Ligue Agora

(21) 2502-0303

Revoada de cupins

Com o início da primavera, dia 22 de setembro, também se inicia o período da Revoada de Cupins, que dura até o final do verão, e é nesses meses que você deve ficar atento para que uma infestação de cupins não ocorra. 

Nesse período de Revoada, os cupins alados, que são os reprodutores e têm asas, buscam seus parceiros para a reprodução e formação de uma nova colônia. Essa época tem as condições ideais de umidade e temperatura que favorecem todo o ciclo dos cupins, e de outros animais também.Dessa forma, novas colônias poderão ser criadas e a infestação acontece.

Lembrando que você pode conhecer por aleluia ou siriri, mas todos eles são referência ao cupim alado, ou seja, são os reprodutores que têm as asas.

Por que a revoada ocorre?

Porque os cupins deixam a colônia  com o objetivo de acasalar. As revoadas ocorrem na primavera e no verão e são formadas pelos machos e fêmeas reprodutoras. Contudo eles deixam seus respectivos ninhos em busca de um companheiro para iniciar uma nova colônia. Geralmente, é nessas épocas mais úmidas que  milhares de reprodutores se preparam para a revoada.

Sob ação de hormônios sociais específicos dos cupins, as formas aladas são enviadas a compartimentos subterrâneos. Contudo após a entrada o cupinzeiro é fechado por centenas de cupins operários, provocando uma compressão dentro das câmaras de espera. 

Em um determinado momento os cupins que estão trancados dentro do cupinzal começam uma intensa vibração com as asas, provocando um aumento da temperatura interna do cupinzal. Contudo neste momento os cupins  operários abrem a saída e milhares de casais saem em revoada numa gigantesca e efêmera nuvem de insetos. 

Isóptera

Chamados popularmente de cupins, esses insetos da ordem Isóptera, são conhecidos como aleluias, siriri ou sarará em algumas regiões do Brasil. Contudo os isópteros são insetos sociais como as abelhas e formigas. 

Atualmente, existem mais de duas mil espécies de cupins catalogados em todo o planeta. Contudo o traço comum entre as várias espécies é que todas se alimentam de estruturas ricas em celulose encontradas na madeira, papel, telas, tecidos, e gesso. 

As madeiras estão suscetíveis ao ataque de várias espécies de cupins. Contudo quando o ataque é realizado por cupins de madeira seca, o primeiro sinal é aquele pozinho de minúsculos em forma de grãos duros que aparecem no chão próximo aos móveis.

Empresas especializadas em descupinização podem tratar o solo da obra com uma substância que mata ou repele os cupins. Contudo esse tratamento geralmente oferece proteção contra cupins por um período de pelo menos cinco anos. 

Cupim come cimento?

Não. Contudo o inseto pode, porém, excepcionalmente, “abrir caminho” por estruturas menos duras de alvenaria. O pó de cimento deixado para trás criou esse mito.

Cupim come livro ou roupa?

Sim. Contudo há espécies que comem celulose (livros, jornais, papéis, papelão) e até alguns tipos de tecidos.

Quais madeiras mais e menos resistentes em relação aos cupins?

Os cupins podem atacar qualquer tipo de madeira, mas preferem as mais macias, como o pinus e o cedrinho. Contudo algumas madeiras são mais duras ou de árvores que produzem toxinas e são mais resistentes aos cupins, como a imbuia, o jacarandá, o ipê, a peroba-rosa e a sucupira.

Madeira tratada de fábrica resiste a cupins?

Sim. Há vários tipos de tratamentos feitos na madeira. Contudo o ideal é, ao comprar qualquer produto de madeira, certificar-se de que a matéria-prima (as toras de madeira) passaram pelo processo de autoclave, que submete o material a vácuo e pressão para a fixação de produtos químicos anticupins.

Quais são as castas dos cupins e o que cada uma representa?

Rainha/Rei: Possui unicamente função reprodutiva. Contudo é responsável pela continuidade da espécie.

Alados (ou siriris): Formados uma vez por ano para voo nupcial (revoada). Contudo o voo ocorre normalmente entre 17hs e 20hs, no início da primavera.

Soldados: Função de defesa do ninho e proteção dos operários durante a busca de alimentos.

Operários: Responsável pelos serviços da colônia, como: obtenção de alimentos, construção, conservação de ninho, eliminação de indivíduos doentes.

O que os cupins comem?

Os cupins, que são organismos biodeterioradores, utilizam a madeira como alimento e abrigo, e é a característica que a população em geral mais conhece. Mas tem algo que talvez você não saiba, ou não tenha associado.

Essa característica, de utilização da madeira, se dá por sua capacidade de digerir celulose. Contudo é esse o ponto da questão.

Você tem que ficar atento aos derivados da celulose, pois eles também são alvo dos cupins, como: cadernos, livros, blocos de nota, documentos, roupas, acessórios, artigos de decoração entre muitas outras coisas.

Contudo não esqueçamos também que os seus predadores naturais não estão presentes em áreas urbanas e que, com as construções modernas e climatizadas, estes são ambientes perfeitos para a sua sobrevivência, proliferação e manutenção durante todo o ano.

Ciclo de vida dos cupins

Após cerca de 90 dias dos ovos terem sido depositados na câmara nupcial começam a nascer as primeiras larvas.  As larvas vão se transformar em ninfas. Contudo as ninfas vão se diferenciar em soldados, operários e em reprodutores (alados e de reposição). O desenvolvimento dos cupins é incompleto, ou seja não há metamorfose completa. Contudo os indivíduos já nascem com a aparência dos indivíduos adultos, somente com algumas diferenças morfológicas. Por exemplo, os indivíduos larvais nascem com pigmentação e sem brotos alares. Depois de sucessivas eclidises (mudas de exoesqueleto) atingem o estágio de ninfas. Após esta fase serão diferenciados em castas.   

Quais são os tipos de cupins?

Há diversas espécies de cupins, como por exemplo:

  • Cupim arborícola;
  • Cupim de montículo;
  • Cupim de solo;
  • Cupim de madeira seca;
  • Cupim subterrâneo.

Mas devemos ficar atentos a dois tipos principais, o cupim de madeira seca e o cupim subterrâneo. Saiba sobre suas características e como identificá-los abaixo.

Cupim de Madeira Seca

Biologia:

  • Não vivem no solo;
  • Estabelecem suas colônias na madeira e não constroem túneis;
  • Suas colônias são de pequeno tamanho;
  • Os danos são menores, mas com as reinfestações, formam-se inúmeras colônias.

Como identificar:

Restos de fezes são encontrados próximos ao madeiramento.

Cupim Subterrâneo

Biologia:

  • Constroem seus ninhos (do tipo contornado);
  • São constituídos por madeira, saliva e fezes cimentadas;
  • São colônias mais vigorosas e agressivas, com milhões de indivíduos;
  • Podem formar ninhos aéreos, sem contato com o solo, em algumas situações.

Quais são os danos financeiros causados pelos cupins?

  • Fiação elétrica: curto na rede elétrica;
  • Disjuntores: curto-circuito;
  • Parede interna: comprometimento da estrutura;
  • Junta de dilatação: ruptura;
  • Pisos e rodapés: comprometimento do material;
  • Móveis e portas: avariar a estrutura;
  • Livros: danificá-los.

Como detectar se há infestação de cupim em casa?

Ao observar o resíduo deixado pelos insetos. Contudo os cupins deixam um rastro no formato de pó granulado e pequenos furos. Ao bater na madeira, é possível notar que ela está oca quando a infestação já está em um estágio mais avançado. Dependendo do momento da infestação, não é tão simples detectar, portanto, se desconfiar, contrate um especialista.

O que fazer se algum móvel já estiver infestado

Se a infestação já alcançou um nível maior, não há outra solução melhor ou mais barata: contrate uma empresa especializada. Contudo métodos caseiros, como vinagre, óleo de cravo e querosene, não funcionam e podem causar danos à saúde das pessoas.

Quais métodos mais comuns de combate a cupins?

Entre os mais conhecidos no mercado estão venenos (aplicação ou iscas). Retirar a madeira do ambiente é uma boa solução quando a infestação for localizada. No caso de infestações de cupins da espécie subterrânea, é indicado o tratamento não só da madeira, como também do solo, para criar uma camada que impede as infestações.

Veneno de spray funciona?

Esses produtos só vão funcionar se você conseguir atingir casais de cupins que estão procurando um lugar para se instalar na sua casa. Contudo quando a infestação já ocorreu, o veneno só atingirá superfícies da madeira e não destruirá a colônia.

Quais as melhores formas de prevenir a infestação de cupins?

1) Colocar telas nas portas e janelas de casa

2) Escolha madeiras tratadas em autoclave e mais resistentes

3) Use cupinicida preventivo: há produtos específicos no mercado para evitar infestações em forros, estruturas, móveis, esquadrias e pisos

4) Envernize sempre os móveis e outros itens de madeira para oferecer proteção extra contra ataques

5) Não acumule objetos de madeira, como caixas e móveis velhos, nem livros ou papéis em um canto ou quarto da casa

6) Promova a dedetização regular de sua casa

Contrate uma empresa de descupinização

Essa é uma dica de ouro tanto para prevenção quanto para eliminação em casos de já haver infestação. Contratar uma empresa especializada no controle de pragas é de fato a forma mais segura de garantir que você e sua família não serão surpreendidos por cupins e/ou outras pragas.

O serviço de descupinização na Kioto Dedetizadora começa com uma visita técnica sem compromisso e custos para identificação do grau de infestação e realização de orçamento.

Além disso, oferecemos até dois anos de garantia com base nos serviços de descupinização realizados. Todo serviço conta com um Certificado de Assistência Técnica, onde há um detalhamento pertinente ao serviço realizado.

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp abaixo e agende uma visita técnica!

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉