Ligue Agora

(21) 2502-0303

Doenças que podem ser causadas por baratas

Doenças que podem ser causadas por baratas, existentes a mais de 300 milhões de anos, as baratas já somam cerca de 5.000 espécies no mundo. O corpo das baratas tem formato ovular e deprimido. Portanto seu tamanho pode variar de alguns milímetros até quase 10 centímetros. A cabeça é curta, subtriangular, apresentando olhos compostos grandes e geralmente dois ocelos (olhos simples).

 Esses animais pertencem à ordem dos hemimetábolos, são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal.

As baratas são insetos de hábitos noturnos. Portanto durante o dia esconde-se em frestas de muros, embaixo de pedras ou em esgotos. Existem diversos tipos de baratas. As mais conhecidas são francesinha, barata americana e barata oriental.

Portanto segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes insetos são agentes transmissores de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e diarréia.

Tipos de baratas

Barata Francesinha

Conhecida também como baratinha ou barata alemã, a barata francesinha é uma verdadeira praga. Entretanto sendo a menor dos 3 tipos de baratas, ela é um desafio para o controle. Seu nome científico é Blatella Germânica e  mede cerca de 10 a 15 mm.

A barata francesinha possui asas, mas, ainda bem, não possui a capacidade de voar. É uma das baratas mais encontradas em restaurantes e geralmente se abrigam em locais quentes e com umidade.

O inseto é onívoro e detritívoro. Portanto sua fonte nutritiva preferencial são as carnes, açúcares e gorduras. Pode se alimentar de outros materiais quando há falta de comida, como cola e pasta de dente.

Barata Americana

Um dos tipos de baratas mais temidos é a barata americana, pois ela é a maior destas três espécies: mede cerca de 50 mm de comprimento. Ela é chamada também de barata de esgoto. Seu nome científico é Periplaneta Americana.

A barata americana possui asas e pode voar. Por este motivo ela é conhecida também como barata voadora, aquelas que chegam de surpresa quando você menos espera. Dá até um arrepio, já que essa situação não é nada agradável.

A barata americana, assim como a barata francesinha, também é um inseto onívoro e detritívoro. Possui preferência por alimentos ricos em carboidratos e gorduras. Mas, pode se alimentar de qualquer coisa.

Barata Oriental

A barata oriental é a menos comum dos três tipos de baratas. Mas, não é por isso que ela deve ser menos importante. Quando você menos espera uma barata oriental pode te visitar. O nome científico é Blatta Orientalis. Ela possui de 18 a 29 mm de comprimento.

A barata oriental tem a capacidade de voar, mas diferente da barata americana, ela só realiza voos curtos de até 3 metros. Esta espécie de barata é mais lenta em relação a sua locomoção e adaptação. Geralmente habita locais escuros e úmidos.

A espécie alimenta-se preferencialmente de matéria orgânica em decomposição. Por isso, pode ser encontrada mais facilmente perto de lixeiras. As baratas podem viver até um mês sem comida, mas apenas 2 semanas sem água.

Principais doenças causadas por baratas

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo, cerca de 20 espécies de baratas domésticas.

No meio urbano observamos o aumento contínuo da incidência de pragas de importância em saúde pública, principalmente quando negligenciamos os cuidados essenciais para mantê-las longe de nós. Por isso, é importante enfatizar quais são as principais doenças transmitidas por baratas e o que precisa ser feito para mantê-las afastadas.

Diarreia

Como a barata transita por muitos locais contaminados, ela acaba carregando nas patas e no abdômen bactérias como a Salmonella e a Shigella. Portanto quando elas passam por objetos como talheres, louças e até alimentos que possam ficar infectados, os seres humanos acabam contraindo esses patógenos pela via oral. 

Com a bactéria no corpo, é muito comum desenvolver casos de disenteria bacteriana, a famosa diarreia. Por isso, é sempre importante manter a organização e a limpeza do local, evitando atrair esses seres indesejados para o interior dos nossos lares e locais de trabalho. 

Hepatite A 

Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos ou água contaminados, inclusive  pelas baratas. A hepatite é uma inflamação que afeta o fígado. Seus sintomas incluem um cansaço acentuado, mal-estar, dores musculares, febre, falta de apetite, náuseas, vômito e icterícia. Este último gera uma coloração amarelada da pele e dos olhos. 

Essa doença pode ser prevenida com a vacina contra hepatite. Além disso, não existe nenhum tratamento que possa ser feito especificamente para esses casos. A recomendação é de repouso e suspensão de qualquer consumo de bebidas alcoólicas. 

Febre tifóide

A febre tifóide é desencadeada pela bactéria Salmonella typhi, que é transportada pela barata depois de ela transitar por fezes contaminadas, por exemplo. Muito comum em locais onde existe um saneamento precário, a ocorrência desse quadro é mais frequente nos países onde o acesso à água potável é limitado. 

Entre os sintomas percebidos da febre tifóide, estão a temperatura elevada do corpo, calafrios, intensa dor de cabeça, diarreia, dores musculares e abdominais e cansaço geral. Portanto a perda de peso e a hemorragia interna são complicações que podem decorrer desse quadro. 

Tuberculose 

A tuberculose é uma doença bacteriana que afeta principalmente os pulmões, mas que pode comprometer os ossos, os rins, o cérebro e outras partes do corpo. Ela é considerada grave e, normalmente, é transmitida pelas vias aéreas. No entanto, o que muitos não sabem é que ela está entre as doenças transmitidas por baratas. Os sintomas mais frequentes são: Febre alta; Sudorese noturna; Dores no peito; Tosse seca e prolongada;  Falta de apetite; Perda de peso. 

Nos casos mais graves, ainda ocorrem episódios como a dificuldade para respirar e a tosse com escarro ensanguentado — a hemoptise. 

Asma

Um outro problema – que não está associado ao transporte de impurezas por parte das baratas – é a asma. Entretanto pouco associado às baratas, o problema respiratório crônico encontrado  nesses insetos, um alérgeno é agravante. 

Em 2009, um estudo divulgado pela Escola de Medicina da Universidade de Boston relacionou a “asma de barata” ao aumento da doença entre crianças de baixa renda em zonas urbanas, tornando a asma um problema muito comum em orfanatos, por exemplo. Há ainda relatos de que, enquanto dormimos, as baratas podem percorrer regiões do nosso corpo, atraídas pelos fluidos nasais e orais. Isso pode levar a edemas oculares e dermatites atópicas.   

É muito importante ficar atento aos sintomas e procurar um médico o mais rápido possível. Em geral, as doenças transmitidas por baratas apresentam sintomas que podem ser confundidos com viroses comuns, mas é extremamente relevante entender o que está por trás do quadro, para que seja possível intervir o quanto antes.

Locais propícios à infestação

Cantos de cozinhas e banheiros;

Rede elétrica;

Ralos e encanamentos;

Tubulações;

Caixas de esgotos;

Como prevenir a infestação de baratas?

Para evitar a infestação de insetos é preciso que os ambientes estejam bem higienizados. Portanto essa medida simples previne a proliferação dessas pragas. Cuidados preventivos com limpeza e organização dos ambientes são os primeiros passos para o controle dessas pragas. Confira algumas dicas:

  • Não deixe sobras de alimentos nos locais;
  • Mantenha a casa limpa;
  • Manter alimentos em ambientes fechados;
  • Proteger ralos e tubulações;
  • Faça o controle de pragas.

Sem dúvidas esses pontos ajudam a manter o local longe das baratas, mas não evita completamente o aparecimento delas. A forma mais garantida e segura de realizar o controle de pragas é contratar uma empresa especializada em desinsetização.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.. 

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉