Ligue Agora

(21) 2502-0303

Cupim: o que pode ser feito para combater e prevenir

Cupim: o que pode ser feito para combater e prevenir. Os cupins são insetos de grande importância ecológica, sobretudo para a aeração do solo. No entanto, podem se tornar uma praga urbana quando se reproduzem de forma descontrolada e infestam as partes de madeira das construções ou os móveis de casas e empresas. O problema não é só na cidade, na zona rural uma infestação de cupins pode comprometer o cultivo de raízes e hortaliças. Por isso, fazer o controle desses insetos é imprescindível para evitar danos e prejuízos.

O cupim

Por mais bizarro que pareça, os cupins são insetos organizados. Explicamos: considerados insetos eussociais (que vivem em colônias formadas por indivíduos especializados), eles se organizam em castas. Portanto cada indivíduo assume funções específicas, tais como a reprodução, defesa da colônia, coleta de alimentos, entre outras.

Considerado por muita gente como o principal inseto causador de prejuízos em centros urbanos, ele tem a sua sobrevivência atribuída ao calor e à umidade do ar. Portanto é comum acontecerem revoadas na primavera e no verão, mais perceptíveis no final da tarde e à noite, quando os cupins são atraídos pelas luzes artificiais.

Os locais preferidos do cupim

O cupim não é lá muito enjoado. Para ele, serve as guarnições de batentes de portas e janelas, móveis e armários embutidos, forros de madeira e rodapés. Eles também adoram invadir estantes cheias de livros que não são muito usados, ou seja, aquelas que você guarda os livros que já leu e “esquece” deles.

Dica: uma palinha do que a gente ainda vai tratar aqui no texto: portanto tire os livros do lugar, limpe a estante e os próprios livros. Essa atitude evita a instalação de colônias de cupins nas peças.

Quais são os tipos de cupins existentes?

Assim como abelhas e formigas, os cupins se organizam em papéis sociais dentro de suas colônias. Há os soldados, que cuidam da segurança do cupinzeiro; a rainha e o rei que se reproduzem dentro da colônia; os machos e fêmeas alados, responsáveis por espalhar a espécie para além do cupinzeiro; e os operários, que cuidam da alimentação, limpeza construção e outras tarefas necessárias para o funcionamento da colônia.

As famílias de cupins mais comuns no Brasil e que mais geram transtornos, são:

Kalotermitidae

É o tipo de cupim que infesta a madeira, formando ninhos em câmaras ou galerias.

Rhinotermididae

São os que causam os maiores problemas, podendo até mesmo derrubar paredes. São cupins subterrâneos, ou seja, constroem suas colônias total ou parcialmente abaixo do solo. No entanto, também podem formar ninhos em madeira, acima do solo.

Termitidae

São cupins que constroem colônias em forma de montes. Portanto é muito comum vê-los em áreas arborizadas, gramados, pastos e jardins.

Como identificar o cupim

No mundo dos insetos, tem muitas espécies parecidas. É bem fácil a gente confundir, caso não as conheça. Existem vários tipos, mas alguns deles estão mais presentes no nosso meio e são identificados desta maneira:

  •  “Pozinho” do cupim

Essa é uma das maneiras mais fáceis de identificar se o local está infestado de cupim. O acúmulo de um “pozinho” nos móveis de madeira, paredes, portas, forros e nas demais peças de madeira, é um sinal claro da sua existência. Esse pó acumulado tem a mesma cor da madeira que foi atacada, pois a colônia de cupim fez uma espécie de serragem da madeira.

Ao se deparar com o pó na sua casa ou empresa, faça a limpeza e espere até o dia seguinte. Havendo novamente o acúmulo deste tipo de pó, a notícia não é muito agradável: o local está infestado de cupim.

  • Características do inseto

O cupim que adora atacar a madeira tem cor branca, cerca de dois a três milímetros de tamanho, sobrevive dentro de objetos de madeiras ou tábuas.

O cupim subterrâneo

O chamado cupim subterrâneo é um dos mais agressivos. Ele se caracteriza por suas galerias de terra e pela criação de “túneis” para sua passagem nas paredes e fundações. Portanto a espécie cria cupinzeiros e não vive no interior da madeira, atacando-a quando quiser.

Apesar das características de sobrevivência e comportamento diferentes, é bem parecido com o cupim branco. Portanto a diferença mais visível está na cor, que é preta.

Rainha cupim e cupins com asas

O cupim rainha é o responsável pela reprodução dos cupins. Com proporções maiores que as demais, é a única capaz de se reproduzir. Ela é fecundada pelos zangões – os cupins de asas.

Se você notar diversos cupins com asas sobrevoando a sua casa ou empresa, você ou algum vizinho está com problemas. Por terem potencial elevado de criar novas colônias, é recomendado que sejam eliminadas antes de formar ainda mais colônias.

Quais os riscos de uma infestação de cupins?

Uma infestação de cupins pode destruir as estruturas de uma casa em apenas 4 meses. Isso porque eles podem formar colônias com milhões de insetos em pouco tempo, atacando não apenas as madeiras mais visíveis, como móveis, batentes de portas ou janelas. Portanto as espécies subterrâneas podem acometer a estrutura do imóvel, além das vigas do telhado e de sustentação.

Para empresas que vendem móveis ou trabalham com madeira, uma infestação de cupins significa grandes prejuízos. Portanto além da perda de produtos danificados, o problema pode se traduzir em uma crise de imagem e relacionamento com o cliente, se os insetos forem levados junto com a mercadoria para os imóveis dos compradores.

Dicas para prevenir e combater

Se for construir, verifique se o seu construtor vai usar madeiras naturalmente invulneráveis. Portanto ele deve conhecer quais são as espécies da sua região;

Após o término da construção, retire logo os restos de madeiras;

Evite armazenar madeiras e seus derivados de forma inadequada, principalmente nos lugares úmidos;

Verifique regularmente armários, estantes, rodapés, forros, esquadrias e outras estruturas de madeira;

Ao se deparar com madeiras infestadas, destrua elas. Portanto de preferência, queime-as em lugar adequado;

Instale telas em portas, janelas, basculantes e demais aberturas. Essas telas podem ser de malhas de 1,6 mm.

Na dúvida, principalmente se você já percebeu a forte investida dos cupins, entre em contato com uma empresa especializada para saber como acabar com cupim.

A forma mais segura de evitar uma infestação é realizando a descupinização do local.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.. 

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉