Ligue Agora

(21) 2502-0303

Picadas de Percevejos

Os percevejos são insetos minúsculos, sem asas, cujas picadas não costumam doer, mas podem causar reações cutâneas pruriginosas.

As infestações por percevejos tornaram-se mais comuns no mundo desenvolvido nos últimos anos. Os percevejos são achatados e se escondem em fissuras e fendas de colchões e em outras estruturas, como armações de camas, almofadas e paredes. As pessoas podem ver fezes ou sangue de percevejos em roupas de cama ou atrás de papéis de parede. Em outras regiões, eles se ocultam em estruturas como casas de barro e telhados de sapê

Parasitas

São organismos que vivem sobre ou dentro de outro organismo (o hospedeiro) e dependem do hospedeiro para se alimentarem e sobreviver. Os percevejos são parasitas, pois vivem de sugar o sangue de seres humanos e de alguns outros animais. Os mais comuns que afetam seres humanos são o Cimex lectularis (em climas de temperatura amena ou moderada) e o Cimex hemipterus (principalmente em climas tropicais). Os percevejos são de cor marrom-avermelhada e não têm asas. Eles variam em tamanho, de 1 a 7 milímetros (de 1/25 até mais de um 1/4 de polegada). Podem viver por vários meses sem se alimentar de sangue.

Os percevejos se movem lentamente, mas se multiplicam rapidamente. Alguns percevejos se multiplicam a milhares dentro de 2 a 3 meses. Eles são atraídos de seus esconderijos pelo calor do corpo e pelo dióxido de carbono que as pessoas produzem. Eles picam qualquer área da pele exposta, geralmente quando as pessoas estão dormindo. Antes de se alimentarem, os percevejos são achatados e de coloração castanho-avermelhada. Portanto depois de uma refeição de sangue, eles ficam menos achatados e mais vermelhos. Uma alimentação é concluída em cinco a dez minutos, após o que os percevejos voltam para seus esconderijos. Os percevejos não são conhecidos por transmitir infecções às pessoas.

Sintomas de infestação por percevejos

As marcas da picada aparecem na pele por volta de algumas horas até dez dias depois da picada. Portanto elas podem ter qualquer dos aspectos a seguir:

Apenas orifícios diminutos;

Manchas planas arroxeadas;

Manchas vermelhas, protuberâncias sólidas salientes ou urticária (vergões), muitas vezes pruriginosas e com um orifício diminuto no centro.;

Bolhas.

Picadas de Percevejos

As picadas são indolores, mas podem causar coceira em algumas pessoas. Elas podem aparecer dispostas em padrões lineares ou podem ser vistas agrupadas. Adultos mais velhos desenvolvem sintomas menos frequentemente do que pessoas mais jovens. Portanto as marcas da picada desaparecem cerca de uma semana depois. Se as pessoas coçarem o local das picadas, elas podem desenvolver uma infecção.

As pessoas podem ficar ansiosas sobre a dificuldade e a despesa de se livrar de uma infestação por percevejos. Elas também podem sofrer de angústia emocional, pois eventualmente não são mais convidadas às casas de outras pessoas ou podem ser rejeitadas por familiares e amigos ou podem isolar-se para evitar espalhar os insetos.

Os médicos baseiam o diagnóstico no aspecto das marcas das picadas, mas o diagnóstico pode ser difícil, pois o aspecto pode variar. No entanto, a maioria das picadas de percevejos é maior que outras picadas (como as de pulgas).

Para confirmar o diagnóstico, os médicos procuram identificar o percevejo.

Como identificar picada de percevejo?

Os percevejos raramente aparecem na superfície. Em vez disso, eles se escondem nos estrados da cama ou nas costuras do colchão.

Como esses insetos têm hábitos noturnos, o ataque geralmente ocorre quando a vítima está dormindo. Ou seja: você só vai perceber que sofreu a picada na manhã seguinte, ou mesmo uma semana depois. Algumas reações às vezes demoram até dez dias para aparecer.

Em geral, é difícil identificar a picada do percevejo. Isso porque as marcas se assemelham a um ataque de pulgas ou de mosquitos. De qualquer modo, podemos listar as seguintes características:

– Picadas múltiplas, que podem estar agrupadas formando uma linha ou um padrão em zigue-zague;

– Manchas planas de coloração arroxeada;

– Manchas vermelhas protuberantes, muitas vezes com urticária ou um ponto escuro no meio;

– Bolhas junto à ferida.

A ação do percevejo costuma acontecer nas áreas mais expostas da pele: rosto, pescoço, braços, mãos e costas. Porém, essas criaturas não têm preferência. Qualquer parte do corpo está valendo.

Tratamento de sintomas

Os médicos administram cremes que contêm corticosteróides, anti-histamínicos tomados por via oral ou ambos para aliviar a coceira e outros sintomas causados pelas picadas.

Os percevejos devem ser exterminados usando métodos físicos e, geralmente, químicos. Os métodos físicos incluem passar aspirador nas áreas infestadas e lavar artigos de vestuário ou roupas de cama e depois secá-los no modo mais quente da secadora. Além disso, os cômodos inteiros devem ser tratados por exterminadores profissionais quando possível. Os profissionais podem aquecer o cômodo até uma temperatura igual ou superior a 50 °C ou podem usar vários inseticidas. Os percevejos e ovos em objetos infestados são destruídos quando congelados a -20 °C (-4 °F) por, pelo menos, 2 horas. No entanto, colocar os itens na maioria dos freezers residenciais normalmente é insuficiente, porque esses freezers não são frios o suficiente.

Picada de percevejo é perigosa?

A boa notícia é que a picada desse inseto não transmite doenças. O máximo de incômodo físico que você pode sentir são a coceira e as manchas na pele.

Ainda assim, os percevejos podem desencadear transtornos psicológicos. Afinal, se você já foi alvo deles no seu quarto, pode temer um novo ataque. Então cada noite será um verdadeiro pesadelo, elevando os níveis de estresse e ansiedade.

Picada de percevejo em bebês

Vale ressaltar que crianças pequenas são mais sensíveis às picadas do percevejo e de outros insetos. Portanto se o bebê tiver predisposição a alergias, pode haver vermelhidão, inchaço e coceira no local.

Nessas horas, o melhor a fazer é consultar o pediatra. O médico poderá receitar a melhor medicação para o tratamento.

Como perceber a presença de percevejos no ambiente

Dificilmente você encontrará percevejos zanzando pelo seu quarto. Portanto os bichos se escondem dentro de camas e estofados, subindo à superfície apenas para sugar o sangue do hospedeiro.

Sendo assim, a maneira mais fácil de identificar infestações é conferindo os seguintes sinais:

– Você sempre acorda com novas picadas de inseto pelo corpo;

– Há manchas de sangue na cama (o que acontece quando um bicho é acidentalmente esmagado após se alimentar);

– Surgem manchas pretas no colchão, resultantes das fezes do percevejo;

– Você encontra cascas na cama, que na verdade são a pele que o inseto deixou para trás porque cresceu;

– O quarto passa a ter um odor desagradável, similar ao mofo.

Cabe acrescentar que os sinais de infestação por pulga são parecidos.

O que fazer se tem percevejo no colchão ou nos estofados?

Notou sinais de percevejo em casa? Pois chegou a hora de agir. Abaixo, listamos as principais medidas para acabar com esse transtorno:

– Passe aspirador de pó nos locais onde esses bichos se alojam: tapetes, camas, sofás, poltronas etc.

– Lave lençóis, cobertores e fronhas com água quente;

– Em seguida, seque as peças em temperatura alta (se você não tiver secadora, encaminhe as roupas de cama a uma lavanderia, ou pelo menos deixe-as penduradas no varal num dia de bastante sol e calor).

Manter o ambiente sempre limpo e não acumular lixo são ações importantes para evitar a proliferação dessa praga, porém a forma mais segura de evitar uma infestação é realizando a dedetização do local.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento.. 

Conte com a gente!

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉