Ligue Agora

(21) 2502-0303

Traças

Vamos ver quantas vezes a história a seguir se repetiu na sua casa.  Você já sabe qual roupa vai usar para ir a um compromisso, mas quando retira a peça do armário descobre que ela está com vários furinhos. Sua roupa foi um banquete para traças. Infelizmente, isso acontece com roupas, documentos, livros e outros bens.

Essas criaturas podem ocasionar perdas materiais importantes. Por isso, muita gente recorre a todo tipo de solução caseira para espantar os insetos. Tem quem encha o armário de cravo-da-índia, enquanto outras pessoas preferem a naftalina.

Já vamos adiantando que os truques populares têm ação limitada. A única maneira de controlar uma infestação grave é com o serviço profissional de desinsetização. O que você também pode fazer é adotar medidas preventivas para diminuir a incidência das invasoras no ambiente.

O que são as traças?

As traças são insetos que não representam riscos à saúde, mas podem causar danos materiais, principalmente em roupas e livros. Há duas espécies que geralmente são encontradas nas residências: a Lepisma saccharina, também conhecida como peixinho-prata, e a Phereoeca Uterella, que na maioria das vezes é vista na forma jovem, grudada na parede e dentro da pupa (casulo). 

A primeira espécie se alimenta de açúcar e de celulose, e, por isso, é bastante comum sua presença ser notada em livros, documentos e álbuns de papel — que ficam com “rastros” do inseto. Já a segunda tem preferência por tecidos de algodão e lã, podendo danificar roupas e cobertores. 

As traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa. 

Para elas, é interessante que tenhamos o que chamamos de “os quatro As”: o Alimento, a Água, o Acesso e o Abrigo. Então, temos que evitar esses quatro tópicos para impedir que elas apareçam. 

Origem

Traça é um nome genérico para duas ordens distintas de animais: Thysanura e Lepidoptera. Resumidamente, a ordem Thysanura inclui a traça-dos-livros. Sua metamorfose não é completa, então as ninfas (bebês) acabam sendo bem similares aos insetos adultos.

A ordem Lepidoptera, por sua vez, abrange os tineídeos, que ficam pendurados na parede dentro de uma casquinha. Esses vivem primeiro em forma de larva e depois se transformam em mariposas quando atingem a maturidade.

Cada uma tem as suas particularidades, mas também pontos em comum, como a preferência por lugares úmidos e escuros e a capacidade de estragar materiais por onde passam.

Há quem recorra a soluções caseiras para tentar conter o avanço desse bichinho, mas a eficácia desses recursos não vale o risco. Na maioria das vezes, o prejuízo com os bens estragados é muito maior do que o valor da prevenção. E, para conter realmente uma infestação, somente o serviço profissional de controle de pragas é a solução.

O que você também pode fazer é adotar medidas preventivas para diminuir a incidência das invasoras no ambiente. Veja as 3 situações que você precisa saber sobre traças e entenda como evitá-las em sua casa.

  1. As traças possuem nomes e formatos muito diferentes

Vamos conhecer alguns dos tipos de traça mais comuns: a traça dos livros, a traça das roupas e a traça de produtos armazenados. Aprenda a identificar cada uma delas.

Traças dos livros (Ordem Thysanura)

Os Thysanura (traças dos livros) estão entre os mais primitivos insetos conhecidos pelo homem. Esta pequena e cosmopolita ordem é representada, até o momento, por 370 espécies identificadas e distribuídas em cinco famílias. Não apresentam asas, são de tamanho pequeno a médio (0,85 a 1,3 cm), corpo alongado, geralmente achatado dorso-ventralmente, com dois ou três filamentos caudais, sendo o aparelho bucal mastigador.

São onívoros, alimentando-se de uma infinidade de produtos como farinhas, papel, capas de livros (papelão), papel de parede, roupas e tecidos entre outros. De hábito noturno, vivem preferencialmente em ambientes escuros e úmidos. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão da praga, levada junto a livros e utensílios domésticos em mudanças.

Habitat

Algumas traças adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano, sendo consideradas importantes pragas domiciliares, como a espécie Lepisma saccharina L. Alimentam-se de todos os tipos de substâncias amiláticas, como amido dos livros, encadernações, papéis, etiquetas, etc. Em residências, alimentam-se de roupas, lençóis e sedas, além de farináceos em geral. Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, para evitar infestações severas e danos significativos.

Os Thysanura, de um modo geral, não têm importância econômica do ponto de vista agrícola. No desenvolvimento biológico dos Thysanura, as fases jovens apresentam-se extremamente semelhantes à fase adulta, diferenciando-se apenas no tamanho e na maturidade sexual (ametabolia). Dependendo da espécie, clima, fonte alimentar, entre muitos outros fatores, os ovos podem eclodir em aproximadamente 10 a 60 dias, nascendo as formas jovens que passam por mudas consecutivas, demorando em média 2 a 3 meses até chegarem a fase adulta, quando o crescimento cessa. As traças adultas podem viver por mais de quatro anos.

A traça dos livros lembra o aspecto de um peixe prateado, denominado na língua inglesa como “silverfish”. A maioria das espécies encontradas em áreas urbanas (residências, comércio, etc.) tem coloração cinza prateada.

A traça de livros, ou traça prateada, é raramente encontrada na natureza, habitando centros urbanos. O inseto não possui asas. Existe há cerca de 300 milhões de anos. Não possuem casulo, já saindo dos ovos com o formato adulto.

Características

Tamanho: Até 13 mm de comprimento

Cor: cinza prateado

Formato: corpo alongado

Nome popular: traça de livros

Reino: Animalia

Ordem: Thysanura

Classe: Insecta

Espécie: Lepisma saccharina

Família: Lepismatidae

Filo: Arthropoda

DIETA: As traças de livros se alimentam de substâncias com excesso de proteínas, amido e açúcar. Alguns objetos consumidos por ela são: colas, encadernação de livros, açúcar, cabelo, sujeira, descamações da pele humana.

HABITAT: Odeiam luz, procuram ambiente com umidade e se escondem em locais como estantes, armários, sofás, rodapés e outros locais que possam ter acesso fácil.

IMPACTO: Destroem livros e documentos. Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. Quando aparecem em bibliotecas, pode ser necessário controle periódico.

PREVENÇÃO: Controlar os pontos de umidade, evitar acúmulo de papéis e entulhos, eliminar buracos e frestas, inspecionar novos documentos/papéis/livros que chegam pois as traças podem se esconder entre as folhas, limpar os papéis periodicamente.

Traças de produtos armazenados (Ordem Lepidóptera)

As traças destacam-se como pragas importantes, pois se desenvolvem em alimentos, destruindo-os e contaminando-os com suas fezes, fragmentos do próprio corpo (escamas de asas, pernas e o próprio inseto morto) e fios de seda característicos. As lagartas de muitas espécies de traças deixam rastros de sua passagem pelos alimentos, através da secreção de fios de seda, semelhantes a “teias”, que servem para a melhor locomoção pelo alimento e proteção quando próximo da pupação. Algum tempo após a pupação, a mariposa adulta (macho ou fêmea) emerge, realiza o acasalamento e segue seu ciclo, colocando ovos, infestando novos alimentos ou reinfestando o próprio substrato de origem.

As pequenas mariposas são de coloração pálida, pouco vistosas, variando de espécie para espécie. O ciclo biológico das traças de produtos armazenados é variado, dependendo da espécie infestante, da temperatura, umidade relativa do ar, alimento, dentre muitos outros fatores. Normalmente os ciclos se completam em tempo relativamente curto, variando entre algumas semanas a poucos meses.

Habitat

São muitas as pragas encontradas em grãos, como milho, trigo e arroz e em diversos produtos armazenados como, frutas e cogumelos secos, farinhas e derivados, cereais matinais, biscoitos, chocolates, entre outros. Os principais gêneros encontrados infestando grãos e produtos armazenados são: Plodia, Ephestia e Cadra.

Preste atenção à despensa e aos armários de mantimentos, especialmente se você tiver um restaurante, supermercado ou armazém. Os bichinhos gostam de farinha, leite em pó, achocolatados, frutas secas, biscoitos e cereais.

Pet shops também devem tomar cuidado. Isso porque a ração de animais domésticos é capaz de atrair traças.

Tamanho: Até 6 mm de comprimento

Cor: cinza prateado

Formato: corpo alongado

Nome popular: traça de grãos

Reino: Animalia

Ordem: Lepidoptera

Classe: Insecta

Espécie: Sitotroga cerealella

Família: Gelechiidae

Filo: Arthropoda

DIETA: As traças retiram seus nutrientes de sementes, grãos ou alimentos prontos para consumo.

HABITAT: Despensas, armários, embalagens de alimentos, lavouras.

IMPACTO: São grandes destruidoras de lavouras e também de alimentos prontos para o consumo, pois após a infestação, contaminam a embalagem inteira.

PREVENÇÃO: Não deixar pacotes abertos ou furados no armário, armazene grãos em potes de vidro, limpe sempre a despensa, inspecione as embalagens antes de levá-las para casa.

Traças das roupas (Ordem Lepidóptera)

As traças das roupas são pequenas mariposas pertencentes à família Tineidae, da Ordem Lepidóptera, sendo o gênero Tinea o de maior importância econômica em áreas urbanas. Diferentemente das traças dos livros, as traças das roupas possuem um desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa, ou seja, dos ovos nascem as lagartas (fase jovem) completamente distintas da fase adulta (mariposa).

Em algumas espécies, as lagartas tecem um pequeno estojo achatado e elíptico para sua proteção. Dentro deste invólucro protetor, a lagarta se desenvolve alimentando-se avidamente de uma infinidade de materiais como tapetes, roupas de lã, tecidos, estofamentos, entre muitos outros. São facilmente identificáveis ao serem vistas deslocando-se pelas paredes ou armários residenciais. A lagarta, após algum tempo, transforma-se em pupa e logo depois em mariposa, fase adulta alada e com capacidade reprodutiva. 

O estágio larva/casulo pode ser considerado o mais preocupante. É nesse período que a praga ataca diversos materiais para comer.

Habitat

Sua nutrição é à base de queratina, encontrada principalmente em tecidos de origem animal. Lã, couro e algodão são algumas opções. Além disso, a traça-das-roupas aproveita sujidades como restos de pelos humanos, penas e poeira acumulada no ambiente.

O local preferido dessas invasoras não poderia ser outro: o guarda-roupas. Lá, elas encontram um verdadeiro banquete feito de camisas, blusas e travesseiros. Depois da refeição, elas migram para frestas nos móveis ou fissuras nas paredes, podendo continuar a transmutação à fase adulta.

O ciclo de vida completo de uma Lepidoptera leva em torno de seis meses. Quando mariposa, ela sobrevive apenas por alguns dias.

Tamanho: Até 16mm de comprimento

Cor: marrom claro, cinza ou branca

Formato: corpo alongado

Nome popular: traça das roupas

Reino: Animalia

Ordem: Lepidoptera

Classe: Insecta

Espécie: Tineola bisselliela

Família: Tineidae

Filo: Arthropoda

DIETA: As traças de roupas se alimentam de roupas de fibra natural ou com tecidos que contenham suor, restos de comida e secreções humanas.

HABITAT: Locais como museus, bibliotecas, tecelagens, armários, entre outros locais que contenham condições favoráveis com temperatura alta, umidade e sujeira.

IMPACTO: As traças de roupa não fazem mal para a saúde humana, mas podem destruir livros, roupas e outros objetos que contenham celulose.

PREVENÇÃO: Não guardar roupas usadas (deixar ventilar ou lavar), limpar frequentemente os armários, não misturar roupas limpas com sujas, evitar acúmulo de poeira e entulhos.

2. A roupa que você acabou de comprar pode ter ovos de traças

Você já entendeu as diferenças entre os principais tipos de traças que vivem na cidade. Ainda assim, fica a seguinte questão: Como esses animais surgem na sua casa?

Existem várias formas deles chegarem: os bichos podem ser carregados para dentro de casa porque vieram num objeto, como uma camisa, um pacote de cereal ou um livro antigo.

Outra explicação está no ar: as mariposas aproveitam uma janela aberta e voam para dentro. Basta colocar alguns ovos e pronto, começa a proliferação!

Os locais úmidos e escuros são os principais esconderijos das traças. Frestas de móveis, rodapés, cantos de parede, caixas, armários e guarnições de portas são os locais preferidos.

3. É nojento, mas relativamente inofensivo

Quando você abre seu armário, pega um pacote de farinha de mandioca, por exemplo, e percebe que o produto não está todo soltinho, mas apresenta algumas teias e partes mais emboladas, pode saber que aquilo ali são os rastros que as traças deixaram, mais precisamente a saliva delas. É bem nojento. Por isso, o ideal é descartar alimentos que apresentam esses sinais e passar a guardar seus mantimentos em potes e vidros herméticos.

Enfim, o que as traças causam são danos materiais – que podem custar muito caro. Em se tratando de saúde humana, as traças são relativamente inofensivas. Não há registro de insetos desse tipo transmitindo doenças a pessoas. O que eles causam, isto sim, é uma tremenda incomodação pelos danos causados às coisas que você gosta e que podem ter um valor sentimental muito maior do que o valor material.

Como evitar traças no ambiente

Agora que você já entende um pouco mais sobre essas devoradoras de objetos, vamos às dicas para impedir uma infestação. Basicamente, deve-se manter a área limpa. Acompanhe os detalhes:

Lave roupas novas antes de guardá-las. Como a mercadoria das lojas às vezes fica armazenada em lugares escuros, pode haver ovos de traça grudados nessas peças.

Evite armazenar roupas sujas. Suor, urina e outras secreções presentes nas fibras favorecem a proliferação de pragas.

Instale telas de proteção nas janelas. Assim, as mariposas ficarão do lado de fora e não conseguirão depositar ovos dentro do prédio.

Mantenha livros, revistas e jornais em prateleiras afastadas da parede, pois a ventilação correta minimiza o contato com a umidade. De preferência, o local também deve ter boa insolação, já que a luz natural afugenta os insetos.

Zele pela limpeza do imóvel, com atenção especial aos cantos escuros e úmidos. Por exemplo, armários embaixo da pia são um esconderijo estratégico para traças.

Limpe as superfícies frequentemente. Você pode utilizar um pano úmido para remover a poeira que fica em estantes, mesas e bancadas de trabalho. Vinagre até pode ser usado, mas o efeito repelente dura pouco tempo.

Utilize aspirador de pó para higienizar quinas de móveis, rodapés, frestas no assoalho e demais pontos que o paninho não alcança. É justamente ali que muitos bichos se alojam.

Aposente o inseticida em spray. Os artigos vendidos em supermercado são ineficazes contra ovos de traças. 

Não acumule papéis e caixas de papelão.

Você pode ainda utilizar  produtos que repelem as traças de roupas, existem diversas soluções caseiras. Algumas delas são naturais (sem produtos químicos) tais como cravos da Índia, óleo de cedro e a pimenta do reino em bolas. Todos esses métodos são preventivos pois afastam porém não matam as traças.

É bom utilizar naftalina nos armários?

A naftalina é utilizada em armários para evitar estragos em roupas de algodão ou lã (ou qualquer outro tipo de fibra natural). Contudo alguns cuidados devem ser tomados para que o uso da naftalina não se torne tóxico para você e sua família.

Nunca retire as bolinhas do saco plástico. Mantenha as naftalinas em embalagem lacrada! Naftalinas no saco plástico são tóxicas apenas para os insetos mas não para os seres humanos. Se você retira a naftalina do saco ela sublima, ou seja, passa do estado sólido para o gasoso liberando gases tóxicos. 

Não colocar naftalinas em roupas de crianças, pessoas alérgicas ou idosos. Deixe as roupas que tiveram contato com a naftalina bem arejadas antes do uso. 

Quais doenças transmitem

Não há registros de transmissão de doenças causadas pelas traças. Entretanto, um ambiente infestado com esses animais pode ser prejudicial a quem tem rinite alérgica, asma brônquica ou outras sensibilidades respiratórias, já que o aposento certamente apresentará mais poeira e sujidades em suspensão no ar. Além disso, sua presença causa uma aparência de descuido e má conservação ao ambiente, sem contar os eventuais prejuízos com roupas, alimentos, livros e outros objetos de uso pessoal.

Como controlar infestação por traça

Veja bem: os cuidados preventivos, como instalar telas e manter as áreas limpas, ajudam bastante no controle das pragas. Porém, se isso ainda não for suficiente para você evitar a presença de traças, conte com ajuda profissional.

O tratamento com pulverização de domissanitários é a única maneira eficiente de eliminar focos de infestação, principalmente em prédios e condomínios. O procedimento ainda cria uma barreira invisível de proteção, impedindo que novas invasoras se instalem no perímetro.

Lembre-se, no entanto, que apenas empresas licenciadas podem administrar essas substâncias com segurança. Por isso, você deve contratar uma imunizadora especializada em desinsetização.

Os profissionais da Kioto realizam uma visita técnica, identificam a origem e o grau da infestação e enviam por e-mail o orçamento. 

Receba nossa equipe em menos de 24 horas! 

Conte com a gente!

Kioto Dedetizadora

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉