido às baixas temperaturas.

Tempo de vida

O tempo de vida vai depender de cada espécie, mas no geral a duração é de 4 meses.

Tipos de formigas venenosas

Mesmo algumas formigas sendo extremamente importantes para o equilíbrio do nosso ecossistema, existem algumas espécies que são bem letais aos seres humanos.

  • Formiga de Fogo
  • Formiga Buldogue
  • Formiga Africana
  • Formiga Cabo Verde

Formiga fogo

A formiga fogo, também conhecida como formiga-lava-pés, é uma espécie comum no Brasil. Elas vivem em ninhos e são de fácil identificação. Preferem campos e gramados abertos, mas também vivem nas cidades e áreas urbanizadas e gostam de climas amenos. São agressivas e portanto tem uma picada dolorosa. Por conter veneno, a picada provoca reações alérgicas nas pessoas, embora geralmente os sintomas mais comuns são coceiras e dor que passam em poucos segundos.

Em pessoas alérgicas a insetos as reações podem ser agressivas até levando à morte. Portanto o mais indicado numa ocorrência do tipo é tratar o ferimento com compressas frias e utilizar medicações à base de corticoides.



Formiga Bulldog

A formiga bulldog é conhecida pela ferocidade e determinação com que desfere ataques. Extremamente agressiva, não tem medo de outros insetos, animais e até mesmo seres humanos. Existem casos de mortes registrados devido a picada desta formiga.

Esta Formiga chega a medir 40 milímetros, tem a cor avermelhada e possui veneno em seu ferrão. Por outro lado, diferente das outras formigas, esta espécie tem uma visão aguçada e consegue enxergar seus inimigos a até 1 metro de distância. As colônias destas formigas são encontradas nos subsolos e costumam ter a entrada oculta para dar vantagens ao atacar inimigos ou presas. Ao atacar elas usam as mandíbulas para prender a vítima e espeta o ferrão com veneno. Portanto a picada é extremamente dolorosa e pode resultar em reações alérgicas perigosas.



Formiga Africana

As formigas africanas são extremamente ferozes e raramente são encontradas no Brasil. São conhecidas como predadora de cupins e tem uma característica peculiar onde resgatam seus soldados feridos em combate e os levam de volta ao ninhos segundo estudo publicado na revista americana “Science Advances” que foi realizado por uma equipe de cientistas alemães do Biocentro da Universidade de Wuerburg. Elas costumam chegar até 2 cm e tem uma picada dolorida podendo causar reações alérgicas.



Formiga cabo verde

Essa formiga é conhecida pela intensa dor causada por sua picada, causando desconforto entre as 12 e 24 horas após a picada e por isso ficou conhecida também como “formiga 24”. Elas costumam ter de 2 a 3 cm e tem a aparência de uma vespa sem asas, não costumam ser agressivas e apenas se defendem quando são atacadas, principalmente quando pisamos em seus ninhos. São encontradas no Brasil e costumam se estabelecer nas bases das árvores, pois além de predadoras também se alimentam de seiva e néctar das plantas.

Mesmo a grande maioria das espécies não possuindo veneno que levem os seres humanos a morte, é preciso grande cuidado com o local em que vivemos, pois esses insetos podem causar graves doenças tais como hepatite, tuberculose, diarreia, vômitos, infecções intestinais e estomacais.


Prevenção

Como são insetos presentes às vezes em locais de difícil acesso, e que se proliferam com rapidez, a prevenção ideal é manter a dedetização em dia durante todo o ano, com profissionais que tenham conhecimento técnico. Portanto essa é a ação mais importante para evitar a proliferação dessas pragas.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento. 

Receba nossa equipe em menos de 24 horas! 

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!





Baratas

Cupins e Brocas

Formigas

Lacraias

Limpeza de Caixa D’Água

Moscas

Mosquitos

Percevejos

Pulgas e Carrapatos

Ratos

Sanitização

Traças